As chances de sobreviver a um aneurisma variam de acordo com o seu tamanho, sua localização, a idade da pessoa e seu estado de saúde geral. No entanto, na maioria dos casos é possível viver por mais de 10 anos com um aneurisma, sem nunca apresentar qualquer sintoma ou ter alguma complicação.
Os sintomas de um aneurisma cerebral que rompe podem ser:
O aneurisma, infelizmente, quase sempre se manifesta de surpresa, de uma vez só. Leia este artigo sobre cefaleia em trovoada, um possível, embora infrequente, sintoma de aneurisma, a título de exemplo. Já a enxaqueca se manifesta com crises de dor de cabeça e outros sintomas que vão e vêm ao longo de anos.
O exame mais usado para identificar um aneurisma cerebral é a angiografia por subtração digital, um procedimento realizado no hospital. Consiste no uso de um cateter, inserido na virilha. Ao chegar no cérebro, insere-se um contraste para mapear as artérias e visualizar o aneurisma.
Os dois principais fatores de risco para formação e/ou ruptura de um aneurisma são o fumo e a pressão alta não controlada. Doenças que aumentam o risco de fragilidade das artérias cerebrais, como as do colágeno (síndromes de Marfan e de Ehler Danlos) e a renal policística, também influenciam.
A pressão alta, colesterol elevado, obesidade e doença arteriosclerótica pré-existente são outros fatores que sugerem um aumento da predisposição de o indivíduo ter um aneurisma ao longo da vida. O fumo e o álcool também são apontados pelos médicos como um fator de risco. Leia também: Como é viver com um aneurisma?
No entanto, quando o aneurisma cresce muito ou rompe, surgem sintomas como: Visão dupla ou embaçada. Além disso, algumas pessoas relatam a sensação de que a cabeça está quente e de que há um vazamento, por exemplo. Entenda mais sobre como identificar e tratar um aneurisma cerebral. 2. Aneurisma da aorta
"O que define se o aneurisma vai se romper ou não são: tamanho, localização, se o paciente teve um sangramento prévio de outro aneurisma, e se é um aneurisma lobulado, como se fosse uma cachinho de uva. Esses têm mais chance de se romper do que o aneurisma liso", diz Roger Taussig.
Os locais mais comuns para a ocorrência de aneurismas incluem: Aorta, que é a principal artéria do coração (aneurisma da aorta abdominal ou aneurisma da aorta torácica)
Onde ir em janeiro gastando pouco?
Qual a situação do mercado de trabalho atualmente?
Como atualizar o sistema do Ubuntu?
Onde é produzido o hormônio gastrina?
Qual o risco de tomar complexo B?
Como começou a Revolução Cubana?
Quanto custa uma barra de ferro de 50?
Quanto tempo dura a escova progressiva com formol?
Quando a lateralidade começa a ser definida?
Quanto ganha plantão de enfermagem?
Qual a quantidade de nicotina em um cigarro?
Quais são os sentimentos que podemos sentir?
Como encontrar vírus pelo prompt de comando?
Como saber se meu bebê está acima do umbigo?