Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia.
Publicado em 13/08/2021 - 19:46 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo. Cada brasileiro gera, em média, quase 1 quilo de lixo por dia... Em um ano são 343 quilos. Juntando todo o país, são 80 milhões de toneladas de resíduos produzidos a cada ano.
Diariamente são descartadas 240 mil toneladas de lixo no Brasil, das quais mais de 70% tem como destino aterros sanitários. A maior parte dos 30% de resíduos restante também não é destinada de forma correta, sendo descartada em terrenos abertos e até mesmo córregos, rios e áreas florestais próximas de centros urbanos.
Apesar do Brasil contar com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, o país recicla apenas 2,1% do total de resíduos coletados. O percentual é o mesmo há pelo menos 3 anos, segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento).
Cada pessoa produz em média de 800 gramas a 1 kg de lixo por dia, ou de 4 a 6 litros.
40 curiosidades que você vai gostar
Cada um produz 27 toneladas de lixo na vida; como mudar o nosso consumo? - 25/01/2020 - UOL ECOA.
Os padrões de consumo e os resíduos sólidos
Não se pode negar que a quantidade de lixo produzido pela população mundial é exorbitante. Para ser mais exato, são 1,4 bilhão de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) por ano. Isso significa uma média de 1,2 kg per capita ao dia.
Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas.
O Brasil fechou 2020 como um dos principais líderes mundiais em reciclagem de latas de alumínio. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o país obteve um índice de reciclagem de 97,4%.
Reciclamos apenas 3% de todo o lixo que é recolhido no Brasil, sendo que 30% de tudo que produzimos poderia ser reaproveitado.
Segundo a (WWF), Fundo Mundial para a Natureza, os principais produtores de lixo são: Estados Unidos (1 º lugar), China (2º lugar), Índia (3º lugar), Brasil , Indonésia (5º lugar), Rússia (6º lugar), entre outras regiões do Leste Asiático e Pacífico.
Publicado em 06/09/2021 - 15:09 Por Agência Brasil - Brasília. Vinte lixões foram desativados no Brasil de março a junho deste ano, mas, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), ainda existem no país 2.612 em operação.
Este ano, saiu a lista dos países que mais reciclam no mundo, e com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, a Alemanha está no topo. Depois, vem Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%).
São Paulo é o primeiro do ranking: produziu em 2019 23 milhões de toneladas de resíduos. Cada um dos 46,3 milhões de habitantes produziu cerca de 498 kg de lixo, quase o dobro que um catarinense produz.
Isso faz com que o país seja um dos grandes campeões quando o assunto é polímeros: o país é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo com 11,3 milhões de toneladas de plástico por ano, indicando que a cada ano que passa, mais difícil fica reverter a situação.
A capital paulista é a cidade que mais produz resíduos, cerca de 20 mil toneladas todos os dias, sendo 12 mil de coleta domiciliar e 8 mil de varrição. O lixo da cidade vai para dois aterros sanitários, um na Zona Leste e outro na Zona Sul.
12 – Qual é a situação do Brasil em relação a reciclagem? De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 13% dos resíduos sólidos urbanos vão para a reciclagem, sendo que 30% a 40% são considerado próprios para reaproveitamento e reciclagem.
No Brasil, apenas 37% do papel produzido vai para a reciclagem, sendo que 80% é destinado para a confecção de embalagens, 18% para papéis sanitários e somente 2% para impressão.
Por isso, tudo continua na mesma: temos 3% de taxa de reciclagem formal dos resíduos sólidos urbanos. Para a grande maioria dos resíduos, o valor do material reciclado não supera os custos do processo de reciclagem. ... Na prática, o processo de reciclagem passa por 4 etapas: descarte, coleta, triagem e valorização.
Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, os brasileiros ficaram atrás apenas da China, EUA, Índia e Japão. Ao todo, foram geradas 2.143 toneladas no ano passado.
Segundo dados do estudo, o acesso ao consumo e a oferta de produtos com embalagens são elementos que auxiliam para esse constante crescimento. Além do mais, o desperdício de comida, a compra exagerada ou jogar fora o que está perto de vencer são hábitos dos brasileiros.
O Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis trabalha com o dado de 800 mil catadores e catadoras em atividade no país e uma participação de 70% de mulheres.
Depois estão os Estados Unidos, com 6,9 milhões de toneladas, e a Índia com 3,2 milhões. Os três países foram responsáveis por quase 38% do lixo eletrônico produzido no mundo no ano passado.
Por ano, são gerados quase 80 milhões de toneladas de lixo, mas apenas 4% são reciclados.
No mundo, as taxas de geração de lixo estão aumentando. Todas as cidades do planeta acumulam em média 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos por ano, o que representa 1,2 quilo de resíduos por pessoa, diariamente.
Qual é o sobrenome de um nome composto?
O que é preciso para ser um bom psicólogo?
Como saber se é menstruação ou sangue na urina?
O que é ajuste anual ou exclusiva na fonte?
Como saber se já sou alcoólatra?
Como é que os Estados podem diminuir a pobreza?
Como dizer eu te amo para um sagitariano?
O que colocar no do Instagram?
Quando se sabe que o casamento acabou?
Como faço para saber a raça do meu cachorro?