Como o mandado de segurança facilita a análise pela Justiça, o acordo estipulou que, pelos próximos dois anos, ele só poderá ser solicitado após o fim do novo prazo de análise, que varia de 30 dias a 90 dias, a depender do benefício pedido.
4.3) Qual a competência em MS contra o INSS? Devido à função da pessoa contra a qual se impetra o MS (a autoridade coatora é um servidor público de autarquia federal), a competência para o julgamento da mencionada demanda será exclusivamente da Vara Comum da Justiça Federal (e não do Juizado Especial Federal).
Explicando de maneira bem simples, o Mandado de Segurança é uma espécie de ação judicial que visa garantir que seus direitos não sejam violados pelo nosso país. ... Por exemplo, pense que você solicitou uma aposentadoria no INSS, mas eles extrapolaram o tempo previsto em lei sem te dar uma resposta.
Embora a Constituição não tenha fixado um prazo para que o Mandado de Segurança possa ser impetrado, historicamente, a legislação sempre fixou o prazo de 120 (cento e vinte) dias “contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado” (art. 23 da Lei 12.016/09, atual lei do Mandado de Segurança).
O valor da causa, que será necessariamente indicado na petição inicial ou na reconvenção (art. 292) deverá corresponder ao conteúdo patrimonial em discussão ou ao proveito econômico perseguido pelo demandante (art. 292, § 3o).
O MS deverá ser protocolado na Vara Comum da Justiça Federal, em razão da competência da Justiça Federal. Ademais, como como explicarei no tópico a seguir, o Mandado de Segurança, via de regra, deverá tramitar no domicílio funcional da autoridade impetrada.
O Superior Tribunal de Justiça tem entendido, em jurisprudência consolidada, que, do ponto de vista territorial, o mandado de segurança deve ser impetrado no foro do lugar onde a autoridade exerce suas funções.
O MS deverá ser protocolado na Vara Comum da Justiça Federal, em razão da competência da Justiça Federal. Ademais, como como explicarei no tópico a seguir, o Mandado de Segurança, via de regra, deverá tramitar no domicílio funcional da autoridade impetrada.
Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
4.1) Qual o prazo para ajuizar Mandado de Segurança contra INSS? A Lei n. 12.016/2009 (Lei do Mandado de Segurança), em seu art. 23, prevê o prazo decadencial de 120 dias para a impetração do MS, contado da ciência pelo interessado do ato a ser impugnado.
Aprenda as hipóteses de cabimento de Mandado de Segurança contra o INSS, como identificar a autoridade coatora, onde protocolar o MS, qual o prazo de impetração e o posicionamento do STJ e STF. Dizem que nós brasileiros adoramos uma fila.
Ademais, não há de se esquecer que, em se tratando de Mandado de Segurança contra o INSS, em regra, a autoridade coatora a ser indicada quando do ajuizamento da demanda é o Gerente Executivo responsável pela Agência da Previdência Social em que foi protocolado o requerimento administrativo.
Omissão do INSS. Advogada (OAB/RS 115.248). Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo recebido diploma de Láurea Acadêmica, em virtude do elevado destaque no ensino, na pesquisa e na extensão durante o curso.
Qual a medida da caçamba da saveiro cabine dupla?
Quais são os princípios do reino de Deus?
Qual diferença entre Eternit e Brasilit?
Como faço pra saber o tamanho do bebê no útero?
O que precisa para casar no cartório e quanto custa?
O que fazer com o namorado em dias de frio?
Qual o mês mais barato para viajar para o Egito?
Onde tem início a história da qualidade?
O que leva uma pessoa a fazer hemodiálise?
Quais as capitais mais sujas do Brasil?
O que precisa para ser motorista uber?
Como se calcula o calor da reação?
Quais as quatro características de funcionamento das línguas gesto visuais?
Qual a ordem de lançamento dos celulares Samsung?
Qual lado fica o bebê na barriga?
O que é a avaliação de reação?
O que se deve fazer para fechar conta bancária de pessoa falecida?