Quanto maior a viscosidade, menor é o fluxo pelo vaso e consequentemente maior é a resistência, visto que o alto número de eritrócitos aumenta as forças friccionais contra células adjacentes e contra a parede do vaso sanguÃneo.
Assim, o aumento da pressão aumenta o fluxo por duas maneiras diferentes e, para muitos tecidos, o fluxo sanguÃneo, com pressão arterial de 100 mm Hg é em geral cerca de quatro vezes maior que o fluxo sanguÃneo com 50 mm Hg.
As veias e vênulas possuem paredes musculares muito mais finas que as artérias e arterÃolas, principalmente porque a pressão em veias e vênulas é muito menor. As veias podem dilatar-se para acomodar um aumento do volume sanguÃneo.
Quando os rins não realizam a filtração de forma eficiente, o resultado é um maior volume de lÃquido circulando pelos vasos sanguÃneos. Consequentemente, a pressão sobre as paredes arteriais será maior.
Fatores que interferem no fluxo: Diferença de pressão: quanto maior a diferença de pressão entre as duas extremidades do vaso, maior o fluxo. Raio: quanto maior o raio do vaso, maior o fluxo. Viscosidade: quanto maior a viscosidade do sangue, menor o fluxo.
As arterÃolas são consideradas vasos de resistência e são os principais determinantes da pressão sanguÃnea sistêmica. São muito finas, geralmente com menos de 0,5mm de diâmetro.
A pressão sistémica é mais alta na aorta e declina à medida que percorre os vasos sanguÃneos para atingir praticamente o valor zero na aurÃcula direita.
A redução dos calibres dos vasos sanguÃneos que se conectam com os capilares é essencial para evitar seu rompimento, uma vez que o sangue flui em artérias e veias em uma pressão e velocidade superior ao tolerado pelas paredes dos capilares.
É o processo que ocorre quando os músculos lisos das paredes dos vasos sanguÃneos se contraem e também está relacionado com a manutenção e regulação da temperatura corporal, evitando que o corpo perca calor para o meio exterior.
A hipertensão, ou pressão alta, acontece quando a pressão arterial, após ser medida por diversas vezes, é igual ou superior a 14 por 9. Isso acontece porque os vasos por onde o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve.
O fluxo sanguÃneo por um vaso é determinado por dois fatores: a diferença de pressão entre as duas extremidades do vaso e a resistência vascular periférica, portanto, Q = DP/R (ou, como ela é mais apresentada, Pressão Arterial = DC x RVP).
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência A deformação plástica corresponde ao movimento de uma grande quantidade de discordâncias; ¾O movimento de uma discordância se dá de forma discreta (pequenos deslocamentos por vez). 9O movimento de um plano inteiro de uma vez exigiria uma imensa quantidade de energia para ser realizado.
Condição financeira, bairro que mora e status social. Giddens chama de mobilidade lateral, por exemplo, o fato de mudar-se de um bairro para o outro. Quando há mobilidade horizontal a pessoa muda de posição dentro de um determinado grupo, mas permanece no mesmo estrato social. A exemplo disto temos o caso de morador que se torna sÃndico.
Se todos os vasos sistêmicos fossem colocados lado a lado, a área da sua secção transversa somada seria aproximadamente:
Como emitir carteira estudantil Digital?
Como apagar detalhes de uma imagem no Word?
Como limpar crosta de panela usando bicarbonato de sódio?
Como tomar Lipofit Free Faster?
É verdade que Shake emagrece?
Qual calmante tomar junto com a sibutramina?
Quantos dias posso tomar carbocisteÃna?
Para que serve o xarope Filinar?
Como funciona a farinha seca barriga?
Qual a melhor forma de consumir o gergelim?
Como devo tomar o sulfametoxazol?
Quantas gotas de Vomistop devo tomar criança?
Qual a reação do xarope Neotoss?
Como a gestante deve tomar o sulfato ferroso?
Como se toma o remédio Annita?
O que significa azitromicina de hidratada?
Quantos dias posso tomar o meloxicam?