7 formas de evitar fraudes no seu CPF1 – Mantenha seus documentos por perto. ... 2 – Desconfie dos testes online. ... 3 – Cuidado com sites de compra. ... 4 – Atenção ao descartar cartões, documentos e contas. ... 5 – Monitore seu CPF. ... 6 – Cuidado com e-mails de alerta. ... 7 – O golpe do prêmio.
O que fazer depois de um vazamento de CPF
O primeiro deles é trocar as senhas de sites, cadastros e bancos. Isso pode evitar que alguém use seus dados de forma indevida. Em sites e redes sociais, é possível ativar uma opção chamada “autenticação de dois fatores”, que é uma etapa extra de segurança.
Dicas de como proteger meu CPF
Uma forma de fazer isso é sempre consultar CPF, semanalmente ou mensalmente. A consulta pode ser feita diretamente no site da Serasa. Ao acessar o portal, clique em “Consultar CPF grátis”. Caso seja preciso, faça o seu cadastro.
Perigos em informar o CPF
Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.
Se você perdeu seus documentos como o CPF realize um Boletim de Ocorrência. Isso pode ser feito através do site da delegacia de polícia online de seu estado. Você também pode informar a situação através do serviço de SPC Alerta de Documentos.
19 curiosidades que você vai gostar
Para fazer a consulta, basta realizar um cadastro no site do Registrato. Qualquer pessoa consegue verificar se o CPF está sendo usado para abrir contas ou se há suspeitas em insituições financeiras que possam acender o alerta de possíveis fraudes.
O Serasa Consumidor oferece um serviço de alerta que te informa a cada vez que houver uma tentativa de fraude com o seu CPF. O custo do serviço é baixo e você tem a tranquilidade de garantir mais segurança ao seu documento. Conheça o Antifraude.
O que é um vazamento de dados? Um vazamento de dados ocorre quando informações confidenciais de pessoas são expostos sem a sua permissão. CPF, telefone, endereço, senhas diversas e dados bancários são apenas alguns exemplos de dados que podem ser vazados na Internet.
Troque suas senhas regularmente; Use senhas fortes e individuais para cada plataforma usada; Use aplicativos gerenciadores de senhas -- alguns deles inclusive avisam se sua senha consta em alguma base de dados; Ative a autenticação de duas etapas em todas as plataformas que você usa e que tenham essa função.
Quanto tempo o iogurte caseiro pode ficar na geladeira?
Como limpar o cache do Photoshop?
Quais são os seus interesses pessoais?
Como calcular o número de combinações possíveis?
Qual o texto mais antigo da humanidade?
Quanto custava 1 Bitcoin no início?
Quantas vezes por dia devo alimentar as galinhas?
Quem pode ter acesso ao meu drive?
Quais os sintomas de câncer no osso da perna?
Quais são os sintomas da eritroblastose fetal?
Qual a função da Embrapa Solos?
O que quer dizer ligação em série?
Quem inventou o etanol como combustível?
Como limpar piso antiderrapante área externa?
Quais são os aminoácidos não essenciais?