Durante o ano de 1966, surgiu nos Estados Unidos o movimento hippie, que tinha maior concentração de jovens em São Francisco. Eram norteamericanos de classe média, alguns de família abastada, a maioria entre 17 e 25 anos, que resolveram contestar os valores que seus pais acreditavam.
Durante três dias do mês de agosto de 1969, mais de meio milhão de pessoas se reuniram para participar de diferentes shows, fazer o uso de drogas e meditar. Certamente, esse festival foi o marco para o início da cultura hippie, a qual influenciou milhares de jovens não somente nos Estados Unidos, mas no globo todo.
Aliás, esse festival ficou conhecido como o símbolo do união da época. Em contrapartida, o movimento hippie foi perdendo suas forças ao longo dos anos. Isso ocorreu depois de diversos artistas morrerem de overdose. E John Lennon, até então simpatizante do movimento, ser assassinado em 1980.
Não raro, a força policial era acionada para que esses “desordeiros” fossem retirados do espaço público. Entre os grandes confrontos do movimento hippie, podemos destacar a mobilização feita na Convenção Nacional Democrata, ocorrida entre os dias 26 e 29 de agosto de 1968, na cidade de Chicago.
O simbolo de Paz e Amor é muito associado ao movimento Hippie e representa a prevalência da paz sobre a guerra. No entanto, ele foi criado por Gerald Holtom para a "Campanha de Desarmamento Nuclear" (1958). Seu design foi inspirado nas posições do código homógrafo que formavam as letras "N" e "D" (Nuclear Disarmament).
A cultura hippie indicava uma mentalidade e forma de viver muito pacífica, e acreditavam que podiam melhorar o mundo através de comportamentos não violentos. Muitos hippies também consumiam e incentivavam o consumo de drogas, porque elas possibilitavam experimentar estados alterados de consciência.
Origem do Movimento Hippie Sua origem remonta a um grupo de escritores que se reuniram nos anos 50 com o objetivo de criar obras literárias e criticar a sociedade americana. Os principais nomes foram Jack Kerouac, Allen Ginsberg, William Burroughs, Anne Waldman, Elise Cowen, entre outros.
No entanto, os ideais hippies ainda estão presentes através do movimento ecologista, dos não-consumistas, vegetarianos ou veganos, e mesmo nas campanhas por direitos das minorias. O movimento hippie no Brasil coincide com o período da ditadura militar. Isso torna o movimento um alvo dos militares e bastante criticado pela sociedade como um todo.
O movimento Hippie foi importante para as mudanças culturais e de comportamento. Até então, as mulheres ocupavam um papel de submissão ao homem e sua principal função era cuidar dos afazeres domésticos.
Com a expansão do movimento hippie mundo afora, o Brasil rapidamente teve contato com os ideais de contracultura e de rebeldia. Houve adesão de estudantes e artistas, como no caso dos tropicalistas, que buscaram o rock’n’roll como referência, utilizaram roupas coloridas e tentavam romper com o comportamento social e cultural dominantes.
O grande marco do movimento hippie foi a realização do festival de música ocorrido em Woodstock, no estado de Nova York, em agosto de 1969. Apresentaram-se artistas como Jimi Hendrix, Joan Baez, Carlos Santana, Janis Joplin, The Who, Grateful Dead, e vários outros.
Quanto de dinheiro a Igreja Católica tem?
O que configura negligência infantil?
O que não pode ser visto no microscópio óptico?
Quais são os juros é multas legais?
Qual o prazo para o alistamento militar 2022?
Quando uma cadeia é considerada fechada ou cíclica?
Qual a importância da Introdução a enfermagem?
Quanto Mercado Livre vende por dia?
Como surgiu a era da Garantia da Qualidade?
Quais são os cuidados que devemos ter para evitar a pneumonia?
Como fazer escritura pública de doação?
O que pode pagar com o dinheiro do Fundeb?
O que diminui a Necessidade de capital de giro?