A grande contribuição do Construtivismo, pautado na obra de Piaget e na aplicação pedagógica das teorias construtivistas, em relação à educação é a de que a aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover ...
O construtivismo contribui de forma bastante direta na educação da criança, pois propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, valorizando a pesquisa e a busca do conhecimento em grupo; contribui com o desenvolvimento do raciocínio, pois a criança busca respostas às suas indagações.
No marco da educação escolar, o construtivismo concebe a aprendizagem como um processo de construção dos conhecimentos, de sua elaboração pela criança conjuntamente com o adulto (neste caso, com o professor), de diálogo com o outro, mas o epicentro desse processo é a própria criança.
As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.) Arte Geométrica, abstrata e tridimensional.
Na abordagem construtivista, o professor também é responsável por incentivar os alunos a buscarem novos conceitos, novas maneiras de conhecer e de compreender o mundo ao seu redor e o que é apresentado em sala de aula.
39 curiosidades que você vai gostar
Um professor construtivista é capaz de incorporar de maneira flexível e criativa as experiências em andamento na sala de aula, na negociação e na construção de aulas com pequenos grupos e indivíduos.
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.
Fez parte da vanguarda artística europeia
Ele foi fruto das vanguardas europeias do século XX, além de ter tido forte influência da arquitetura. Entre os seus princípios construtivistas estava a negação de uma forma de arte “pura” e a contestação da ideia de que a arte era um elemento de criação separado do cotidiano.
Porque a planta morre com excesso de água no vaso?
Qual a diferença entre processo penal e procedimento penal?
Qual é a finalidade do recurso especial?
Qual a diferença entre AVD e AIVD?
Quando o processo foi arquivado definitivamente pode ser reaberto?
Como limpar sofá de Corino branco encardido?
Como fazer referência de artigo com 2 autores?
O que é planejamento na educação?
Qual é o primeiro agente de socialização?
O que pode ser dor no pescoço embaixo do queixo?
Quais são os fatores que interferem na absorção das vitaminas?
Quais as sequelas de uma pneumonia?
Faz mal tomar LUFTAL todos os dias?
O que é e quais os benefícios de um Escritório de projetos PMO )?