Durkheim enfatiza que a sociedade é anterior ao indivíduo e impõe-se sobre ele, suas regras (fatos sociais) são exteriores, coercitivas e gerais e exercem controle sobre os indivíduos. A participação do indivíduo na sociedade está ligada à função que ele desempenha nela.
O individuo nasce na sociedade e a sociedade é constituída de indivíduos. Entre individuo e sociedade ocorre uma relação de sinergia e de dialética. O social é o útero permanente onde o sujeito administra a própria possibilidade, isto é, a própria virtualidade para realizar aquilo do qual é dotado desde o nascimento.
No pensamento durkeiniano a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc. O indivíduo, por exemplo, obedece a uma série de leis impostas pela sociedade e não tem o direito de modificá-las.
O fato social, objeto de estudo da Sociologia segundo Émile Durkheim, é constante e ao mesmo tempo anterior e exterior ao individuo, ou seja, o individuo é sempre coagido pela sociedade, que exerce toda sua força sobre as ações e pensamentos individuais.
as crenças, as maneiras de agir e de pensar existem antes dos indivíduos e condicionam coercitivamente o seu comportamento). Durkheim argumenta, contrariando boa parte do pensamento filosófico, que "somos vítimas da ilusão que nos faz crer que elaboramos, nós mesmos, o que se impõe a nós de fora".
28 curiosidades que você vai gostar
Há aqueles que julgam ser o indivíduo resultado da coletividade, sobretudo os primeiros sociólogos, como Comte e Durkheim, viam a sociedade como um todo que condicionava por completo as ações individuais. Nessa leitura, portanto, sobrevaloriza-se a sociedade em detrimento do indivíduo.
Para o alemão, a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais que tendem a estabelecer relações com outras pessoas. A esta ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação do outro, Max Weber deu o nome de ação social.
A relação entre Estado e Sociedade deve-se estar em um contrato social e todas as instituições políticas legitimadas pelo governo, e daí o cidadão é obrigado a cumprir leis, e esta formando o pacto-constituinte.
Entende-se o Estado como uma instituição que tem por objetivo organizar a vontade do povo politicamente constituído, dentro de um território definido, tendo como uma de suas características o exercício do poder coercitivo sobre os membros da sociedade.
Como acontece o processo de alfabetização nas fases iniciais?
Pode limpar a tela da TV com álcool em gel?
Qual o cheiro da loja Zara Home?
Como arquivar prontuários de pacientes?
Como uma pessoa tímida demonstra interesse?
Quem tem direito a Bolsa do Povo?
Quanto custa Stardew Valley na Play Store?
Quais são as posições de equilíbrio?
Qual o tipo de instrumentos musicais?
Quais as 5 fases da logística?
Como proteger madeira do Sol e chuva?
Qual o CFOP de venda de sucata?