A madrugada desta quarta-feira, 26 de maio, será especial. Vai ocorrer o primeiro eclipse lunar de 2021, que também será uma superlua e uma "lua de sangue".
No dia 19 de novembro, numa sexta-feira, ocorrerá o segundo e último eclipse lunar de 2021, sendo o único parcial deste ano. Apesar de ser considerado parcial, ele chegará próximo ao total, pois a lua estará na sua fase cheia, com 97,42% no cone de sombra da Terra, e somente 2,58% na penumbra.
Também devem ocorrer dois eclipses lunares totais em 2022: um entre 15 e 16 de maio, quando a lua ficará vermelha durante a noite, e o outro em 8 de novembro, antes do nascer do Sol. O eclipse de maio será totalmente visível na América do Sul, segundo a Nasa, ao contrário do fenômeno de novembro.
Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno ocorrerá durante uma hora e 43 minutos em seu pico, mais especificamente entre 16h30 e 18h13, no horário de Brasília. O Brasil, no entanto, não acompanhará o evento por todo esse período, já que por aqui o nascer da Lua ocorrerá um pouco depois.
No território brasileiro, fenômeno poderá ser visto apenas em parte, uma vez que ocorrerá próximo do amanhecer. O primeiro eclipse lunar de 2021 ocorrerá no final da madrugada de 26 de maio.
31 curiosidades que você vai gostar
Em 2021, são quatro eclipses, no total. Três deles já aconteceram: Eclipse lunar, em 26 de maio, eclipse solar, em 10 de junho, eclipse lunar, em 19 de novembro.
O último eclipse de 2021 ocorre neste sábado (4), às 4h43 (horário de Brasília), junto com a Lua nova, em sagitário. A partir do céu astrológico desse momento, veja as previsões para o coletivo e como o fenômeno pode reverberar na sua vida.
Às 05h45 de Brasília, mais de 95% do disco lunar estará na sombra e a lua ficará com uma tonalidade avermelhada conforme a atmosfera da Terra desviar os raios vermelhos da luz do sol em seu cone de sombra. Este fenômeno será mais visível durante o pico do eclipse, às 06h03 de Brasília.
O eclipse total se inicia às 7 UTC. Já o pico máximo do eclipse ocorrerá às 4h34 AM no horário do Brasil, ou seja 7:34 UTC. A fase de totalidade poderá ser observada por 1 minuto e 54 segundos e estará ao norte da plataforma de Gelo Filchner-Ronne, na orla do continente Antártico.
Como lidar com birras de crianças de 7 anos?
Como fazer pro vídeo ir pra For You?
O que fazer quando está triste na quarentena?
Quanto custa uma passagem para Praia Grande?
O que fazer para controlar a agressividade?
Como tirar pulga de gato filhote caseiro?
Como tirar a última vez online do Messenger?
Como acabar de vez com as rachaduras dos pés?
Como tirar o queimado de feijão da panela de pressão?
Como tirar relógio duplo Xiaomi?
Como emitir o recibo da declaração do Imposto de Renda?
Como ver minha relação de pássaros?
Como tirar um relatório de banco de hora no ponto secullum 4?
Como se conectar com a realidade desejada?
Como fazer para tirar o relacionamento do Facebook?
O que falar para um filho rebelde?