Conquistada em virtude do fortalecimento dos Estados Unidos durante a guerra, concomitante ao enfraquecimento relativo das potências europeias. A economia norte-americana se expande internacionalmente. Suas Forças Armadas detêm o monopólio da bomba atômica e disseminam bases pelo mundo.
Grandes vencedores da Segunda Guerra Mundial, os EUA ganharam de imediato protagonismo à escala global através do Plano Marshall e da capacidade de resposta e apoio à reconstrução da Europa e do Japão, para além da sua firme oposição à ereção do Bloco de Leste pró-soviético.
Para os Estados Unidos, o período do pós-Segunda Guerra Mundial foi um de paz e prosperidade. Os norte-americanos usaram o dinheiro que haviam economizado durante a Segunda Guerra Mundial para adquirir bens de consumo que não estavam disponíveis durante o conflito. ... A sociedade norte-americana também estava mudando.
Logo no início do século, houve a Primeira Guerra Mundial, entre 19. Os Estados Unidos estavam neutros e acabaram entrando no conflito ao lado dos que venceram. Sua participação foi crucial para o resultado que teve. Mas foi na Segunda Guerra Mundial que os Estados Unidos se tornou o líder da economia global.
Após 45 anos de hegemonia política e econômica sobre os países da Europa Oriental, a Rússia teve seu poder enfraquecido com a libertação de países de sua área de influência. ... Além da Geórgia, outros conflitos se desenvolveram nos países da CEI, causando intervenções militares por parte da Rússia.
1º Guerra Mundial: a construção da hegemonia norte-americana.
1. O fenômeno político, econômico e militar mais importante na política internacional é a firme disposição dos Estados Unidos de manter sua hegemonia mundial, seu poder de Império, face à ascensão e à competição chinesa.
É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ou simplesmente União Soviética.
Hegemonia dos EUA no pós-guerra A quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque não só iniciou uma profunda depressão econômica internacional que perdurou por toda a década de 1930. Também aprofundou os enormes conflitos interimperialistas, abrindo, assim, os portões para uma nova guerra mundial.
Podemos constatar o deslocamento da hegemonia capitalista dos países europeus para os Estados Unidos, ao longo do século XX, comparando o percentual de investimentos externos de cada potência na figura ao lado. Diversas mudanças, em escala mundial, permitiram que a hegemonia norte-americana fosse se consolidando após a Segunda Guerra Mundial:
Mas, quais foram os motivos da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial? Nosso principal objetivo será esclarecer essa questão.
Na literatura acadêmica, o período é frequentemente e referido como o Crescimento econômico no pós-Segunda Guerra Mundial embora este termo pode referir-se crescimentos muito mais curtos em mercados específicos. Ele também é conhecido como o Longo Boom, embora este termo seja genérico e possa se referir a outros períodos.
Qual a origem da exclusão social?
Qual a origem da drenagem linfática?
Como salvar arquivos do WhatsApp no drive?
Como surgiu a coreografia de Batom de Cereja?
Como começar a fazer realismo?
Como desbloquear plugin no Chrome?
Como se tornar um gênio no xadrez?
Como surgiu a primeira máquina fotográfica?
Como ocorreu a expansão marítima?
Como se aplica o teste palográfico?
Como usar o número de Avogadro?
Como é aplicado o teste Zulliger?
Qual é o conceito de dançaterapia?
Como denunciar uma empresa por negligência?
Como surgiu a brincadeira do ovo na colher?
Como se alimentar apenas de frutas?