Há também os efeitos da umidade sobre a sensação térmica, pois quanto mais úmido for o ambiente, maiores serão os efeitos da temperatura sobre nós. Assim sendo, onde estiver fazendo calor, se a umidade aumentar, aumentará o “abafamento”, fazendo com que a sensação térmica seja bem superior à temperatura real do ar.
Quando temos uma umidade muito alta, ocorre a proliferação dos fungos, desencadeando crises de rinite, com congestão nasal e espirros”, explica a pneumologista. Pacientes com asma também costumam ter crises com o tempo nestas condições, apresentando sinais como tosse, falta de ar e chiado ao respirar”, acrescenta.
Quando o ar está muito úmido, contudo, a perda de calor por evaporação é reduzida. Por isso, um dia quente e úmido parecerá mais quente e desconfortável que um dia quente e seco.
A alta umidade relativa do ar — valores acima dos 70% — também traz malefício, como a sensação de calor extremo devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo.
Segundo a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção. A umidade do ar a 10%, por exemplo, é um nível compatível com o do Deserto do Saara, por exemplo.
21 curiosidades que você vai gostar
O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50%-60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde e aos bens materiais.
Já o 100%, que acontece na natureza às vezes, indica que o ar está saturado e não pode absorver mais água. É como pôr tanto açúcar no chá que ele não dilui mais e acumula no fundo.
O que fazer quando a umidade estiver alta?Utilize um desumidificador: o aparelho é usado para diminuir a umidade presente em locais fechados, como o sótão ou o porão;Reduza a quantidade de água que evapora para o ar da sua casa. ... Utilize um aparelho de ar-condicionado.
Por este motivo, é interessante saber algumas informações sobre a baixa umidade relativa do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%. Entretanto, em algumas épocas do ano, como no inverno, ela tende a cair, inclusive, abaixo de 30%.
Em relação ao clima do local, podemos compreender que a umidade do ar está relacionada com a amplitude térmica. Ou seja, a diferença entre a maior e a menor temperatura atingida em determinado período. Assim, quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica.
Conforme a temperatura do ar aumenta, a umidade relativa diminui, pois o ar mais quente retém maior quantidade de vapor d água.
Um é o Heat Index ou Índice de Calor, que considera o efeito da umidade sobre a temperatura. Quanto maior a umidade e a temperatura do ar, maior a sensação térmica, pois com o ar saturado de água é mais difícil acontecer a sudação, responsável por “esfriar” o nosso corpo.
Quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros.
Impactos causados pela umidade
Os esporos produzidos pelo mofo e que pairam pelo ar podem criar quadros alérgicos e de rinite, agravar a asma, causar tosse seca, dores de cabeça e transmitir bactérias que levam a infecções.
Os principais sintomas sentidos quando a umidade do ar cai são:Rinite.Asma.Outros problemas respiratórios.Irritação nos olhos.Irritação no nariz.Garganta seca e sensível.Ressecamento da pele.Problemas cardíacos.
SintomasQuando a umidade do ar está abaixo de 30% a pessoa pode sentir:Dor de cabeça.Complicações alérgicas.Sangramento nasal.Garganta seca e irritada.Sensação de areia nos olhos.Olhos vermelhos e congestionados.Pele ressecada.
“Com a baixa umidade do ar e, principalmente, em grandes cidades onde temos alta concentração de poluição, as vias aéreas costumam sofrer”, conta a médica. Ela cita a tosse, o desconforto para respirar, crises de asma, chieira, coriza e obstrução das vias respiratórias como sintomas mais comuns.
Assim como giz, o carvão também é uma alternativa acessível para impedir o surgimento de mofo, pois este mineral ajuda a absorver a água do ar úmido. Ele é indicado para evitar a umidade em áreas menores da casa, como despensas e depósitos.
A umidade relativa pode variar de 0% (ausência de vapor de água no ar) a 100% (quantidade máxima de vapor de água que o ar pode dissolver, indicando que o ar está saturado). Em regiões onde a umidade relativa do ar se mantém muito baixa por longos períodos, as chuvas são escassas.
Quando a umidade relativa ultrapasse de 90% proporciona condições favoráveis de condensação de água sobre a superfície das folhas das plantas ocasionando o desenvolvimento de doenças.
O mínimo que a umidade chega é a 2%, e isso em condições muito extremas. E mesmo que alcançasse nível zero, nossas vias aéreas seriam capazes de compensar, transferindo água dos líquidos extracelulares para o seu interior, por onde o ar fluiria até os pulmões em boas condições.
Assim sendo, onde estiver fazendo calor, se a umidade aumentar, aumentará o “abafamento”, fazendo com que a sensação térmica seja bem superior à temperatura real do ar. Por outro lado, se está fazendo frio e a umidade é acentuada, os efeitos do frio tendem a ser maiores, diminuindo ainda mais a sensação térmica.
Umidifique o ambiente
Espalhe panos (toalhas) úmidos ou mesmo baldes com água pelos ambientes da casa, especialmente nos quartos, durante a noite. Uma alternativa, mais eficiente, é utilizar um umidificador de ar.
O valor da sensação térmica é uma estimativa, pois a percepção de frio ou calor pode ser influenciada a vários fatores, como hábitos culturais e variáveis meteorológicas e/ou físicas, como sombra, exposição direta ao sol, uso de roupas leves ou pesadas, ambientes arborizados ou não, etc.
A exposição direta ao sol pode aumentar em alguns graus a sensação. Caso a umidade estivesse em 20% (nível considerado baixo), a sensação térmica seria de 42°C mesmo. Se a umidade fosse de 0, a sensação térmica seria de 36°C.
O que acontece se misturar água sanitária com urina?
Como tomar limão para perder peso?
Qual o pH das progressivas ácidas?
Qual a primeira vez que o Dean morre?
Serão excluídos ao lucro líquido?
Como fazer pedido de divórcio pela Defensoria Pública?
Quem é a autoridade máxima de uma cidade?
Como é feita a cirurgia de cateterismo?
Qual Antonimo da palavra humilde?
Quanto deve pesar uma marmita pequena?
Quais projetos o engenheiro civil pode fazer?
Qual o índice de correção monetária utilizado pela Justiça estadual?
O que são as estrelas de Axum?
O que aconteceu de mais importante em 2015 no Brasil?
Quais são os tipos de hibridação?
Quais as funções de um auxiliar de Cabeleireiro?
Quem é mais forte Obito ou Madara?