Publicado em 14/04/2021 - 16:15 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro. Quase 40 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet em 2019. O número representa 21,7% da população com idade acima de 10 anos e faz parte da Pnad Contínua, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE.
IBGE: 40 milhões de brasileiros não têm acesso à Internet - Abranet - Associação Brasileira de Internet.
19% dos brasileiros não têm acesso à internet; número de usuários cresceu.
Publicado em 14/04/2021 - 13:59 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro. O percentual de domicílios brasileiros que usam a internet subiu de 79,1% para 82,7%, de 2018 para 2019, o que representa alta de 3,6 pontos percentuais (p.p.).
A pesquisa Pnad TIC 2019, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que foram 39,8 milhões de brasileiros de 10 anos ou mais de idade que não utilizaram a internet em 2019, a grande maioria — 35,6 milhões, ou 89,3% — de não estudantes.
32 curiosidades que você vai gostar
Cerca de 800 milhões de pessoas passaram a usar a internet durante a pandemia. Mais de um terço da população mundial, ou seja, 2,9 bilhões de pessoas, não tem conexão com a internet, embora a pandemia tenha demonstrado a importância crucial da rede para continuar trabalhando ou estudando, de acordo com a ONU.
Os avanços são positivos, mas o levantamento aponta que pobreza e falta de escolaridade são entraves à democratização do acesso à internet. De acordo com a pesquisa do IBGE, o acesso à rede mundial de computadores cresce conforme aumenta o grau de escolaridade e de renda.
A TIC Domicílios 2020, pesquisa que estuda o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas residências brasileiras, apontou que há cerca de 152 milhões de usuários de internet no Brasil, o que corresponde a 81% da população acima de 10 anos de idade do país.
Cerca de 4,9 bilhões de pessoas usaram a internet este ano. São quase 800 milhões de pessoas a mais do que antes da pandemia, embora centenas de milhões precisem compartilhar seus dispositivos e/ou contam com baixa velocidade, o que limita o que eles podem fazer na internet.
O Brasil conta com mais de 150 milhões de usuários, 70,3% de sua população. O Sudeste aparece como a região com a maior taxa, cerca de 78% dos usuários utilizam redes sociais. Em relação ao tempo gasto na internet com trabalho e lazer, o Brasil toma o segundo lugar da Colômbia, com média de 10h08 conectado.
Didaticamente, podemos sintetizar três obstáculos fundamentais que dificultam a existência de uma experiência de acesso mais universalizada no país: o gargalo (a) infraestrutural; (b) regulatório; (c) econômico. Analisemos cada um desses.
Os principais obstáculos são o precário acesso a equipamentos e a falta de um olhar específico para a tecnologia nas políticas de formação de professores. Existem escolas com infraestrutura básica extremamente ruim, sem energia elétrica, por exemplo, o que impossibilita o uso de aparelhos eletrônicos.
As principais iniciativas são o Programa Computador para Todos - Cidadão Conectado, Proinfo Integrado, Banda Larga nas Escolas, Um Computador por Aluno, Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, Apoio Nacional a Telecentros, Observatório Nacional de Inclusão Digital (ONID), Projeto Computadores para ...
Em 2020, 13 milhões de brasileiros fizeram compras online pela primeira vez. Nos dois anos de pandemia, a grande maioria dos brasileiros comprou ao menos um item pela internet, seja uma roupa, um remédio ou até mesmo compras de supermercado.
10 Dicas Para Melhorar a Velocidade da InternetVelocidade do Computador. ... Tenha um bom antivírus. ... Acelerando a navegação. ... Desfragmente seu HD. ... Certifique-se que sua rede está segura e livres de oportunistas. ... Controle aplicativos sugam muito da internet. ... Saiba como posicionar seu roteador da maneira correta.
Recentemente, o Brasil apareceu na 72ª colocação em um ranking da Fundação Getúlio Vargas que avalia a inclusão digital em 150 países. O estudo mostrou que 51,2% da população brasileira têm computador em casa, telefone celular ou fixo e acesso à internet, mas não necessariamente todos juntos.
Este deve adotar políticas e medidas necessárias, como: incentivar, regular incentivos a empresas privadas ou criar programas públicos de inclusão, garantindo acesso gratuito à Internet.
Dados da pesquisa TIC 2019 também mostram que 79% dos docentes declararam que a ausência de um curso para o uso do computador e da internet nas aulas dificulta o trabalho. Além de que apenas 40% dos estudantes tiveram algum tipo experiência com cursos online ou simulados online.
5 desafios no uso da tecnologia em sala de aulaInvestimento e infraestrutura. Nem todas as Universidades podem acompanhar a velocidade com que a tecnologia muda. ... Contato real versus virtual. ... Distração.Excesso de facilidade. ... Avaliação dos alunos.
Os principais desafios do uso da tecnologia na educação
Os estudantes devem ser estimulados a interagir entre si e a desenvolver novas habilidades, deixando de ser apenas consumidores de tecnologia para serem também criadores.
Dentre os objetivos do acesso à Internet pesquisados, o envio e recebimento de mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos (não e-mail) continua sendo o principal, indicada por 95,7% das pessoas com 10 anos ou mais de idade que utilizaram a rede em 2019.
Segundo pesquisa TIC Domicílios, 126,9 milhões de pessoas usaram a rede regularmente em 2018. Metade da população rural e das classes D e E agora têm acesso à internet. O número de brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.
Inclusão digital significa democratizar o acesso às tecnologias da informação, permitindo a inserção de todos na sociedade do conhecimento.
Apesar de ter havido um declínio global em termos de usuário, estima-se que 2021 a rede ganhe cresça 2,4% sobre sua base de quase 315 milhões de usuários globais em 2020. 7,2% desse total, estão no Brasil, o que representa pouco mais de 22,5 milhões de usuários.
Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2021, com insights e materiais gratuitos. O Facebook continua reinando absoluto no primeiro lugar, e ainda é dono de mais 3 das redes socias mais usadas no Brasil.
Como saber o nome da pessoa através do número do celular?
Como faço para desativar o teclado do meu notebook?
Pode levar ovo cozido na marmita?
Como limpar cerâmica encardida com produto caseiro?
Quais são os vestígios históricos do Período Arcaico?
Qual material da prótese motiva?
Quais são as fases dos leucócitos?
O que prega a Igreja Católica?
O que fazer para esquecer a vontade de fumar?
Quem tem direito a 20 dias de licença paternidade?