O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação. De acordo com o tipo de criação, as aves atingem a maturidade sexual em idades diferentes. Em criatórios comerciais, que utilizam genética específica para produção de ovos, levam 20 semanas ou cinco meses.
Com qual idade um frango vira galo? Geralmente isso acontece de 6 meses a 8 meses de vida do animal.
“Os espermatozóides do galo são bastante resistentes e sobrevivem até 15 dias dentro da galinha. Nesse período, ela está fértil e os ovos serão sempre galados (podem originar pintinhos)”, diz o veterinário.
Como que eu faço a programação de troca de galo? Segundo informações da Embrapa Suínos e Aves, um galo deve atender no máximo 12 galinhas. Sua troca deve ser feita a cada seis meses, para ele não cruzar com as filhas. O galo deve ser substituído a cada dois anos.
Dentro do ovo, o desenvolvimento do embrião acontece em duas fases: antes e depois da postura da galinha. A fase antes da postura dura cerca de 26 horas. Já a fase pós-postura demora 504 horas, ou seja, 21 dias.
23 curiosidades que você vai gostar
Os pintos vão nascer após 21 dias de choco. Neste dia, o ninho deve ser coberto, evitando que a galinha saia. Somente no dia seguinte, é que se permite que os pintos e a galinha possam andar. O local onde os pintos estiverem deve ser seco e protegido dos ventos, do sol, do frio e de outras galinhas.
Em geral, a postura começa por volta dos 130 a 140 dias, que correspondem de 18 a 20 semanas de idade. A produção vai aumentando rapidamente até o pico de postura, entre as vigésima oitava e trigésima segunda semanas. A partir daí, começa a decair de 5 a 8%, a cada 10 semanas, até o final do ciclo.
A diferença na quantidade produzida vai depender da genética de cada ave. Após botar todos os ovos, a galinha se coloca sobre eles e inicia o choco - fase de incubação realizada pela própria ave no intervalo da parada de produção. Essa etapa demora 21 dias, quando então ocorre o nascimento dos pintinhos.
A consanguinidade entre as galinhas provoca a degeneração da raça, por isso o cruzamento entre aves do mesmo sangue deve ser evitado. ... Uma alternativa para solucionar o problema é adquirir um galo de outra linhagem, para que sejam cruzados sangues diferentes.