Saturno, o sexto planeta a partir do Sol, orbita a uma distância média de 9,6 unidades astronômicas, com uma velocidade orbital média de 9,6 km/s, levando cerca de 29,5 anos terrestres para completar seu trajeto.
Dois empurrões e sete anos de percurso
Saturno não está "aqui do lado". Está a 1,4 bilhão de km da Terra. A Cassini partiu do Cabo Canaveral, nos EUA, em 15 de outubro de 1997 e levou quase sete anos para chegar até o astro.
Translação e rotação
Na translação, Saturno orbita em torno do Sol. Para completar uma órbita, leva cerca de 29 anos terrestres. Ou seja, um ano em Saturno equivale a cerca de 29 anos na Terra.
No total, o planeta leva cerca de 10 horas e 39 minutos para completar uma volta em torno de si mesmo, enquanto o seu movimento de translação leva cerca de 29 anos, 167 dias e 6 horas terrestres para completar-se.
Ele é classificado como um gigante gasoso, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um chão para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.
40 curiosidades que você vai gostar
Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.
Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
Nasa divulga imagem da Terra tirada a partir de Saturno, a 1,4 bilhão de km | Ciência e Saúde | G1.
A viagem da sonda, movida por energia solar, até Júpiter durou quase cinco anos. Segundo a Nasa, Juno deve desacelerar para uma velocidade de 542 metros por segundo no intuito de ser capturada pela órbita do planeta.
MERCÚRIO. Translação: 0,24 ano Circunferência da órbita: 359.976.856 km Mercúrio leva cerca de 88 dias para completar uma volta ao redor do Sol a uma velocidade de 170,5 quilômetros por hora. Por isso, é o planeta com movimento de translação mais rápido do Sistema Solar.
Mercúrio gasta aproximadamente 88 dias para dar uma volta completa em torno do Sol; Vênus: 225; Terra: 365; Marte: 1,9 anos; Júpiter:11,9; Saturno: 29,5; Urano:84; Netuno: 165 e Plutão 248.
Ou seja, a palavra “revolução” descreve muito bem o movimento que a Terra faz ao redor do Sol. Está mais do que correto, portanto, dizer que os dois principais movimentos da Terra chamam-se rotação (ao redor de si mesma) e revolução (ao redor do Sol).
Para girar sobre seu próprio eixo, a Terra leva exatamente 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos. Você certamente aprendeu na escola que a Terra faz uma órbita elíptica em torno do Sol. Esse movimento, conhecido como translação, leva 365 dias (mais 5 horas, 45 minutos e 46 segundos) para ser completo.
O movimento em que a Lua gira em torno da Terra é chamado de revolução. Dura aproximadamente 28 dias, assim como a rotação, e é ele que permite a existência das quarto fases, de 7 em 7 dias. Este período de 28 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar.
Saturno aparecerá tipicamente em um tom amarelo-dourado e não vai brilhar como as outras estrelas. Como Saturno é um planeta, pode não estar tão brilhante ou perceptível quanto algumas estrelas, pois não possui luz própria. Use sua constelação como ponto de referência e procure pela diferença de cor. Use um telescópio.
Saturno nasce na direção leste depois das 21h. Seu brilho equivale ao de uma estrela de primeira magnitude, de cor amarelo-alaranjada.
Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.
Eis um bom candidato a núcleo de Júpiter. (Corajoso da parte do hidrogênio, já que você não exibiria propriedade alguma sob tão pressão – a verdade é que qualquer ser humano deixaria de existir quase instantaneamente se caísse em Júpiter.) O fato é que só podemos sondar o interior de Júpiter de maneira indireta.
Caso o interior de Júpiter fosse oco, caberiam 1300 Terras dentro dele. É um planeta gasoso, como Saturno, Urano e Netuno. Júpiter possui a maior velocidade de rotação entre os planetas do Sistema Solar. A força gravitacional em Júpiter é de 22,9 m/s², enquanto na Terra essa força é de 9,8 m/s².
Como saber se alguém está vendo minha localização?
O que Eatendimento ao cliente?
O que significa endométrio no útero?
Como descobrir se está grávida?
Qual a probabilidade de engravidar com ovário policístico?
Como imprimir um documento que está no ZAP?
Qual é o risco de uma gestante tomar azitromicina?
Como funciona o processamento de um CLP?
Como parcelar o saldo total do cartão de crédito Santander?
Quanto custa um exame de hormônio masculino?
O que é dimensionamento na enfermagem?
Como funciona um processo coletivo?
Qual o valor de um pivô central?