O falante emprega quantas, porque é atraído pelo plural que vem a seguir: mais pessoas. Isto é, quando começa a pronunciar a palavra quanto, está já a visualizar o plural mais compras e a pensar nele, e por ele se sentiu «atraído». Então saiu-lhe quantas mais em vez de quanto mais.
Apesar de haver um uso mais recorrente da expressão “quanto mais não seja”, é preferível usar “quando mais não seja”.
É usado principalmente como conjunção que introduz uma contrariedade, uma adversidade. Dica: Na dúvida, teste com outras conjunções equivalentes, como porém, contudo, todavia, entretanto. Se o sentido for o mesmo, pode ficar tranquilo e escrever MAS.
A palavra “mas” atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário.
Ainda por cima: 1 ainda por cima, ainda, ainda para mais, além disso, além do mais, além de tudo, para mais, para culminar. Exemplo: Ele chega tarde e ainda mais reclama que não está tudo pronto?!
38 curiosidades que você vai gostar
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
Essa locução tem valor condicional ou concessivo. Vale aproximadamente por se não for (para) outra coisa, nem que seja (no passado: nem que fosse). Exemplos: Convém protestar, quando mais não seja para provar que estamos vivos.
Pontuação Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ... Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ... Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ... Parênteses ( ( ) ) ... Ponto de Exclamação ( ! ) ... Ponto de Interrogação ( ? ) ... Vírgula ( , ) ... Ponto e vírgula ( ; )
Dois PontosOs dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. ... Começar uma enumeração.Antes de uma citação ou fala de alguém.Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.Nos discursos diretos.Anteceder um exemplo, observação ou nota.Antes de orações apositivas.Depois de vocativos.
Na pior das hipóteses; no mínimo; ao menos; pelo menos.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
1 a não ser, à exceção de, afora, exceto, fora, menos, salvante, salvo, tirante. Caso contrário: 2 caso contrário, aliás, de outra forma, de outro modo, do contrário, quando não.
Falamos que algo é um mal necessário quando é algo por que temos que passar para chegar a um objetivo maior. Por exemplo: apesar de criança não gostar de comer verduras e legumes é um mal necessário.
«A não ser que» é uma locução conjuntiva que introduz uma oração subordinada condicional finita com verbo no modo conjuntivo. A própria locução veicula em si uma polaridade negativa, expressa pelo advérbio não, e encerra uma condição que pode alterar o facto expresso pela frase subordinante («vou sair»).
3 isto é, ou melhor, quer dizer, melhor dizendo, melhor, ou, em outras palavras, em outros termos, isto significa, assim dizendo, digo, ou por outra. Exemplo: Isto é uma palavra oxítona, ou seja, tem a última sílaba como sílaba tônica.
1 exceto, excetuando, salvo, fora, afora, a menos, salvante, tirante, à exceção de, com exceção de.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Significado de Ou seja
expressão Isto é; quer dizer que; expressão utilizada para explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão: ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou.
Significado de Assim seja
locução interjeição Amém; queira Deus; oxalá; tomara: assim seja, conforme as tuas palavras nos permitem fazer. Que assim seja. Indica aprovação absoluta: e se todas essas qualidades acabaram por fazer dela uma rainha, que assim seja.
Expressão usada para expressar que não se importa.
quem quer que seja - Wikcionário.
Amém é um termo em hebraico, utilizado para afirmar ou aderir a alguma coisa. Amém é uma interjeição que significa "certamente", "verdadeiramente" e "assim seja". Amém é uma palavra utilizada pela Igreja Católica e Evangélica.
A oração “Que Assim Seja” por Kardec
Sobre todas as coisas que não nos é dado compreender, seja feito segundo vossa santa vontade, e não segundo a nossa, porque não quereis senão nosso bem, e sabeis melhor do que nós o que nos é útil. Nós vos dirigimos esta prece, ó meu Deus!
Como calcula a sensação térmica?
Como se calcula a desvalorização da moeda?
Como lançar um financiamento na contabilidade?
Como é calculada a taxa de migração?
Como calcular o rendimento de uma aplicação financeira?
Como lavar sutiã auto adesivo?
Como pode ser classificada a fratura?
Como justificar erro ao chefe?
O que faz um estagiário de radiologia?
Como funcionam os incentivos fiscais?
Como funciona o forno elétrico da Oster?
Como funciona o financiamento estudantil Santander Medicina?
O que é um fundo de previdência?
O que é frete reduzido no Enjoei?
Como funciona a retirada de associados em uma cooperativa?