Eclipses são um dos fenômenos astronômicos que mais despertam curiosidade. Em 2021, no total, foram prometidos 4 eclipses e três deles já aconteceram: Dois eclipses lunares (26 de maio e 19 de novembro) e um eclipse solar (10 de junho).
O eclipse total começa às 7 UTC. O eclipse máximo ocorrerá às 7:34 UTC (ou seja, às 4h34 AM hora Brasil).
Para os amantes da astronomia, o acontecimento de um eclipse solar total é um dos fenômenos mais aguardados. Em 2021, isto deve acontecer no dia 04 de dezembro. Saiba onde o eclipse será visto.
A Lua Nova e o Eclipse de 4 de dezembro de 2021 serão em Sagitário e ocorrerão às 4h43min (horário de Brasília) e a partir do céu astrológico desse momento se tem o mapa com as previsões para o coletivo que podem reverberar na sua vida.
O eclipse total se inicia às 7 UTC. Já o pico máximo do eclipse ocorrerá às 4h34 AM no horário do Brasil, ou seja 7:34 UTC. A fase de totalidade poderá ser observada por 1 minuto e 54 segundos e estará ao norte da plataforma de Gelo Filchner-Ronne, na orla do continente Antártico.
36 curiosidades que você vai gostar
Eclipse Lunar Total (16)
O eclipse lunar total será visível Nas Américas do Norte e do Sul, Europa, África, e partes da Ásia. E sim, poderemos assistir ao espetáculo aqui no Brasil. O eclipse total durará das 00h30 às 01h54, mas a Lua também será parcialmente eclipsada entre 23:28 e 02:55.
O eclipse lunar parcial poderá ser visto em toda a América do Norte, e em grande parte da América do Sul (inclusive Brasil), Polinésia, leste da Austrália e nordeste da Ásia. O fenômeno terá início por volta das 4h19, no horário de Brasília, e uma duração de pouco mais de três horas.
A transmissão começa às 3h30 (horário de Brasília), coincidindo com o início do eclipse solar total. O fenômeno chega a seu ápice às 4h44 e termina às 5h37. Durante um eclipse solar total, o Sol, a Lua e a Terra se alinham de forma que o Sol é bloqueado quando visto de dentro da sombra da Lua na Terra.
O eclipse lunar de 16 de maio de 2022 será um eclipse lunar total, o primeiro de dois eclipses lunares totais do ano.
De acordo com o horário internacional, UTC, e cálculos de engenheiros da NASA, o próximo eclipse lunar será 16 de Maio de 2022 e o próximo eclipse solar será 30 de Abril de 2022. As seguintes datas podem variar em torno de um dia devido ao fuso horário de cada país.
Eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos vai ser visto do Brasil: saiba onde e quando observar - 17/11/2021 - Ciência - Folha.
Neste sábado (4), acontecerá o último eclipse solar do ano, mas a olho nu, o único lugar onde este eclipse solar total pode ser visto é na Antártica. Um eclipse solar acontece quando a Lua se move entre o Sol e a Terra, lançando uma sombra na Terra, bloqueando total ou parcialmente a luz do Sol em algumas áreas.
O fenômeno está previsto para começar por volta das 4h, no horário de Brasília, e terá uma duração média de uma hora.
Publicado em 18/11/2021 - 11:03 Por Adrielen Alves - Jornalista da EBC - Brasília. Um eclipse parcial da Lua poderá ser observado na madrugada desta sexta-feira (19). É também chamado de eclipse de microlua, quando o satélite está no ponto mais afastado da órbita ao redor da Terra.
Também devem ocorrer dois eclipses lunares totais em 2022: um entre 15 e 16 de maio, quando a lua ficará vermelha durante a noite, e o outro em 8 de novembro, antes do nascer do Sol. O eclipse de maio será totalmente visível na América do Sul, segundo a Nasa, ao contrário do fenômeno de novembro.
São quatro eclipses em 2022: dois eclipses solar e dois lunares. O eixo astrológico dos fenômenos neste ano será Touro-Escorpião.
A próxima (e última) “Superlua” de 2021 deve aparecer no dia 24 de junho. Já a “Lua de Sangue” vai demorar um pouco mais, podendo ser novamente vista apenas em 16 de maio de 2022.
A Lua entrará na sombra externa da Terra às 3h02 e o ponto máximo do eclipse deve ocorrer às 6h02. Entretanto, nesse horário, a Lua estará abaixo do horizonte, desta forma, será possível fazer a observação por volta das 4h18, quando o satélite começará a ficar com uma cor mais escura.
Dependendo de sua localização, você poderá ter um vislumbre de parte do eclipse da super lua de 26 de maio de 2021. O eclipse total no Brasil começará às 6h47 do horário de Brasília e deve durar 14 minutos.
A oportunidade é singular, já que, depois do dia 4, o próximo eclipse solar total acontece apenas no dia 20 de abril de 2023.
Na lua cheia, a Lua encontra-se inteiramente visível e iluminada pela luz solar. É o momento em que Sol e Lua estão de lados opostos, a 180º. Nesse período, a Lua nasce aproximadamente às 18h e se põe às 6h do próximo dia.
Calendário astronômico de maio
26 de maio: teremos a maior “superlua” do ano, conhecida nos EUA como “Lua das Flores” (Flower Moon) surgindo no horizonte a leste a partir das 18h20. No mesmo dia teremos um eclipse total da Lua, que infelizmente na maior parte do Brasil será visto apenas parcialmente.
As chances de visualização devem ser maiores em alguns estados da região Nordeste e no Rio Grande do Sul. A Climatempo alerta ainda que uma parte do Brasil não poderá contemplar o máximo do eclipse, já que a Lua vai se pôr antes deste momento. ... A Lua deve começar a ser tomada por uma sombra perto das 3h da madrugada.
Horário do Eclipse Lunar de novembro de 2021
O evento começará por volta das 4 horas e 19 minutos (horário de Brasília). O pico do eclipse para os brasileiros assistires será às 6 horas da manhã.
O que é dispensa de proclamas?
O que quer dizer DD no Instagram?
Como mensurar a qualidade da água?
Quanto tempo demora para o Gelol fazer efeito?
Que significa termorregulação?
Como responder mensagem no Story?
A partir de quanto tempo se paga indemenização por despedimento?
Quantas aulas práticas de direção posso fazer por dia?
Quais comandos exibem a arquitetura do kernel Linux?
O que significa acordar entre 3 e 4 horas da manhã?
Como devo tomar prednisona 20mg?
Qual é o significado da Pedra do Sol?
Quanto vale um dente de tubarão?
Quais são os tipos de RNA produzidos dentro das mitocôndrias?
Quem são os legitimados temáticos e universais Qual é a diferença?
Qual a importância das ferramentas de qualidade na implementação da certificação ISO?