A pesquisa constatou que as redes sociais são mais viciantes que o cigarro e o álcool e, entre elas, o Instagram é a que mais prejudica as pessoas, afetando a autoestima, a autoimagem, o sono e causando vários outros malefícios. Não chega a ser tão surpreendente.
Os efeitos nocivos das redes sociais Segundo pesquisa da FGV – Fundação Getúlio Vargas – 41% dos jovens dizem se sentir tristes, depressivos ou ansiosos em contato com as redes sociais. Esse número é quase a metade, o que acende um sinal de alerta muito grande.
Instagram é a rede mais prejudicial à saúde mental do usuário, diz estudo. Com mais de um bilhão de contas cadastradas, o Instagram é uma das principais redes sociais do mundo e a mais prejudicial à saúde mental dos usuários, de acordo com o estudo da instituição Royal Society For Public Health.
O uso excessivo das redes amplifica emoções de caráter negativo, as quais podem afetar o seu bem-estar emocional e agravar sintomas da depressão, estresse e ansiedade.
A resposta é que as redes sociais são desenhadas para jogar com nossa vulnerabilidade (como conta o filme, e assim ganham dinheiro) e nos viciam porque todas elas atendem a uma das necessidades básicas do ser humano, o de desenvolver um senso de pertencimento (como explicam os psicólogos).
Entre as meninas, o efeito Instagram foi ainda mais devastador: nove em cada 10 se sentem infelizes com seus corpos e pensam em mudar a própria aparência, cogitando, inclusive, procedimentos cirúrgicos. O Snapchat também não foi tão animador.
O Instagram, por exemplo, teve um efeito positivo em termos de autoexpressão e autoidentidade, segundo a pesquisa. Cerca de 90% dos jovens usam redes sociais - mais do que qualquer outra faixa etária -, o que os torna especialmente vulneráveis a seus efeitos, apesar de não estar exatamente claro quais seriam estes no momento.
Instagram, em contrapartida, recebeu mais da metade das avaliações negativas. Sete em cada 10 voluntários disseram que o app fez com que eles se sentissem pior em relação à própria autoimagem.
E, dentre elas, o Instagram foi avaliado como a mais prejudicial à mente dos jovens. Os resultados mostram que 90% das pessoas entre 14 e 24 anos usam redes sociais – mais do que qualquer outro grupo etário, o que os torna ainda mais vulneráveis a seus efeitos colaterais.
Qual o produto que uso para combater fungos da plantacao de alfaces?
O que não se mede não se pode melhorar?
Qual é melhor Cambridge ou Harvard?
Qual o foco principal da Higiene Ocupacional?
Quais são os principais fatores de sucesso de um projeto?
Como circula a corrente alternada?
Tem veneno no espinho do baiacu?
Qual a importância da linguagem corporal na arte?
Como ganhar uma passagem de graça para o exterior?
O que é habilidade visuo espacial?
O que significa Eliabe em português?
Qual a taxa de juros da Midway?
Qual era a expectativa de vida estimada para o brasileiro no ano de 2015?
Qual a diferença de brilho e contraste?