Exemplos de que como conjunção integrante
Conjunções Integrantes São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. Exemplos: As conjunções são: que e se.
Conjunção integrante
Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões). Aquele é o livro com que trabalho. ... O pronome relativo quanto, quantos e quantas são pronomes relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, todos ou todas.
Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável que tem por função ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. Comprou pera e mamão.
Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. ... Por tal razão é que ele se classifica como um pronome relativo, haja vista que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.
Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. ... Por tal razão é que ele se classifica como um pronome relativo, haja vista que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva.
⇒ Integrantes: são as conjunções presentes nas orações subordinadas substantivas, ou seja, que possuem a função do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração): que e se.
A oração subordinada integrante inicia-se por que ou se. Também se chama completiva porque completa o sentido da oração subordinante, sem a qual o seu sentido ficaria incompleto. Exemplo: «Disse-te que viesses cedo». ... Neste frase complexa, a oração subordinante é «Não basta a tua vontade».
5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.
Exemplos de que como conjunção integrante É essencial que você tenha uma alimentação saudável. Eu só desejo uma coisa: que eu consiga terminar meu doutorado.
Conjunções integrantes. Características das conjunções integrantes Ouvir: Conjunções integrantes. Características das conjunções integrantes As muitas ocorrências linguísticas, todas elas prescritas pela gramática normativa, fazem com que acreditemos ser a língua portuguesa um tanto quanto complexa.
Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. Vejamos, pois, este outro exemplo: Os alunos, que obtiveram boas notas, estão de férias. Notamos que a palavra “que”, desta vez, cumpre um importante papel: o de substituir o substantivo “alunos”.
Além das conjunções integrantes, que introduzem orações substantivas, existem outras conjunções subordinativas, como as conjunções adverbiais, que introduzem orações adverbiais. Veja também: Conjunções subordinativas. Este conteúdo foi útil? Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais? Como podemos melhorar?
Como identificar doença no milho?
Qual foi a maior inflação no Brasil?
Como funciona plano de saúde particular?
Como os bebês demonstram seu amor?
Como calcular juros e multa do Simples Nacional?
Quais são as formas que a informação é armazenada?
Quantos litros tem o tanque do Onix 2012?
Qual a função de um roteirista de teatro?
Para que serve a função amaciante na máquina de lavar?
Pode pegar rodovia com moto elétrica?
Como escrever um número em milhões?
Quando o aposentado morre posso receber até quando?
Qual é o certo é eu ou sou eu?
Qual o preço de uma infiltração no joelho?
Qual a coisa mais triste do mundo?
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com melanoma metastático?