Disse Jesus: "Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita". Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles.
O capítulo 13, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, fala sobre a importância de ajudar o próximo sem querer nada em troca. Allan Kardec, apresenta a seguinte frase: “Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa direita”.
Na Bíblia, estar do lado direito "é ser identificado como estando num lugar especial de honra". Quando o próprio Jesus fala de "Ovelhas e Bodes", ele coloca as ovelhas à direita e os bodes à esquerda.
Na Bíblia, a direita é o local onde se encontra a retidão e o paraíso, a esquerda é o lugar dos condenados e do Inferno.
A mão esquerda de Deus jamais é mencionada. Está ligada ao castigo, à infelicidade, enquanto que a direita é sinal de bênção.
40 curiosidades que você vai gostar
Ela consiste em ter benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas. A beneficência, ligada totalmente a caridade, consiste em entender que nem todos que não pensam como nós estão errados.
Já a caridade moral, entendida por Jesus, está descrita em O Livro dos Espíritos, questão 886, como “benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas”.
Fazer o bem não consiste somente em ser caridoso, mas em ser útil, na medida do possível, toda vez que o auxílio se fizer necessário.” KARDEC, Allan. O livro dos espíritos.
Conforme Gil: “Para Kardec, o mal nada mais é do que a ignorância do bem. E o grau de responsabilidade varia de acordo com o conhecimento. Assim, em si mesmo, o mal não existe”.
Vivenciar o Bem equivale a dizer, viver e reviver os ensinamentos de Jesus, relembrados pela Doutrina Espírita, num exercício incansável e diário, já que, diante da renovação a que o ser humano se propõe, surgem limitações inerentes ao espírito em evolução.
Por que, no mundo, tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons? “Por fraqueza destes. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão.”
Significado de Caridade
Tendência natural para auxiliar alguém que esteja numa situação desfavorável; benevolência, piedade. Expressão de bondade; compaixão: cedeu-lhe a vaga por caridade. Etimologia (origem da palavra caridade).
Dar comida a uma pessoa com fome, doar roupas, ajudar a um estranho, ajudar sem esperar nada em troca, servir aos demais e Esses são apenas alguns exemplos do que se pode alcançar compartilhando a virtude da caridade com a sua família.
Em resumo, a caridade “Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições dos outros, perdão das ofensas”, sintetiza todos os deveres do homem para com o próximo, pois dá conta de todos os aspectos da interação do homem com o seu próximo.
A esmola, meus amigos, algumas vezes é útil, porqu alivia os pobres. Mas é quase sempre humilhante, tanto para o que dá, quanto para o que a dá quanto para o que a recebe. A caridade, pelo contrário, liga o benfeitor e o beneficiário, e além disso se disfarça de tantas maneiras! ... Eis uma das formas da caridade.
Indulgência é o sentimento fraternal que necessitamos cultivar para com os nossos irmãos, evitando censurar, criticar, fazer observações chocantes e falar mal de quem quer que seja.
mandamento, o “Amor ao Próximo”, a virtude suprema.
O que é caridade? A caridade é uma forma de expressão fraternal e espiritual. A base dela é a compaixão com nossos irmãos. Somos contagiados a viver uma vida de troca e amor com o próximo.
A doutrina nos ensina que a caridade pode ser exercida de várias formas. Por exemplo, com apoio moral, ajuda espiritual, etc. E a obra Evangelho Segundo o Espiritismo nos apresenta dois tipos de caridade: a moral e a espiritual.
São sete: instruir aconselhar, consolar, confortar, perdoar, suportar com paciência e rezar por vivos e mortos.
A caridade é uma das chaves da evolução, do aperfeiçoamento, já que, por meio dela podemos ajudar o próximo, aprendemos a dividir para saber usar e preservar. Podemos também ampliar nossas ações no benefício coletivo e não mais em favor da satisfação pessoal, aprendemos a nos colocar no lugar do próximo, etc.
A caridade tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a prática e a difusão da solidariedade para ajudar os menos favorecidos e desenvolver o bom entendimento entre todos os seres humanos. Por sua vez, a amizade engloba o afeto, a lealdade e a proteção entre os indivíduos.
A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores. Ela nos manda ser indulgentes, porque temos necessidade de indulgência, e nos proíbe humilhar o infortúnio, ao contrário do que comumente se pratica.
– Por que as pessoas boas sofrem tanto, enquanto as más parecem prosperar? Por que estão agindo no meio delas, no ambiente que dominam perfeitamente. Sabemos que o mal ainda predomina na Terra, então é de se esperar que o mal se sobressaia, prepondere e prevaleça sobre o bem.
Significado de maldade: Fazer o mal, crueldade, ação de quem pratica o mal.
Como funciona a amostra grátis do Kindle?
Como usar aerolin corretamente?
Por que os cachorros gostam do barulho do brinquedo?
O que é aplicação automática do Itaú?
Como colocar um botão no Wordpress?
Como funciona aposta basquete?
Como é o funcionamento de barco a vapor?
Como funcionam as barras paralelas?
Como é feita uma prova online?
O que é um banco de dados não relacional?