Você já deve ter visto algumas pequenas bombas de vácuo que são usadas para fechar garrafas de vinho abertas, certo? Essas bombas são ótimas alternativas para minimizar o contato do ar com a sua bebida. Basta colocar a rolha de borracha na boca da garrafa, posicionar o aparelho e jogar o ar para fora.
Onde guardar o vinho e como conservá-lo após aberto? O local ideal para guardar os vinhos é na adega para mantê-lo em temperatura ambiente, mas se você não tem uma, pode deixá-lo na geladeira. Quando a garrafa estiver no refrigerador, seu processo químico é desacelerado por causa da temperatura baixa.
A screwcap ou tampa de rosca é outro vedante usado nas garrafas. Utilizado principalmente em vinhos que não necessitam guarda, tem muitos adeptos na Oceania. Na Austrália, 80% são fechados dessa forma e na Nova Zelândia o índice chega a 95%. O uso dessas tampas feitas de metal e plástico não desqualifica o vinho.
Coloca-se um pouco de algodão na ponta do canudo para que a saliva não caia no vinho, enche-se o pulmão de ar e prende-se a respiração por alguns segundos. Em seguida, sopre no interior da garrafa. Com isso, ela se encherá de gás carbônico que, por ser mais pesado que o oxigênio, ocupará todo o recipiente.
Desde que bem conservada (isso significa dizer: em uma adega com temperatura e umidade controladas), ela tende a suportar bem pelo menos um ou dois anos sem problemas, para os brancos, e até cinco anos, para os tintos.
4 dicas para armazenar vinhos abertos
Nesse caso, sim! A geladeira é o lugar ideal para conservar o vinho que sobrou na garrafa. ... Grande parte dos vinhos podem ficar, em média, até três dias na geladeira após abertos, sem registrar muitas alterações no sabor e aroma.
Mas, caso você não possua uma, ele pode ser armazenado dentro da geladeira (somente depois de aberto e para consumo em menos de 3 dias!!), sempre tampado porque os alimentos podem transferir seu cheiro para o líquido. Se não conseguir recolocar a rolha, pode utilizar uma tampa específica para vinhos.
Dessa forma, optar pela rolha ou pela tampa torna-se apenas uma questão comercial (ou de gosto) do produtor. Há, por exemplo, aqueles que optam pela rosca pela “garantia” de não apresentar bouchonné, o famoso defeito das rolhas de cortiça que compromete o vinho.
O salva-gotas, é um anel de metal com um tecido em volta, ele deve ser encaixado no gargalo da garrafa e serve para impedir que o vinho pingue na mesa ou escorra na garrafa. A vantagem é que o salva-gotas ainda dá um tom delicado na hora se servir a bebida.
O método caseiro mais barato, simples, que mais me agrada, é a utilização de meias garrafas (de 375 mililitros). Ao abrir uma grande, transfira metade do conteúdo para a menor, que deve estar bem limpa. Enchaa por completo e depois arrolhe com a própria rolha do vinho a ser bebido ou com outra qualquer bem limpa.
A maneira mais óbvia e menos eficiente de conservar uma garrafa aberta é arrolhando- a e colocando-a na geladeira. A refrigeração retardará a oxidação. Outra maneira, por ser pouco eficiente e nada elegante, mas muito divulgada, é utilizar um canudinho de refrigerante e os próprios pulmões.
Trata-se de uma espécie de torneira que, instalada no gargalo, evita a entrada de ar ao se abrir a garrafa. Nesse caso, o vácuo é um pouco melhor, mas como o aparelho deve ser usado durante todo o serviço, o aspecto visual da garrafa fica comprometido.
Qual o intervalo para fazer peeling químico?
Quanto custa consulta veterinario?
Quais são os jogos mais baixados da Google Play?
Quantas freguesias existem no concelho de Lisboa?
Qual são os direitos do operador de telemarketing call center?
Pode tomar sibutramina de estômago vazio?
Qual é a maior pontuação do judô?
Quantas questões de História tem o Enem?
Qual é a história do voleibol resumo?
Quanto ganha uma profissional em fibra de vidro?
É vantagem ter um cartão Nubank?
Qual o segundo maior animal terrestre?
Qual é a localização geográfica do Brasil?
Para que as Zonas Econômicas Especiais foram criadas?
Quais os dois tipos de curativos?
Qual marca de celular tem maior durabilidade?
Para que serve Catosal B12 em cavalos?