14 anos depois (após a conversão de Damasco?)
Batizado, foi para o deserto da Arábia, onde orou e fez penitência por três anos. A partir de então, com a juventude e a energia que o caracterizava, e para grande espanto dos judeus, começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Cristo, Filho de Deus vivo, 9 10-22.
Paulo tinha cerca de 28 anos quando ocorreu seu encontro místico com Jesus. Depois de ter se tornado um fervoroso discípulo do Nazareno, viveu algum tempo na comunidade cristã damasquina, até ser expulso pelos judeus.
De acordo com as escrituras, Saulo segui a caminho da cidade e, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. A ponto de fazê-lo cair com o rosto em terra e ouvir uma voz que vinha do alto dizendo “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9:4).
É normalmente datado pelos pesquisadores para 33-36 d.C..
19 curiosidades que você vai gostar
Ananias de Damasco – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em uma de suas corriqueiras viagens a trabalho, iria a Damasco, onde estava perseguindo mais um daqueles povos que se chamavam “povo de Deus”. No caminho teve um dos encontros mais inesperados de sua vida, onde também ouve a maior mudança de sua história. Ele iria prender aquele povo para poder silenciá-los.
século X a.C. 732 a.C. Arã-Damasco foi um estado arameu próximo a Damasco na Síria, que existiu entre fins do século X a.C. até 734 a.C. Fontes que atestam a existência deste estado vêm de textos que podem ser divididos em três categorias: anais assírios, textos aramaicos e a Bíblia Hebraica.
De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias, que também o batizou.
Recalcitrar, não ir contra, não oferecer resistência. Aguilhão, na passagem bíblica, representa os obstáculos na vida oferecidos por Deus para que possamos evoluir. Jesus disse a Saulo "duro é para ti recalcitrar contra o aguilhão".
Em Damasco, ao pregar nas sinagogas, despertou-lhe a vocação apostólica. Pouco depois retirou-se ao deserto, talvez para se preparar, espiritual e teologicamente, em alguma comunidade judaica-cristã. Ali permaneceu 13 anos!
Para Saulo (Paulo), na estrada para Damasco, embora, de acordo com o texto, foi um voz e não uma visão, pois o apóstolo foi cegado por uma luz (Atos 9:3-9, Atos 22:6-11, Atos 26:12-18). Além disso, Paulo também teria visto Jesus falando quando estava em transe (Atos 22:17-21).
Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.
Os quarenta anos no deserto. O Senhor havia escolhido Moisés para liderar a saída do povo hebreu do Egito, e ele teve como seu porta voz seu irmão Arão.
Ananias de Damasco, dito Santo Ananias, foi um discípulo de Jesus e companheiro de Paulo de Tarso. Os Atos dos Apóstolos relatam como ele foi enviado por Deus para curar a cegueira de Paulo e introduzi-lo à Igreja.
Paulo é Saulo
Acontece que “Saulo” — derivado do famoso primeiro rei de Israel, da tribo de Benjamim, à qual Saulo/Paulo pertencia (Fp 3.5) — é simplesmente o nome hebraico para essa pessoa. “Paulo” — um nome comum no koiné — é seu nome grego, derivado do sobrenome latino Paulus.
O apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano.
No Reino de Aram-Damasco, era chamado Baal, e na Assíria aparecia como Ramanu, "o trovão". Naamã, o comandante do exército arameu, o cultuou em seu tempo em Damasco.
A Conversão de São Paulo, a caminho de Damasco (também conhecida como Conversão de São Paulo ou, em italiano, Conversione di San Paolo) é uma das mais conhecidas obras do pintor italiano Caravaggio pintada entre 1600 e 1601 para a Igreja Santa Maria del Popolo.
São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém.
Paulo é uma das figuras mais importantes do Novo Testamento da Bíblia. As informações sobre sua vida estão escritas no livro dos Atos dos Apóstolos e nas cartas que ele escreveu. Nasceu aí pelo ano 10 da nossa era, na cidade de Tarso, na Cilícia.
Saulo é batizado por Ananias e é chamado de Paulo.
Depois de um período de quase de três horas, chegou Safira e, tendo entrado no local, sem saber o que aconteceu, Pedro veio até ela e a perguntou por quanto ela vendeu a propriedade. Como resposta ela disse o mesmo valo que seu marido havia colocado diante dos pés dos apóstolos, ou seja, ela também mentiu.
O texto de João diz: “Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco”.
Quantos tijolos Um pedreiro coloca em um dia?
Onde o Alexandre o Grande morreu?
O que tomar para desinchar o fígado?
O que é uma corrente alternada?
Como será o inverno em 2021 em São Paulo?
Qual doença abaixo é causada por uma bactéria?
Quem tem prótese de silicone pode amamentar?
Quanto custa uma marmita no Japão?
Precisa de visto para entrar na Nova Zelândia?
Quanto tempo dura a guia da Unimed?
Quais são os 3 tipos de resíduos?
Tem custas para Agravo Regimental?
Porque devemos dormir 8 horas por dia?
Quais as competências autocompositivas necessárias na formação do mediador?