O quanto é o ideal amamentar
A recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS é que seja mantido como alimento exclusivo até os seis meses de idade e, em seguida, como alimento complementar até os dois anos de idade.
Até os seis meses de vida, o leite materno oferece todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver com saúde, além de fornecer importantes anticorpos para o amadurecimento do seu sistema imunológico.
A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês sejam amamentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade. Depois desse período, o bebê deve começar a receber alimentação complementar juntamente com o aleitamento materno, que deve ser mantido até os 2 anos ou mais.
2Um bebê recém-nascido mama em média de 30 a 60 ml de leite a cada mamada. 3O bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. Chega a uma média de consumo diário de 420 ml e 750 ml de leite.
Inclusive, a amamentação em livre demanda durante os primeiros seis meses de vida é o mais indicado pelos pediatras. Nesse caso, os bebês podem mamar sempre que sentirem fome, sem ter a necessidade de um horário específico para se alimentar.
20 curiosidades que você vai gostar
Segundo uma pesquisa da OMS, 500 ml de leite materno no segundo ano de vida fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína de alto valor biológico (com anticorpos) e 31% do total de energia (ou calorias) de que uma criança precisa diariamente.
A "alergia ao leite materno" acontece quando a proteína do leite de vaca que a mãe consome na alimentação é secretada no leite materno, produzindo sintomas que fazem parecer que o bebê tem alergia ao leite da mãe, como diarreia, prisão de ventre, vômitos, vermelhidão ou coceira na pele.
A amamentação prolongada pode ser considerada perfeitamente normal até a criança ter seis ou sete anos, uma vez que não há dados que comprovam que essa prática seja prejudicial para a criança ou para a mãe. Muitos estudos consideram a amamentação prolongada como forma de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ser mantido até os dois anos de idade, sendo que nos primeiros 6 meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente de leite, não recebendo nenhum outro tipo de alimento, e a partir de então é feita a ...
Benefícios da amamentação prolongada
Reduz as chances de obesidade a longo prazo;
Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes a longo prazo;
Melhor desenvolvimento da cavidade bucal;
Efeito positivo na inteligência;
Melhor obtenção de nutrientes;
Menores riscos de infecções respiratórias;
"Pode esperar amamentar de duas em duas ou de três em três horas durante o dia. Durante a noite pode ter intervalos maiores, como três ou quatro horas, ou talvez mesmo cinco," diz Cathy Garbin, uma consultora em aleitamento materno de renome internacional.
Motivos para a baixa produção de leite materno
Perda de sangue excessiva (mais de 500 ml) durante o parto ou retenção de fragmentos da placenta podem atrasar a descida do leite (que geralmente ocorre cerca de três dias após o parto). ... Às vezes, as mães com essas condições têm baixa produção de leite.
Algumas explicações para a redução do leite materno são físicas (hipotireoidismo, diabetes, uso de anticoncepcionais orais, etc), no entanto, as questões práticas, ou seja, relacionadas à forma de amamentar são as mais frequentes e, felizmente, mais simples de serem modificadas.
É tão fundamental que o especialista chama o leite materno de "sangue branco". “Ele ainda é imunologicamente dependente da sua mãe não mais pelo sangue vermelho, agora pelo sangue branco”, diz.
O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade.
O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.
Benefícios da amamentação continuada para a criança
Diminui o risco de alergias.
Protege contra infecções respiratórias, entre outras.
Promove uma melhor nutrição.
Diminui risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes.
Reduz chance de obesidade.
Favorece a capacidade cognitiva.
Melhora o desenvolvimento da cavidade bucal.
Confira o que fazer quando o leite fica escasso e como lidar com fatores que atrapalham a amamentação.
Observe se a pega está correta. ...
Ofereça o peito logo após o parto. ...
Investigue a dor. ...
Amamente em livre demanda. ...
A mãe precisa estar descansada. ...
Espere a mama esvaziar antes de trocar de lado.
Beber menos água e outros líquidos porque eles são essenciais na produção de leite, e com a sua restrição, a produção naturalmente diminui; Colocar compressas geladas nas mamas, mas enroladas numa fralda ou num guardanapo para não queimar a pele.
6 dicas para aumentar a produção de leite materno
Dar de mamar sempre que o bebê estiver com fome. ...
Dar a mama até ao fim. ...
Beber mais água. ...
Consumir alimentos que estimulam a produção de leite. ...
Olhar o bebê nos olhos durante a amamentação. ...
Tentar relaxar durante o dia.
Daí quando o corpo aprende o quanto produzir, o seio diminui de tamanho porque não precisa mais produzir muito, pois “ele” já sabe o peso do seu bebê, o tanto que ele mama e a rotina diária do aleitamento. Isso não é incrível? O bebê cresce, passa dos 3 meses e muda tudo de novo, como disse no começo do texto.
Mas a grande dúvida é: passar nervoso seca o leite materno? Mito ou Verdade? Como o estresse e o estado emocional da mãe estão completamente aliados, pode sim diminuir a quantidade do leite materno caso passe algum nervoso.
O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal. Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném.
Para termos propriedade no assunto, precisamos entender primeiro o termo ao pé da letra: amamentação prolongada é aquela que ultrapassa o tempo de dois anos de aleitamento materno recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde brasileiro.
Como fazer um laudo de hemograma?
Como pintar cabelos grisalhos feminino?
Como liberar memória RAM Xiaomi?
Como selecionar mais de uma msg no iPhone?
Como pintar o cabelo com tinta neon?
Como liberar espaço no iCloud grátis?
Como desbloquear a Galactus em Marvel vs Capcom 3?
Como começar a pintar uma peça de gesso?
Como pintar bolsa que está descascando?
Qual tinta usar para pintar bolas de isopor?
Como se desenha um cabelo liso?
Como pintar o cabelo de preto para vermelho?
Como pesquisar looks no Pinterest?