A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
O objetivo primeiro do conhecimento histórico é a compreensão dos processos e dos sujeitos históricos e o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços.
O conhecimento histórico é registrado, como vimos anteriormente, pelo historiador. O trabalho do historiador é interpretar os fatos históricos ou as experiências humanas com a ajuda dos registros e vestígios que foram deixados por um povo em um determinado local e tempo.
O estabelecimento de relações entre o passado e o presente não é apenas uma pretensão das seqüências didáticas, ele está presente, mais ou menos visível, em toda fala sobre fatos do passado, em toda relação estabelecida entre os fatos. Essas relações podem ser de permanência ou de mudança, entre diferentes tempos.
A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. Procura perceber o modo como às pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a história estuda o tempo passado e também o presente.
O objeto de estudo da História é o contexto histórico, marcado pelas ações de sujeitos históricos os quais se relacionam entre si e com a sociedade. O conhecimento histórico irá analisar, portanto, o tempo, o espaço e as relações que ocorrem em determinado recorte do processo histórico.
O Ensino de História nos Anos Iniciais possibilita as crianças o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, fazendo com que estes tenham sua própria maneira de pensar, sua forma de olhar o mundo que o cerca e dar suas opiniões a respeito dos acontecimentos.
Portanto, o objetivo central da história deixa de ser o estudo do passado para ser o estudo da relação entre o presente e o passado, nas suas relações de continuidades e mudanças. ... O passado torna-se passado quando estabelece com ele relações de mudanças.
É que se não tivéssemos conhecimento do passado, do que passou há pouco tempo ou do que aconteceu há muito, muito tempo, não seria possível entender lá muito bem o presente, isto é, os tempos actuais.
A História busca dar sentido às questões do nosso tempo. A História é uma área do conhecimento humano preocupado com a compreensão do passado. ... O historiador vai até o passado com um conjunto limitado de perguntas e documentos que o permitem fazer “apenas” uma forma de compreender um determinado período de tempo.
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A DESCONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA NO SINGULAR 37 *Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, CNPQ, Bolsa Produtividade Pesquisa.
A História serve para o Autoconhecimento Humano. Como assim? É que se não tivéssemos conhecimento do passado, do que passou há pouco tempo ou do que aconteceu há muito, muito tempo, não seria possível entender lá muito bem o presente, isto é, os tempos actuais.
Para haver ciência – e a História é uma ciência – tem que haver alguém que faça esse estudo, o cientista. Ora este é um Homem, um ser humano. Até aqui tudo bem, portanto!
Sim, porque a verdadeira essência da ciência histórica é o social e o humano, interligados, evidentemente. Senão vejamos! Para haver ciência – e a História é uma ciência – tem que haver alguém que faça esse estudo, o cientista.
Quanto tempo demora para começar a sonhar?
Qual adubo ideal para o alecrim?
Para que é indicado Dramin B6?
Qual a diferença entre biodiesel e diesel renovável?
Quando foi lançado o windows xp?
Como criar uma árvore genealógica no Excel?
O que significa devagar se vai ao longe?
Quando a luz do óleo acende mas tem óleo?
Quais os tempos do subjuntivo?
A que igualdade o autor se refere?
Quais os alimentos ricos em ácido fólico?
O que é escassez de fatores de produção?