Se a inadimplência persistir, passando 90 dias do vencimento, o proprietário pode ter que pagar multa e ser inscrito na Dívida Ativa do Município. Isso provoca restrições no CPF ou CNPJ, e os contribuintes inscritos no cadastro de dívida ativa podem ter problemas e impedimentos ao solicitar linhas de crédito.
Quanto tempo IPTU pode ficar atrasado? Tratando de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o prazo prescricional é de cinco anos, contados da data da constituição definitiva do crédito, qual seja, o primeiro dia do exercício fiscal.
O contribuinte que não pagar esse imposto terá o débito registrado na dívida ativa e isso poderá provocar a tomada de bens do proprietário do imóvel. Além disso, as empresas que possuem dívidas de IPTU não podem participar de licitações e concorrências públicas.
Sim, o contribuinte que não pagar o imposto devido tem o débito inscrito na dívida ativa do município. Se não for paga, esta dívida poderá acarretar o confisco dos bens do proprietário do imóvel.
Apesar de ser um trâmite mais moroso e burocrático do que ocorre nas dívidas decorrentes de alienação fiduciária, existe também o risco de perder o imóvel por dívida de IPTU. O prazo de prescrição para a dívida do Imposto Predial e Territorial Urbano é de cinco anos, contando a partir do dia da constituição do débito.
19 curiosidades que você vai gostar
A dívida ativa IPTU refere-se ao não pagamento do imposto do imóvel do proprietário. A inadimplência pode trazer algumas consequências ao contribuinte, como nome negativado, dificuldade de abertura de conta bancária e solicitação de empréstimo, e até penhora de bens, acarretando na perda do imóvel.
Conforme a legislação brasileira, após acumular três parcelas em atraso no financiamento imobiliário a instituição financeira poderá tomar a sua casa.
Em regra, o imóvel e os bens nele guarnecidos, não podem ser penhorados para quitar dívidas do proprietário. Em outras palavras, a casa de moradia da família fica protegida das dívidas.
A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva e se interrompe: - pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal; - pelo protesto judicial; - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; - por qualquer ato inequívoco, ...
Quais são os signos mais verdadeiros?
Quantos dias de afastamento por cirurgia de hérnia umbilical?
Como atualizar o endereço de IP?
Quantos metros quadrados faz um saco de gesso de 40 kg?
Como uma notícia é organizada?
Como pode ser explicado o fenômeno noturno brisa terrestre?
Qual a importância do sistema de drenagem?
Como fala com Banco do Brasil?
Onde vivem os jacarés no Brasil?
Como posso ter acesso ao TeleSUS?
O que é um assistente administrativo?
O que são bonificações de uma ação?
Como provar o amor por uma pessoa?
Quais são as principais emergências pediátricas?
O que pode ser feito para conter a poluição que as indústrias causam ao meio ambiente?