“Em salas ou halls, por exemplo, você pode apoiar um quadro maior sobre o aparador, dois porta-retratos e um outros dois pendurados na parede”, complementa a especialista, dizendo que é importante que os quadros “conversem entre si”, ou seja, que tenham algo em comum, seja o tamanho, as cores, o estilo ou a temática.
Quadros para sala: 60 dicas para decorar o ambiente
Uma das formas mais fáceis de combinar quadros na mesma parede é criando unidade entre as molduras, quer seja nas cores, nos tons ou até mesmo no estilo. Outra opção interessante é apostar na unidade entre as imagens.
* Para harmonizar bem com o ambiente, as cores escolhidas do quadro devem estar presentes em algum móvel ou objeto de decoração. Pode ser uma cortina, uma almofada, um tapete… O tom da moldura deve acompanhar alguma das cores que estejam presentes no local.
Para decorar uma sala pequena com quadros você precisa escolher uma parede, mas não é qualquer parede e não é simplesmente colocar os quadrinhos. Você pode usar uma cor diferente nessa parede, azul, verde, vermelho, até mesmo preto.
Porém, combinar não significa que não pode ousar ou apostar em contraste. Mesmo contrastando, ainda é uma combinação, só não é tão óbvia. Mas, sim, a maneira mais fácil de selecionar as suas molduras para quadros é combinando-as com o estilo, as cores e até mesmo o tema das obras que vão “vestir”.
O ideal é que tenha tons neutros (branco, preto ou cinza) para não “brigar” com a imagem, porém, se você estiver buscando ume estilo mais moderno, ele pode vir com cores mais fortes sem problema. No final das contas, essa é a regra mais importante.
Para pendurar as molduras, a dica de ouro é colocar em evidência, ou seja, centralizar, o quadro mais importante ou mais "diferente" e dispor ao redor dele os demais. De forma geral, o recomendado é que a moldura que estará em evidência tenha seu centro a 1,70 m de altura em relação ao chão.
Dessa forma, o quadro que você vai escolher deve ter um tamanho aproximado à ⅔ ou ¾ do comprimento dos móveis, evitando que fique grande ou pequeno demais. O espaço entre móvel e o quadro deve ser de, pelo menos, 20 centímetros de altura.
Confira a seguir algumas dicas de como escolher quadros para sala de estar:
Você pode colocar vários em uma parede, pode colocar apenas um ou dois, tudo vai depender do seu gosto. Se você já ampliou o espaço de sua sala de estar colocando cortina de vidro na sacada, poderá também colocar quadros pequenos para sala neste ambiente e deixá-lo bem aconchegante.
Imagem 5 – Quadros para sala: composição de quadros em P&B. Esse tipo de composição é ideal para quem procura neutralidade, sem tirar a personalidade que o ambiente precisa. Imagem 6 – Harmonia de cores na medida certa! O azul turquesa foi o grande destaque desta sala.
Por isso os quadros para sala fazem um papel importante na etapa final de uma obra de interiores. É muito comum utilizar a técnica de composição de quadros, onde os itens são posicionados na parede para formar um único plano. Para fazer esse tipo de instalação é preciso seguir algumas dicas, como:
Existem tantos tipos de quadros para sala pequena que dá até para ficar na dúvida. Tem os mais divertidos, os com frases inspiradoras, os românticos, os de geeks e muitos outros. Não existe o quadro ideal para sala pequena, tudo vai depender de como você vai posicioná-lo. Confira algumas dicas de como decorar sala pequena com quadros:
Qual o remédio caseiro para dor nas articulações?
Como mudar a saída de áudio do celular?
Qual é a função de um gestor financeiro?
Quanto custa um sistema de dessalinização?
Como referências vários autores?
Como são caracterizados os povos indígenas no Brasil antes da colonização *?
O que é o processo no processo civil?
Qual é o demônio da paralisia do sono?
Como representar letras em código binário?
Como funciona o barômetro Digital?
Quantas assinaturas são necessárias na ECD?
Qual a diferença de escalpe e Jelco?
Quais as características físicas do gato?
Quantas sílabas a palavra ela?
Quais são as funções de um comprador?