A dica aqui é acelerar para manter o veículo dentro da faixa de rotação entre 3.000 rpm e 4.000 rpm. É bom não esquecer de usar a marcha adequada para evitar que o veículo precise reduzir a marcha. Nesta situação, o motorista precisará acelerar mais e aí o consumo pode aumentar.
Entre eles: aceleramento sem necessidade, não desligar o carro quando está em congestionamentos, ar condicionado ligado (que pode ser responsável por até 10% do consumo), pneus desalinhados e desbalanceados, excesso de peso no carro (um aumento de 48kg, por exemplo, significa 2% a mais na sua próxima conta no posto).
Manutenção preventiva – O filtro de ar sujo faz o veículo consumir muito combustível, exemplifica o consultor. “Ou uma vela ruim pode não emitir uma boa centelha, prejudicando a queima. Tudo isso tende a aumentar o consumo”, ressalta.
Econômico – Motor 1.0 A princípio, os motores 1.0 são os mais queridos para quem preza por economia, tanto no valor do veículo quanto na economia do combustível. Apesar disso, em situações em que o motor exige mais esforço para acelerar ou desempenhar força, a economia para o seu bolso pode ser bem menor.
Além dos pneus, alguns itens de manutenção tem relação direta com o consumo e estão entre os primeiros suspeitos quando o consumo de combustível de um carro aumenta com a mesma rotina (mesmo motorista, percurso e horários). O primeiro item é o filtro de ar, que pode estar sujo e precisa ser substituído.
Principal > Catálogo | |
---|---|
Ficha Técnica | |
Consumo | |
Urbano | 9,8 km/l |
Rodoviário | 13,2 km/l |
Ficando de olho nestes componentes, o consumo de combustível pode ser reduzido em até 20% (dependendo a situação dos pneus e rodas que era apresentada, obviamente). Afora a redução no consumo, pneus/rodas bem alinhados e calibrados contribuem para uma maior segurança e conforto do motorista e ocupantes.
Digamos que fez exatamente 600 km e que colocou exatamente 35 litros, para facilitar as contas. Divida os litros (35) pelos quilómetros (600) e multiplique por 100. O valor será 5,8. E esse será o seu consumo médio: 5,8 litros por cada 100 quilómetros percorridos. Fazendo sempre isto, sabe sempre quanto é que o motor do seu carro anda a consumir.
Entre os principais componentes que devem ser revisados para diminuir o consumo de combustível está o conjunto de pneus e rodas.
Em tempos de combustível com preços em alta, vale a pena você aprender a calcular o consumo do seu carro. Em modelos equipados com computador de bordo, é fácil saber (na maioria dos casos): eles apontam quanto quilômetros por litro (km/l) o seu automóvel está fazendo.
Quais são os exemplos de senso crítico?
Qual o recurso cabível contra indeferimento de mandado de segurança trabalhista?
Qual é a carga horária de um vigia?
Qual a diferença de vista e lida no WhatsApp?
Quem é o Yonkou que Law quer derrotar?
Quais os sinais de que a pneumonia está sendo curada?
Como calcular o valor da carga tributária?
São exemplos de transformações reversíveis?
Vai viajar e não tem onde deixar seu pet?
Quais os principais impactos ambientais na Amazônia?
Quais os efeitos da sertralina nos primeiros dias?
Qual é o nome da deusa do sol?
Quais os bairros mais perigosos de Portugal?
Como identificar uma frase formal e informal?
Qual o nome do pássaro que canta a noite?