A placa bacteriana começa a se formar nos dentes de quatro a doze horas após a escovação, e é por isso que é muito importante escovar cuidadosamente pelo menos duas vezes por dia e usar o fio dental diariamente.
A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.
Sabe aquela sensação rugosa nos dentes? A placa bacteriana nada mais é que uma película transparente e pegajosa que se adere aos dentes. É constituída de restos de alimentos, microrganismos e células descamadas. “Se não removida, ela vai se tornando espessa e de cor amarelada ou acinzentada”, alerta o profissional.
Se o dente for bem escovado, a placa é removida e você nem precisa se preocupar com o passo seguinte. Porém, com 12 horas sem escovação, os ácidos gerados pelas bactérias já desgastam elementos do esmalte do dente, entre eles o fosfato. Esse fosfato reage com íons de cálcio presentes em alguns alimentos.
Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias.
Ele é formado graças à ação da placa bacteriana — que, com o tempo, pode se espalhar e atingir a parte de baixo da gengiva. As toxinas produzidas por esses microrganismos contribuem para a irritação da gengiva, criando uma resposta inflamatória.
Uma das melhores maneiras de descobrir se há problemas na gengiva é prestar atenção ao seu aspecto. A aparência da mucosa nos dá muitas dicas sobre a sua saúde, guiando o dentista para um diagnóstico mais preciso e eficaz do problema e, consequentemente, para o tratamento adequado.
A infecção na gengiva pode afetar pessoas de qualquer idade ou gênero e, normalmente, está associada a uma higiene bucal insuficiente. A maior parte desses problemas não se inicia diretamente nessa área, o que indica que outras regiões da boca também podem estar comprometidas.
A sensibilidade na gengiva quando ocorre traz um grande desconforto. Saiba quais são as 5 principais causas e descubra como evitá-las. Muitas situações podem provocar a gengiva sensível, como a má higiene bucal, cáries profundas ou pela gengivite propriamente dita.
Como obter cotações de Ações B3 Bovespa no Excel?
Como marcar exame médico Detran?
Como disfarçar pálpebras inchadas?
Como agendar exame de sangue pela Unimed?
Como manter uma equipe bem estruturada ao longo de um projeto?
Como marcar pessoa no fotos do iPhone?
O que é preciso para manter o equilíbrio mental?
Como instalar certificado digital A3 no Mac?
Como manter o contato com o cliente?
Como fazer para marcar prova de legislação pela internet?
Como fazer um cartão de ponto manual?
Como deixar as pessoas quietas?
Como fazer a inspeção veicular?
Quando a pessoa é muito religiosa?