A internet nasceu quando primeira conexão Arpanet foi estabelecida entre a Universidade da Califórnia (UCLA) e o Instituto de Pesquisa de Stanford às 22h30 do dia 29 de outubro de 1969.
A internet chegou ao Brasil em 1981 por meio da Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 e que ligava Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut.
Este ano é comemorado o 50º aniversário do desenvolvimento e instalação do primeiro envio do pacote pela Internet feito na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 29 de outubro de 1969. O envio foi feito por meio da rede ARPANET desde um ordenador da UCLA para o Stanford Research Institute.
A Internet chegou no Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).
Em maio de 1995, a rede foi aberta para fins comerciais, ficando a cargo da iniciativa privada a exploração dos serviços. Hoje, para conectar seu computador, o usuário paga os serviços de um provedor de acesso ou tem conexão direta.
15 curiosidades que você vai gostar
O grande boom da rede aconteceu ao longo do ano de 1996. Um pouco pela melhoria nos serviços prestados pela Embratel, mas principalmente pelo crescimento natural do mercado, a Internet brasileira crescia vertiginosamente, tanto em número de usuários quanto de provedores e de serviços prestados através da rede.
A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", pois foi quando ela se popularizou pelo mundo, com o surgimento de novos browsers ou navegadores — Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx — e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.
Em 1994, a internet finalmente sai do nicho acadêmico e passa a ser comercializada para o público em geral. No Brasil, a EMBRATEL lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço.
A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos). No ano de seu nascimento, em 1969, quando nasceu a ARPANET, surgiu a primeira conexão entre os computadores da Stanford e da UCLA.
O centro de pesquisa norte-americano estava conectado a uma rede de computadores internacional, a BitNet (Because It s Time to NETwork / Porque é hora da rede) . ... Nesse ano também surgiu a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), o que ampliou a rede acadêmica de conexões brasileiras com a rede mundial de computadores.
a internet mudou a forma em que trabalhamos, fazemos compras, contatamos nossos amigos ou procuramos novos relacionamentos, lemos, escrevemos, nos informamos, nos relacionamento com nossos filhos e, sobretudo afetou drasticamente o sentido e a possibilidade de privacidade.
"A internet mudou noção de tempo, espaço e distância", diz Bell. ... A internet também criou novas comunidades, reunindo pessoas de todo o mundo, seja porque elas compartilham um amor em comum pela mesma banda ou por um programa de TV.
Abaixo, confira 10 momentos históricos que ocorreram na Internet e que influenciaram o mercado como conhecemos hoje.1989 - NASCE A WORLD WIDE WEB. ... 1995 - O ANO DA AMAZON.COM E DO INTERNET EXPLORER. ... 1997 - GOOGLE.COM. ... 2004 - FACEBOOK. ... 2005 - YOUTUBE. ... 2006 - A ERA DO MICROBLOG. ... 2007 - A HEGEMONIA APPLE. ... 2010 - IPAD E INSTAGRAM.
Em 2005, boa parte dos modelos disponíveis contava com 256 MB ou 512 MB de memória interna, o que garantia centenas de canções armazenadas. Também já era possível encontrar alguns MP4 Players (que também tocavam vídeos), mas eles estavam em passos mais lentos no mercado, devido aos altos preços.
BlogIdentificador de chamada. Já deixou de atender a ligação de uma pessoa indesejável graças a famosa Bina? ... Avião. ... Walkman. ... Kinect do XBOX 360. ... Abreugrafia. ... Instagram. ... 7. Facebook. ... Chuveiro elétrico.
Quem viveu a Internet dos anos 2000 se lembra de alguns hábitos peculiares dos usuários da época. A web era um mundo muito diferente do que temos hoje: o Orkut era a rede social dominante no país, o MSN era o mensageiro favorito, o acesso à rede móvel era quase inexistente e as webcelebridades vinham dos blogs.
A Revolução Digital, também conhecida como a Terceira Revolução Industrial, refere-se aos processos associados à passagem da evolução tecnológica industrial iniciada entre o final dos anos 1950 e o final dos anos 1970, com o desenvolvimento da eletrônica digital, expansão do uso de computadores digitais além dos ...
Com a evolução dos dispositivos conectados à internet, a tecnologia também trouxe a mobilidade. Com o celular, é possível fazer “na palma da mão” tudo o que é possível fazer em um computador. Dessa forma, não há um momento em que as pessoas não estejam conectadas, o que gera um bombardeio de estímulos e informações.
O Chrome não existia nessa época e o Internet Explorer só se tornaria popular mais tarde. Por isso, o navegador número um em 1996 era o Netscape. O site também era um dos mais populares na época. Em 1996, não havia Facebook, Instagram, nem mesmo o finado Orkut.
Em 1995 outros programas eram usados para navegar na internet, não existia Youtube, Google, Wikipédia, Spotify e muito menos Facebook. Fazer uma busca nesse ano era algo bem mais parecido com uma investigação policial.
Em 2007, a internet atingiu 17% do total de domicílios brasileiros, o que representa um crescimento 3 pontos percentuais em relação à presença da internet nos domicílios verificada no ano passado. Note que o aumento da posse do computador em casa no mesmo período foi um pouco maior, alcançando os 4 pontos percentuais.
Em 6 de agosto de 1991, Tim Berners-Lee lançou a primeira página de internet em um formato muito similar ao que temos atualmente – portanto completou 30 anos em 2021. O site continua online e pode ser acessado por esse endereço.
No final dos anos 80 os poucos usuários que possuíam um microcomputador em casa, precisavam realizar uma série de tarefas para conseguir se conectar à rede. O ponto de partida aconteceu com a primeira conexão para troca de dados/informação.
A Internet é extremamente heterogênea, por exemplo, as taxas de transferências de dados e as características físicas das conexões variam grandemente. A Internet exibe "fenômenos emergentes" que dependem de sua organização de grande escala.
Basicamente, a internet é uma rede de conexões globais que permite o compartilhamento instantâneo de dados entre dispositivos. Apesar dessa tecnologia parecer antiga, ela só existe há 50 anos. Em alguns países, como o Brasil, essa conexão só chegou nos anos 90.
Como liberar a árvore Ragnarok Mobile?
Como vai ser o inverno em Curitiba 2021?
Como o psicólogo deve agir em um momento de luto?
Como lidar com a pressão no trabalho?
Como interpretar o resultado do CAPM?
Como saber que o peixe de aquário está grávida?
Como os portugueses melhoravam seus conhecimentos de navegação?
Para que um microrganismo seja associado a uma doença?
Qual a função da glicose armazenada no glicogênio hepático?
Como os pensadores iluministas pensavam a relação existente entre o Estado e a Igreja resposta?
Como é feita a retirada de água do pulmão?
Como os portugueses estabeleceram a relação de dominação sobre os demais povos indígenas?
Como fazer perguntas no passado?
Como os índios sabiam as horas?