Quanto maior for a pressão, maior será a temperatura de ebulição e de fusão. No dia a dia é muito comum observarmos as mudanças de estados físicos, como, por exemplo, o derretimento do gelo (fusão) ou quando fervemos água numa chaleira (ebulição).
Quanto maior for a pressão, maior será a temperatura para que a substância mude de fase. As substâncias, ao receber calor durante o processo de fusão, têm seu volume expandido. Isso acontece porque o grau de agitação térmica das partículas da substância se eleva.
Este fato faz com que quanto maior a pressão, maior deverá ser a temperatura para que a substância mude de fase. A exceção ocorre com algumas substâncias, entre elas a água, que diminui seu volume quando sofrem fusão. Neste caso, uma maior pressão irá diminuir o ponto de fusão.
Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura. Isso ocorre porque, sob baixas temperaturas, o ar fica mais pesado e comprime o ar que está por baixo, elevando, assim, a pressão atmosférica.
Quando uma substância qualquer se funde, ou seja, passa do estado sólido para o estado líquido, ela tem seu volume aumentado. Para uma substância com esse comportamento, observa-se que um aumento na pressão exercida sobre ela acarreta um aumento em sua temperatura de fusão.
30 curiosidades que você vai gostar
Quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente essa igualdade acontecerá e menor será a temperatura da água para que ocorra. Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.
O aumentando da pressão sobre substâncias que tem seu volume expandido quando aquecidas corresponde a um aumento em suas temperaturas de fusão e ebulição. Experimentalmente, observa-se que a mudança de pressão exercida sobre uma substância implica na mudança de temperatura de fusão e ebulição.
Para manter a pressão constante faremos o seguinte: se aumentarmos a temperatura, precisaremos contrabalançar o aumento de pressão, fazendo com que diminua. Isto é possível se aumentar o volume. Aumentando a temperatura, a pressão aumenta. Aumentando o volume a pressão diminui.
Isso ocorre porque, se a temperatura aumenta, significa que a agitação das partículas constituintes do gás está maior. Com isso, a tendência é haver a expansão do gás, isto é, o volume aumenta com o aumento da temperatura.
Quais são os animais que não existem mais?
Quando o pagamento for feito em quotas periódicas?
Como ativar o microfone do teclado para digitar por voz?
Como entrar em contato com a Enel pelo WhatsApp?
Pode comer pipoca depois da cirurgia?
Quem é a mais famosa do Twice?
Porque borracha não apaga caneta?
O que acontece se eu formatar o meu notebook?
Quais as fases do cordão umbilical?
Qual país tem os homens mais ciumentos?
O que que faz o papiloscopista?
Quais as vantagens das usinas termelétricas?