Os espongiários – ou poríferos – são animais encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desde regiões polares a regiões tropicais.
a) As esponjas são animais aquáticos, predominantemente marinhos, mas também encontradas em ambientes de água doce. As esponjas são chamadas de poríferos por apresentarem grande número de poros na superfície de seus corpos, que comunicam o ambiente externo com a cavidade interna (átrio).
Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.
Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.
Desta corrente de água elas retiram seu alimento e oxigênio, e nela liberam seus excretas e gametas. As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.
19 curiosidades que você vai gostar
As esponjas possuem uma grande importância ecológica, econômica, social, histórica e cultural. Na ecológica são valiosíssimas ao filtrar a água retirando matéria orgânica pra se alimentar, servem de alimentos para outros animais, relacionam-se com microorganismos, servem de bioindicador.
Importância econômica dos poríferos
Os poríferos são animais de grande valor comercial. Algumas esponjas, por exemplo, produzem compostos que apresentam potencial antibacteriano e anti-inflamatório. ... Hoje, no entanto, utilizam-se esponjas sintéticas.
Para mais evidências da estreita relação entre coanoflagelados e os animais, vemos que existem células especializadas em esponjas chamadas coanócitos (“células coladas”) que têm grande semelhança com coanoflagelados. Choanócitos também podem ser encontrados em nematóides.
Espongócitos são as células responsáveis pela secreção da espongina (fibras semelhantes ao colágeno), que formam o "esqueleto" do animal. Miócitos são pinacócitos modificados, que controlam o tamanho do ósculo, a abertura dos poros e, consequentemente, o fluxo de água dentro da esponja.
As esponjas apresentam dois tipos de esqueletos: o esqueleto mineral (espículas calcáreas e silicosas) e o esqueleto orgânico (rede de fibras de espongina, uma escleroproteína).
Cnidários (Filo Cnidaria) são animais predadores diblásticos, sendo formados por dois tecidos embrionários, ecto e endoderme. Em sua maioria, são animais de ambientes marinhos que vivem em águas rasas tropicais, mas existem alguns que vivem em águas doces.
Poríferos (Filo Porifera) são invertebrados que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Como o nome do filo indica, eles apresentam um corpo repleto de poros, por onde a água entra no corpo do animal.
Chamados anteriormente de celenterados, os cnidários englobam mais de 11000 espécies, como os corais, anêmonas-do-mar e águas-vivas. São encontrados da Linha do Equador aos polos, sendo abundantes nas águas tropicais. Podem ser encontrados vivendo de forma solitária ou formando colônias.
Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.
A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.
PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.
O esqueleto das esponjas é interno e composto por espículas calcárias ou silicosas. Pode ainda ser orgânico, formado por fibras de colágenos, denominadas de esponginas. As esponjas não apresentam sistema nervoso e tecidos.
Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.
Os poríferos são animais que apresentam o corpo revestido externamente por uma camada de células achatadas – os pinacócitos. O corpo do animal possui uma cavidade – espongiocele – revestida por células flageladas, os coanócitos, responsáveis pela captura de alimentos e pela digestão do material englobado.
A organização leuconóide é a mais complexa dentre os tipos estruturais e permite um aumento no tamanho da esponja. A maioria das leuconóides forma grandes massas com óculos numerosos.
Tipos de esponjas
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo. O tipo ascon é o mias simples. A parede é fina e possui poros inalantes que se abrem diretamente na espongiocela. Esta é revestida por coanócitos.
Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas - matriz amarelada ou cianobactérias - matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.
Além da importância ecológica, os insetos possuem importância econômica, sendo usados pelo homem para a produção de vários produtos. As abelhas, por exemplo, são criadas (apicultura) para a produção de mel, cera, própolis e geleia real, produtos cuja venda é altamente lucrativa.
Poríferos e tunicados, em especial, são fontes potenciais de compostos bioativos. O pesquisador acentua que “esses grupos também têm importância estrutural em diversos ecossistemas e são uma das prioridades globais no estudo da biodiversidade marinha”.
A Função Esponja ou Construção Esponja (do inglês, Sponge Function or Sponje Construction) é uma função de mapeamento que recebe como entrada dados de comprimento variável e gera como saída uma mensagem também de comprimento variável, essa função baseia-se em uma permutação (ou transformação) de comprimento fixo e em ...
Como se diz moda infantil em inglês?
Como faço para imprimir frente e verso na impressora Canon?
Como recuperar senha de administrador do Windows 7 sem CD?
Como recuperar conta do Google Classroom?
Como imprimir frente e verso no celular?
Como recuperar a conta deletada do Amino?
Como recuperar conta do Snapchat que foi excluída?
Tem como recuperar a foto do perfil do Instagram?
Como recuperar senha do gov br pelo internet banking?
Como sacar auxílio pelo PicPay?
Como saber se o amigo virtual é confiável?
Quando o tapete começa a esfarelar o que fazer?
Como recuperar arquivos deletados de uma partição?
Como fazer troca sem a nota fiscal?
Como recuperar a senha na Prefeitura de SP?
Como recuperar minha senha da Unimed?
Como imprimir em folha timbrada?
Como recuperar a senha do Hotmail passo a passo?