O treinamento desportivo tem como objetivo principal a melhora do desempenho físico, motor e esportivo dos indivíduos praticantes de algum tipo de modalidade esportiva, seja ela uma simples corrida ou a prática de um esporte com exigências motoras mais complexas, como é o caso do futebol.
São diversos os objetivos do treinamento desportivo, sendo os principais deles a evolução da forma física e da técnica do indivíduo. Quando ele é realizado de forma correta, auxilia na melhora da performance de um esportista, porém, alguns princípios devem ser seguidos para obter os resultados desejados.
O treinamento desportivo é realizado e planejado por um profissional da área de educação física para o seu aluno de acordo com o objetivo idealizado pelo atleta. Esse objetivo pode ser uma competição ou simplesmente o desejo de aumentar o rendimento físico.
O principal objetivo do treinamento físico é, por meio da indução de adaptações positivas nos estados físico, motor, cognitivo e afetivo do indivíduo, aumentar o nível do seu condicionamento de forma que ele atinja o ápice do desempenho durante a competição atlética.
Os objetivos do treinamento e desenvolvimento são focados em integrar e qualificar a equipe de modo que as entregas tenham um alto padrão de qualidade, a produtividade seja maximizada e não haja retrabalho por falta de competência. Para isso, desenvolvem-se práticas para capacitar os colaboradores.
24 curiosidades que você vai gostar
3 grandes benefícios da atividade física e do treinamento esportivoMelhor concentração . O treinamento esportivo oferece a combinação perfeita de exercícios de treinamento aeróbico e muscular. ... Probabilidade reduzida de depressão . A atividade física estimula a produção de endorfinas. ... Menos estresse.
Os princípios do treinamento desportivo são basicamente seis e abaixo escalonados.Princípio da individualidade biológica. ... Princípio da adaptação. ... Princípio da continuidade/reversibilidade. ... Princípio da interdependência volume X intensidade. ... Princípio da especificidade dos movimentos.
Nesse cenário, o treinamento desportivo é um ramo da educação física que tem como objetivo planejar a rotina de exercícios de um indivíduo, respeitando as suas especificidades e os seus objetivos.
O treinamento físico é uma importante área de atuação profissional da Educação Física e do Esporte. Ela tem por objetivo precípuo, a melhoria do desempenho físico-esportivo através da aplicação de um processo organizado e sistemático composto por exercícios físicos.
L9615COMPILADA. LEI Nº 9.615, DE 24 DE MARÇO DE 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências.
O treinamento desportivo apresenta-se como uma atividade física de longa duração, graduada de forma progressiva, individualizada, atuando especificamente nas funções humanas, fisiológicas e psicológicas, com objetivos de superar tarefas mais exigentes que as habituais.
Assim, o treino para obedecer ao ciclo da forma deve ser dividido em três períodos: preparação, competição e transição, que correspondem às três fases da forma, respectivamente, aquisição, manutenção e perda temporária (SILVA, 1997).
Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).
Concentração, Centralização, Precisão, Respiração, Controle e Fluidez. Estes são os seis princípios que regem e embasam a filosofia e os exercícios do Autêntico Pilates.
Os princípios de treinamento físico são a base da teoria do treinamento físico e servem para o praticante obter o melhor resultado através da prática e de uma rotina de exercícios.
Basicamente, estão divididos em macrociclo, mesociclo e microciclo. Cada uma desses momentos têm funções e características próprias, como você verá a seguir.
O treinamento desportivo tem como objetivo principal a melhora do desempenho físico, motor e esportivo dos indivíduos praticantes de algum tipo de modalidade esportiva, seja ela uma simples corrida ou a prática de um esporte com exigências motoras mais complexas, como é o caso do futebol.
A iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva.
Erro #1 Treinar de estômago vazio
É um dos erros de treinamento clássicos: a maioria das pessoas come carboidrato de menos, e não come o suficiente antes de fortes sessões de treino – o que faz com que se exercitem menos intensamente e, consequentemente, queimem menos calorias.
O princípio da sobrecarga é um conceito básico de treinamento esportivo. Isso significa que, a fim de melhorar, os atletas devem trabalhar cada vez mais, à medida que seus corpos se ajustam aos treinos existentes.
A periodização está baseada no princípio de supercompensação: quando o corpo recebe uma sobrecarga (estímulo maior que sua capacidade naquele momento) vai consumir energia, mas a reposição das reservas energéticas é feita acima da condição anterior.
Os treinamentos para aumento da velocidade devem considerar múltiplos fatores, sendo correto afirmar que os exercícios para o treinamento da velocidade devem exigir um controle complementar da consciência. a reação simples é caracterizada pelo tempo de reação sem o atleta conhecer o sinal da ação de resposta.
Segundo Conde (1999), os métodos para o treinamento da velocidade são:Método de repetições: Propõem a realização de exercícios de curta duração (4 a 6 segundos), explosivos, com pausas ativas de 60 a 90 segundos. ... Método intensivo de intervalos: Mais indicado no desenvolvimento da velocidade-resistência.
O treino consiste em percorrer a distância pré-determinada no menor espaço de tempo possível”. Ao acrescentar velocidade, consequentemente o atleta precisa fazer mais força, ou aumentar a frequência dos movimentos. Isso requer mais energia, oxigênio e sangue para musculatura.
O treinamento sistematizado voltado para o aperfeiçoamento da velocidade de deslocamento é capaz de promover mudanças de caráter morfológico e metabólico nas fibras musculares do tipo IIB, promovendo assim, um aumento no desempenho de atletas dos 100 metros rasos. Unitermos: Atletismo.
Quanto tempo demora para cicatrizar uma deiscência?
Qual a melhor definição para densidade?
Como calcular limite de tolerância para agentes químicos?
Quais são as cores da prosperidade?
Em que cidade Dom João instalou o seu governo?
Quem pode utilizar dos benefícios da lei da arbitragem?
Quantas gotas tem 1 ml de soro Fisiologico?
Quantos litros tem um cilindro de 10m3?
Como colher as folhas da cebola?
O que o bicarbonato faz no estômago?
Como as alavancas são classificadas de exemplos?
Quais são os múltiplos de 9 entre 100 é 1000?