Um raio pode durar até dois segundos, porém, dura, em geral, cerca de meio a um terço de segundo.
Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor. Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
Durante as tempestades fique em casa. Saia somente se for absolutamente necessário. Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.
"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.
Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).
24 curiosidades que você vai gostar
Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.
Não use o telefone celular para fazer ou receber ligações, se estiver conectado na instalação elétrica, durante uma tempestade ou com relâmpagos em dia chuvoso. Pode-se correr o risco de acontecer a explosão da bateria, de levar um choque, sofrer queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica.
Em geral, o trovão não causa nenhum dano às pessoas, apenas sendo responsável por alguns sustos. Detalhe que a força do raio depende da intensidade de sua descarga elétrica, chegando a provocar estrondo semelhante ao de uma bomba em certos casos e causando onda de choque no ar.
Raio nuvem-solo: com relação à trajetória, este é o tipo mais conhecido e o segundo tipo mais comum de raios. De todos os diferentes tipos de raios, é o que representa maior ameaça à vida e à propriedade, uma vez que atinge o chão. O raio nuvem-solo é uma descarga entre uma nuvem Cumulonimbus e o solo.
Apesar do mito popular que diz que ser atingido por um raio é um evento improvável, as estatísticas mostram que isto ocorre frequentemente. Em muitas áreas do mundo, os raios são a segunda maior causa de morte e lesões relacionadas a tempestades, perdendo apenas para as enchentes.
– NÃO permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos; – NÃO fique no alto de morros ou no topo de prédios; – NÃO se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos; – NUNCA se abrigue debaixo de árvores isoladas.
– não permanecer em varandas, sacadas, toldos e deques; – não dirigir ou se abrigar em veículos sem capota, como tratores, motocicletas e bicicletas; – não usar equipamentos elétricos ou o telefone. Obs.: Ao contrário do que se diz popularmente, um raio pode, sim, cair várias vezes no mesmo local!
Chuvas e tempestades
Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.
Primeiramente, vemos o relâmpago e o trovão vem somente depois. Isso acontece porque a velocidade da luz é absurdamente mais rápida em comparação com a velocidade do som.
A velocidade da luz é maior que a do som, por isso vemos primeiro o raio, também chamado de relâmpago. Alguns segundos depois, escutamos um barulho, quer dizer, o trovão.
Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.
O novo recorde de maior raio já registrado foi para o megaflash observado em 29 de abril de 2020 nos EUA, cuja extensão alcançou 768 km, rasgando os céus sobre o Mississípi, Louisiana e Texas.
Um raio de 709 quilômetros que atingiu o Rio Grande do Sul em 31 de outubro de 2018 foi reconhecido nesta quinta-feira, 25, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como o mais extenso do mundo, ultrapassando o recorde anterior, registrado em Oklahoma, nos Estados Unidos, com 321 quilômetros.
Existem três tipos de raios, também menos comumente chamados descargas iônicas: Da nuvem para o solo. Do solo para a nuvem. Entre nuvens.
O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.
Algumas vítimas de raios relatam terem sido catapultadas e voarem vários metros pelo ar a outro local: "Eu ia por um caminho e, de repente, depois do raio, estava a uns metros de distância, na grama." "Também há relatos de mortes nas montanhas, onde os atingidos foram catapultados abismo abaixo após um raio".
Sendo assim, não há com o que se preocupar. Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema. O único alerta fica por conta do carregador a ser utilizado. Evite usar carregadores que não sejam os originais do produto.
Isso pode queimar os aparelhos ligados no momento ou mesmo transferir essa carga para quem estiver usando, ou seja, dar um choque. Portanto, é sim perigoso tomar banho quando está relampejando, assim como é perigoso ficar próximo de telefones, computadores e outros aparelhos elétricos ligados na tomada.
Observou-se que as trovoadas foram encontradas em todo o ano, exceto em setembro, sendo mais frequentes nos meses em que predominam as temperaturas mais altas (dezembro a abril). Ressalta-se que nesse período, a maior média de atividade de trovoadas foi encontrada em março com 2,8 dias de trovoadas a cada ano.
Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.
Como é o nome do exame de vitaminas?
Quais foram os símbolos da arquitetura moderna?
Qual é o bioma da região Sudeste?
Qual é o animal mais feroz da floresta?
O que vem depois do Quintilhao?
Qual o grau de perda visual é considerado deficiente?
Quanto tempo a multa sai do sistema depois de paga 2021?
Como faço o cálculo de IMC na mão?
Quais são os principais efeitos positivos dos programas de SST que as empresas realizam?
Quanto custa uma galinha gótica?
Como é possível aumentar a resistência mecânica do aço?
Quantas horas uma cuidadora pode trabalhar?
O que são fluxos de documentos?
Quais são os objetivos e os princípios da Política Nacional das relações de consumo?