Evitar alimentos gordurosos. Evitar o tabagismo e moderar o consumo de álcool. Procurar se afastar de situações conflitantes ou que envolvam estresse diário.
Mais importante do que o diagnóstico do indivíduo com hipertensão é a avaliação os seus riscos. Em nível de saúde pública, além de todos os critérios de avaliação, as Unidades Básicas devem disponibilizar de local apropriado para receber os pacientes com hipertensão.
Veja os principais cuidados.Diminua o sal. ... Evite alimentos processados. ... Busque um ritmo leve e contínuo. ... Mantenha-se hidratado. ... Não consuma bebidas alcoólicas. ... Tenha cuidado com o estresse. ... Mantenha os exames em dia.
*Os pacientes devem estar sentados e calmos por pelo menos 5 minutos antes da aferição. *Os pacientes devem abster-se de fazer esforço físico, fumar ou ingerir cafeína durante os 30 minutos que precedem a medição. *Não se deve medir a pressão arterial se o paciente estiver com vontade de urinar.
Certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia; não praticou exercícios físicos há 60-90 minutos; não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentos, ou fumou até 30 minutos antes; e não está com as pernas cruzadas.
40 curiosidades que você vai gostar
Os cuidados de enfermagem com o paciente de AVC continuam na fase de internação. Nessa etapa, a sistematização da assistência é fundamental. As escalas de avaliação neurológica e de déficits motores e sensoriais auxiliam a identificação do local do AVC.
Você orienta corretamente seu paciente hipertenso?Alimentar-se de forma saudável (ver item Sobrepeso);Evitar o consumo excessivo de álcool e café;Evitar atividades estressantes e não se ocupar com as preocupações do emprego quando estiver longe dele;
O enfermeiro, como integrante da equipe de saúde, assume a corresponsabilidade das ações do cuidado para a promoção da saúde e pre- venção de riscos e agravos dessa doença, como no controle e acompanhamento do portador de HAS.
Conclusão: o enfermeiro exerce papel importante dentro do contexto da hipertensão arterial, abrangendo aspectos que vão desde a participação em programa de detecção precoce, até o desenvolvimento de estratégias para garantir adesão ao tratamento.