A engenheira química explica que, se a escolha for de conservar o pinhão na geladeira, precisa ser entre dois e dez graus, na gaveta de legumes. Desta forma, as sementes podem ser armazenadas com casca, em um saco plástico não lacrado, por 60 dias.
O pinhão também pode ser congelado, mas nesse caso, a especialista recomenda que seja guardado cozido e sem a casca para evitar que a casca passe qualquer sabor para o pinhão. Em qualquer uma das formas de armazenamento, Maria Lúcia recomenda o uso em prazo de seis meses.
Na geladeira, o pinhão cozido resiste bem por até cinco dias.
Pois, o pinhão cozido, em dias frios poderá ficar dentro da água do cozimento por uns 3 dias, basta dar uma fervida por dia. Ou coloque na geladeira, mas terá que mantê-lo na própria água, mais ou menos pelo mesmo tempo.
Feche os alimentos em sacos plásticos, procurando retirar todo o ar de dentro deles. Deixe no freezer para congelar. Na hora de comer, retire do freezer e não espere descongelar! Coloque logo em água fervente, para que cozinhe.
29 curiosidades que você vai gostar
Após esfriar, caso você queira comer o pinhão quentinho, aqueça uma panela com água e sal, deixe ferver, acrescente o pinhão e aguarde 5 minutos. Bom Apetite!
Quando a casa já está sem brilho e sua coloração já está comprometida e sem intensidade, normalmente, o pinhão já está fora da época adequada para consumo. Outra forma de verificar é procurar ver se entre os pinhões muitos já não estão furados por pequenos bichinhos que invadem seu interior e se alimentam da polpa.
Para escolher um pinhão maduro e saboroso, veja a cor da casca: deve ser marrom nas pontas e amarelado no restante. Ao apertar, deve ser firme e não ceder à pressão dos dedos. “O pinhão verde parece uma palha e é bem levinho, quando você aperta, ele parece uma borracha, não é firme”, ensina.
Um bom exemplar deve ser amarronzado nas pontas e o ter o restante do corpo amarelado. A casca deve ser brilhosa e não pode apresentar furos nem mofos. Pinhão que já esteja brotando e que é muito leve pode não ser bom para o consumo".
A engenheira química explica que, se a escolha for de conservar o pinhão na geladeira, precisa ser entre dois e dez graus, na gaveta de legumes. Desta forma, as sementes podem ser armazenadas com casca, em um saco plástico não lacrado, por 60 dias.
Ele ainda dá uma importante dica para saber quando o pinhão está fresco e próprio para o consumo. "Se você colocar dentro da água, na hora do cozimento, ela não vai boiar. Se você compra pinhão velho, que não foi bem granado, ao colocar na água, ele tende a boiar.
O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. ... No Brasil, o termo “pinhão” geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia, árvore de destacada importância cultural, econômica e ambiental no sul e em algumas partes do sudeste do Brasil.
É que se as sementes são ingeridas ainda verdes, elas podem causar problemas como má digestão, náuseas e até episódios de constipação. Isso acontece, em grande parte, porque, nesse estado, o pinhão apresenta um alto teor de umidade – o que favorece a presença de fungos. Em outras palavras, o alimento pode ser tóxico.
Para ajudar a identificar a hora certa de trocar o kit relação, fique de olho nesses primeiros sinais de problemas:desgastes nos dentes do pinhão e da coroa,corrente muito frouxa ou escapando,ruídos ou trancos durante o funcionamento.
O pinhão bom, maduro, é amarelo marrom.
Escolha a melhor semente
Opte por aquelas que têm a casca mais brilhante, vários tons de marrom e sem furos. Lave bem em água corrente, sem precisar deixar de molho. Corte as pontinhas do pinhão a fim de verificar se a polpa está branca. Caso esteja escura, já passou do ponto de consumo.
Coloque o pinhão em uma tigela apropriada para ser levada ao forno micro-ondas. Em seguida, adicione água em quantidade suficiente para cobrir o pinhão em até dois dedos. A água é importante para acelerar o processo de cozimento.
Pinhão no micro-ondas
Primeiro, é preciso esquentar uma tigela de vidro com água. Depois é só adicionar os pinhões e esquentar novamente, por mais alguns minutos.
Em uma frigideira, sobre o fogo médio, derreta a manteiga. Logo em seguida, adicione os pinhões. Deixe esquentar por cerca de três minutos, mexendo sempre, para que todos fiquem cobertos de manteiga. Por fim, retire do fogo e sirva imediatamente.
“A araucária é uma árvore que não tem fruta, faz parte do grupo das gimnospermas. Ela produz a pinha e os pinhões. Quando um pinhão cai no chão, por exemplo, ele germina e produz uma muda, por isso é uma semente”, explica o engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa Florestas Ivar Wendling.
O pinhão é a semente da araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná, bastante apreciado na alimentação humana. É encontrado dentro da pinha nos galhos das árvores fêmeas.
O pinhão é a semente da Araucária e a parte comestível da pinha.
A broca-do-pinhão, Cydia araucariae, é relatada como a principal praga desta cultura. As lagartas danificam as sementes (pinhões), prejudicando a germinação e o crescimento das mudas. Afetam também a utilização dos pinhões para alimentação.
Elas podem causar problemas como má digestão, náuseas e até episódios de constipação. Isso acontece, em grande parte, porque, nesse estado, o pinhão apresenta um alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos.
Quais são os tipos de produtores?
Qual o nome vem primeiro no monograma?
O que são restrições de crédito?
Qual a condutividade ideal da água potável?
Como saber se minha rede e 2 4 ou 5ghz?
Como calcular 5 horas de adicional noturno?
O que significa o número 4 na Bíblia?
Qual a regra das expressões numéricas?
O que é Síndrome de ativação dos mastócitos?
Quem tem pressão alta pode aplicar enzimas para emagrecer?
Quais são as melhores novelas brasileiras?
Quais os sintomas de TGO é TGP altos?