Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.
Significado de Pude
substantivo deverbal Ação de poder, de possuir a oportunidade de: não pude ir ao encontro. Ação de ter possibilidade para obter algo: eu pude realizar meus sonhos. Ação de ter autorização para: não pude fazer a prova. Ver também: pode.
As duas formas – pude e pode – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas são formas verbais, pude referente ao verbo poder; e pode referente aos verbos poder e podar.
1. Ter a faculdade de (ex.: eu posso fazer o que me apetecer). 2. Ter ocasião ou possibilidade de (ex.: não pôde falar com ele ontem).
Posso é a conjugação na 1. ª pessoa do singular do verbo poder no presente do indicativo. Enquanto poço é um substantivo que se refere a um buraco, geralmente cilíndrico, cavado no chão ou ainda o ponto mais fundo de um rio, ou lago. Por exemplo: “eu posso cavar um poço no sítio”.
21 curiosidades que você vai gostar
Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”. “Se medidas não forem tomadas, pode haver consequências.”
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.
1 fui capaz, consegui, controlei, soube, tive potencial. Exemplo: Eu pude participar na maratona porque treinei durante meses. Tive força para suportar: 2 suportei, aguentei, tolerei, aturei.
As duas formas são corretas. Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: - Irei de férias quando puder.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Ter força, possibilidade, autoridade, influência para (ex.: ela acha que pode e faz).
Por exemplo: Naquela época os estádios eram mais seguros, eu podia ir em todos os jogos do meu time. A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.
1. Pode crer. Por vezes substituída por "podes crer", "pódi crê" ou mesmo por "dicrê", essa rotineira expressão idiomática (junção do verbo poder na 3ª pessoa do singular + verbo crer, no infinitivo) encravada na realidade jovem suburbana brasileira não significa mais que "acredite, confie em mim!".
Pude está na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Pode está na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo.
...
PudeEu pude ver com meus próprios olhos como as coisas funcionavam.Eu pude chegar no horário porque havia bom trânsito.Eu pude notar que ele falava a verdade.
Significa o ato de ter capacidade, direito ou autoridade. Tudo posso naquele que me fortalece. Eu já posso comprar aquele carro. A palavra poço, por sua vez, é um substantivo masculino que dá nome a cavidade profunda, utilizada para extrair água e outras substâncias do subsolo.
Deus abençoe.
Poder é a forma do verbo no infinitivo impessoal: eu não vou poder; ele não vai poder; para poder.
...
Poder ou puderquando eu puder;se você puder;quem puder;assim que puder.
1 é possível ser, há a possibilidade de ser, talvez seja, deve ser, é capaz de ser, é provável ser, de repente é.
Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)
Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.
1. Pode-se dizer. Quando é possível dizer ou afirmar algo sobre, mas a expressão não carrega muita certeza do falante ou escritor.
Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.
Quando usar pode
Veja exemplos abaixo: - Ela pode enviar o e-mail até sexta-feira. - Hoje, você pode sair do estágio mais cedo. - Você pode levar o carro para oficina?
duas ALUNAS para fazer este trabalho. / PODEM FALTAR (e não pode faltar...) algumas AULAS para o término deste curso. / PODEM ACONTECER (e não pode acontecer...) alguns IMPREVISTOS durante a cirurgia.
Quantos nomes têm na Calçada da Fama?
Qual o salmo para acalmar uma pessoa?
O que significa constranger no direito?
Qual Valor para renovar CNH 2021?
Qual a diferença entre doar sangue e plaquetas?
Quais são os três pontos fundamentais para qualquer dança de salão?
Quais são as principais consequências da seca?
Qual benefício da cerveja puro malte?
O que é Amodal na estatística?
Qual a maior contribuição do construtivismo em relação à educação?
Porque calcular o desvio padrão?
Quais os quatro tipos de religião?