Contudo, a grafia do vocábulo sofreu alterações, pois, segundo as novas regras de acentuação do acordo ortográfico, o acento circunflexo não mais deverá ser utilizado em verbos com conjugações da 3ª pessoa do plural terminadas em -eem. Portanto, o correto é leem.
A forma correta de escrita da palavra é leem, sem acento circunflexo. Leem é a forma conjugada do verbo ler na 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo. ... A palavra lêm também está errada.
Você pode usar tem sem acento no singular e tem com acento circunflexo (têm) no plural. Portanto, o verbo ter no plural tem acento!
Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo COM o acento circunflexo (TÊM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do PLURAL: Eles têm.
Quando usar está? A palavra está, com acento agudo, é o verbo estar em sua forma conjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Ou seja: ele/ela/você está. O termo é acentuado, porque a tônica encontra-se na última sílaba.
15 curiosidades que você vai gostar
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Sendo assim, o plural de "cavalo-marinho" é "cavalos-marinhos", o de "guarda-noturno" é "guardas-noturnos", o de "bóia-fria" é "bóias-frias", e assim por diante.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Será que os dois termos estão corretos? O verbo manter pode gerar muitas dúvidas, mas a verdade é que as duas formas de conjugação estão certas. A diferença é que o termo “mantém”, com acento agudo, indica que o verbo está no singular. Já o termo “mantêm”, com acento circunflexo, indica que ele está no plural.
Contudo, a grafia do vocábulo sofreu alterações, pois, segundo as novas regras de acentuação do acordo ortográfico, o acento circunflexo não mais deverá ser utilizado em verbos com conjugações da 3ª pessoa do plural terminadas em -eem. Portanto, o correto é leem.
O verbo ler é um verbo irregular, apresentando alterações nas suas terminações, como, por exemplo, nas conjugações do presente do indicativo (eu leio, ele lê, vós ledes,...) e do presente do subjuntivo (que eu leia, que nós leiamos, que eles leiam,...).
1. Interpretar o que está escrito; proceder à leitura de (ex.: ler um livro; leu uma história ao filho; aprender a ler). 2. Decifrar através do reconhecimento de um determinado código (ex.: ler uma partitura de música; ler um gráfico estatístico).
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Nota: o adjetivo "azul-marinho" não tem plural nem feminino. É invariável.
Cavalos é o plural de cavalo.
cavalos-vapor | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Iremos utilizar a palavra “tem” sempre que formos conjugar o verbo “ter” na 3ª pessoa do singular: Ele ou ela tem. Exemplos: Ela tem uma família enorme. Ele tem um problema sério.
Tô e tou são formas reduzidas da forma verbal estou. Tô é a forma mais utilizada no português do Brasil e tou é a forma mais utilizada no português de Portugal. A supressão da sílaba inicial de uma palavra é um processo comum numa linguagem coloquial.
Significado de Tem
substantivo deverbal Ação de ter; ato de receber ou de passar a possuir alguma coisa: ele tem uma casa; a empresa tem muitos funcionários. [Gramática] A grafia têm, com acento, refere-se à forma plural: eles têm uma casa; as empresas têm muitos funcionários. Etimologia (origem da palavra tem).
O pronome esta indica que a casa está perto da pessoa que fala. "Compro essa casa em sua cidade (aí)". O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo.
Vogais idênticas ê-e separam-se. Veja mais exemplos do palavras con êe . * Segundo as novas regras, não se usa mais o acento nas palavras terminadas em êem e ôo (s).
Para se diferenciar o substantivo “pelo” (aquele, de animal, de ser humano, enfim!) da contração “pelo” (“per + o”), havia acento no primeiro. Porém, com a reforma ortográfica, esse acento diferencial foi extinto junto com a palavra “pêlo“. Agora, ambas são escritas sem acento.
A amazonia cobre quais estados brasileiros?
Qual é a melhor profissão que ganha mais dinheiro?
Quanto custa um hamster no brasil?
Quanto custa um casamento portugal?
Por que as placas tectônicas se movimentam?
Qual quer ou qualquer exemplo?
Com quantas semanas os enjoos acabam?
Como saber se a imagem é real ou virtual?
Quais as vantagens de impermeabilizar um sofá?
O que são bacterias patogenicas?
Qual a diferença entre a tela OLED e LCD?
O que é o erro de quantização?
Quando os cães são envenenados quais os sintomas?