Dizemos que um alelo é dominante quando ele consegue determinar um fenótipo, mesmo que ocorra em dose simples. Isso significa que o alelo dominante irá expressar-se tanto em homozigose quanto em heterozigose. Alelo dominante é expresso no fenótipo, mesmo em dose simples.
Nos cruzamentos genéticos, as combinações alélicas que traduzem os fenótipos são chamadas de genótipos, e assim, as designações aa, Aa e AA representam os genótipos. Em cruzamentos de heranças monogênicas, nas quais existem relações de dominância , dois genótipos diferentes (Aa e AA) reproduzem fenótipos iguais.
Normalmente o estudo do genótipo é acompanhado do estudo do fenótipo. O fenótipo é o resultado da expressão dos genes; é a manifestação observável de uma característica. O genótipo associado aos fatores epigenéticos e fatores ambientais não herdáveis determinam o fenótipo.
Só com cruzamentos se pode achar o genótipo exacto: realizando um testcross (o cruzamento com um indivíduo de fenótipo abcde), obtiveram-se por hipótese, na F 2, 8 classes fenotípicas, cada uma com a frequência de 12,5%:
O genótipo é a identidade genética do indivíduo, assim sendo, é importante ressaltar que não existem dois indivíduos com genótipos totalmente idênticos para todas as características, salvo aqueles que são gerados por reprodução assexuada.
Como funciona gestão de materiais?
Como funciona a guarda compartilhada 2021?
Como saber se a junta homocinética está ruim?
Quando foi suspenso o contrato de empregada gestante?
Como usar 100% da internet no celular?
Como funciona uma horta hidropônica?
Pode usar manteiga de cacau na comida?
Como devolver mercadoria com defeito AliExpress?
Como ocorre a formação da imagem na ressonância magnética?
Como usar o massageador de rosto da Forever?
Como colocar marcadores no whatsapp?
Como transferir multa para outro condutor online?
Como aplicar a pomada clotrimazol?