Normalmente, são três orixás principais que podem acompanhar uma pessoa: o de frente ou cabeça; o Orixá adjunto e o ancestral.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás. No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Apesar de serem de origem daomeana, Nanã, Obaluaiyê, Iroko, Oxumarê e Yewá, são cultuados nas casas de nação Ketu, mas são muito raros os Iaôs que são iniciados, houve casos de passar vinte ou trinta anos sem se iniciar ninguém para esses orixás que são cultuados em locais separados dos outros.
Nanã Deusa da lama e do fundo dos rios, associada à fertilidade, à doença e à morte. É a orixá mais velha de todos e por isso muito respeitada.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Também chamado de Orixá da Cabeça ou Orí (cabeça em yorubá), Orixá de Frente é aquele que acompanha a pessoa na presente encarnação e lhe dá uma direção na vida, é quem guia o ser humano no caminho de sua missão.
Sim, Pai. Eles são transitórios. Eles podem mudar nos momentos da sua vida. Por isso que em alguns casos alguns filhos vem: "Mas Mãe, eu joguei os búzios, uma hora deu Ogum, outra hora deu Oxóssi, outra hora deu Oxum e outra hora deu Iansã".
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade. Sua cor é o branco e seus filhos não podem usar roupa preta, vermelha e tons escuros. Seu dia da semana é a sexta-feira, e por respeito ao pai mais velho, todo povo-de-santo usa branco nesse dia.
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
O fato de Oxalufã ser o orixá mais antigo não justifica essa postura, mas a idade cronológica. Se consultarmos a mitologia africana, veremos que Oxalá empreendeu grandes caminhadas pelo mundo e, como soberano que era, não se curvAva a ninguém.
Obatalá (em iorubá: Obàtálá) ou Orixanlá (em iorubá: Òrìsànlá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia iorubá, é o criador dos humanos. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê. É o mais velho dos orixás, é o próprio Oxalufã o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Orixás.
Muitos são filhos de Exu e não sabem
Existe um problema muito comum: o estereótipo de que Exu é o diabo. Por esse preconceito errôneo, muitas vezes alguns pais-de-santo evitam dizer aos consultantes que são filhos desse Orixá, para não assustar a pessoa. Por isso, acabam atribuindo a eles um outro orixá de cabeça.
OXOSSI – Rei de Ketu - Mundo Negro.
O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa
Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!
Orixás e Entidades da Umbanda
Os orixás encontrados na Umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxossi, Oxum, Iansã, Omulú e Nanã. Aqui listamos as principais entidades que se manifestam na Umbanda.
Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.
Olokún é um dos Orixás mais perigosos e poderosos do culto aos Orixás. Pela falta de conhecimento real, não há fundamento litúrgico sobre esse Orixá nem tão pouco inicia-se pessoas para Babá Olokún, porém fazemos oferendas a ele. Alguns o fazem através de Iemanjá e de Oxun. É homenageada durAnte a Festa de Iemanjá.
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