Primeiro, a madeira fica secando ao ar livre por cerca de 18 meses e, em seguida, permanece 40 dias dentro de uma estufa a 45° C. Haja paciência. “Pelo meu método, o carvalho é colocado diretamente no secador industrial, a temperaturas superiores a 70° C, e seca em 20 dias”, assegura Aguiar.
O tempo médio de secagem de madeira recém-cortada em estufa convencional é de 30 dias, mas esse tempo pode ser reduzido com a realização de uma pré-secagem ao ar por 60 a 90 dias.
O ideal é secar a madeira em um local seco, fresco e bem ventilado. Locais mais úmidos e quentes aumentarão o tempo de secagem necessário. A madeira pode secar ao ar livre ou em ambientes fechados. No segundo caso, considere colocar um ventilador no cômodo para aumentar a circulação de ar e a velocidade do processo.
Para evitar o surgimento dos defeitos na madeira, é necessário proteger o material contra condições de temperatura extremas e alta umidade durante todos os processos, incluindo transporte, armazenamento e instalação.
Secar a madeira durante 30 dias em local ventilado e ao abrigo da chuva, como no método de substituição de seiva (ítens 1.10 e 1. 11). Quando se utiliza madeira verde, apenas os sais hidrossolúveis podem ser empregados e a concentração pode variar de 5 a 10% (5 a 10 kg de sal para 100 litros de água).
34 curiosidades que você vai gostar
Fato é que, em especial pela questão do reflorestamento, a madeira extraída do eucalipto é uma das mais requisitadas do mercado. A grande verdade em relação a esse tipo de madeira, como em qualquer outro, é que se você investir em um produto de boa procedência, dificilmente terá problemas como rachadura.
Primeiro, a madeira fica secando ao ar livre por cerca de 18 meses e, em seguida, permanece 40 dias dentro de uma estufa a 45° C. Haja paciência. “Pelo meu método, o carvalho é colocado diretamente no secador industrial, a temperaturas superiores a 70° C, e seca em 20 dias”, assegura Aguiar.
Ao optar pela secagem natural, o tempo será superior a 4 meses. Como citado, não há um tempo padrão para todos os casos, é necessário verificar qual é o mais adequado para cada material e teor de umidade. Porém, para agilizar o processo, os dois métodos podem ser usados conjuntamente.
Par selar a tábua, você vai precisar de óleo de cozinha e papel toalha. Despeje uma quantidade generosa de óleo em cima da madeira e, com a ajuda do papel toalha, espalhe bem o líquido por toda a superfície da tábua, dos dois lados. Deixe secar por 24 horas.
Cheiro: considera-se o cheiro da madeira seca, pois, quando verde ou semi-seca, pode apresentar cheiro pronunciado ou rançoso, resultante de fermentações. A madeira seca quando umedecia, realça o seu cheiro. Gosto ou sabor: está bastante associado ao cheiro e pode ser notado em madeiras verdes ou recém cortadas.
O tempo de secagem ao ar é variável, em função do tipo e das dimensões das peças a serem secas, o que, no caso de tábuas de três centímetros de espessura, pode variar de três a seis meses, dependendo ainda da espécie em questão e das condições atmosféricas do local.
Madeiras com grau de umidade acima de 20% são as chamadas "madeira verde". A madeira úmida (acima de 20% de umidade), tende a ser atacada mais facilmente por fungos e insetos.
Esse tipo de secagem é composto por 3 fases distintas:Aquecimento: é quando ocorre o aquecimento gradativo da temperatura em condições de elavada umidade do ar;Secagem: etapa em que a madeira irá perder água. ... Uniformização: nessa última fase, o objetivo é homogenizar a umidade dentro e entre as peças.
A maioria das madeiras leva mais de 8 meses para secar o suficiente – mais que isso é obviamente melhor – caso os métodos sejam feitos corretamente. O ideal é que a madeira tenha apenas 20% de umidade.
Usando um pincel, revista cada um dos pares com uma camada de resina epóxi. Use uma camada fina, mas que cubra a peça totalmente. Se a madeira for muito grande ou a resina muito espessa para se aplicar, aplique-a sobre os bordas externas da madeira.
A secagem de madeira num forno precisa de uma grande quantidade de recursos, incluindo uso da madeira para aquecer o forno, e também a manutenção e limpeza do forno. Uma ideia melhor, e que é mais ecológica, é usar um umidificador. Isto custa menos do que comprar um novo forno, e é mais eficaz numa escala maior.
Cubra o tronco para evitar os raios solares
Para isto colocamos uma lona escura ou um saco plástico nele, de modo que não possa receber nem sol nem água. Aí só teremos que esperar 3 a 6 meses, pois nesse tempo o tronco vai secar lentamente, tendo que verificar de vez em quando para ver como está o processo.
Eucalipto Citriodora
São as menos suscetíveis a rachaduras também. Por isso, são as preferidas na produção de madeira serrada como tábuas, decks e vigas, pois tem menor risco de empenar e rachar.
Com o ressecamento total da madeira, o eucalipto tente a rachar, sendo exatamente a placa anti-racha que impede o movimento de abertura da peça.
De acordo com o estudo realizado pode-se fazer as seguintes conclusões: O uso de técnicas de anelamento, combinação de corte inclinado e furo no centro da tora e uso de toras de maior de comprimento tem potencial para reduzir os níveis de rachaduras, oriundos das tensões de crescimento, no topo das toras de eucalipto.
Como referenciar imagem no CAD?
Como referenciar um discurso ABNT?
Como é feito o exame de campo visual?
Como instalar o aplicativo da caixa no celular?
Como referenciar gráfico na ABNT?
Como se mede o comprimento da manga?
Como referenciar livro com organizadores ABNT?
Como calcular o crescimento de uma planta?
Tem como usar furadeira para parafusar?
Como usar gliconato de clorexidina?
O que passar no rosto antes do gua sha?
Como usar as habilidades no Destiny 2?
Como adicionar imagens em slides do PowerPoint?
Como referenciar mapa de acordo com a ABNT?
Qual o melhor aplicativo para marcar quilometragem?