Estruturalmente, o que caracteriza o éster é a presença de algum radical alquila ligado diretamente ao átomo de oxigênio. Nesse caso, o radical (R) unido ao carbono – que, por sua vez, está duplamente ligado ao oxigênio – pode ser tanto um radical alquila quanto um átomo de hidrogênio.
As cetonas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de carbonilas. Se há apenas um grupo carbonila na cadeia, trata-se de uma monocetona; se há dois grupos, trata-se de uma dicetona; se são três grupos, trata-se de uma tricetona.
Nos ésteres ( função éster ), o hidrogênio da carboxila (COO H) dos ácidos carboxílicos é substituído por um radical orgânico (‒R). Quando esse processo ocorre formando um éster cíclico, temos a formação de uma lactona.
Ester (em hebraico : אסתר ), também conhecida como Hadassa bat Avihail, tem sua história descrita no Tanakh e no Antigo Testamento.
Os ésteres são obtidos por meio de reações de substituição. Uma das reações mais importantes de obtenção do éster é a esterificação, que acontece entre um álcool e um ácido carboxílico, em que o hidrogênio da carboxila é substituído pelo radical orgânico proveniente do álcool.
Para realizar a nomenclatura de um éster, além de conhecer a regra oficial, é fundamental que dominemos a sua fórmula estrutural, já que seu nome depende da organização dos átomos. Veja a seguir a fórmula geral de um éster:
Como apresentar slides no zoom pelo celular?
Como copiar um link e colocar no Word?
Como enviar jogos para celular via Bluetooth?
Como eu faço pra jogar Shin Akuma?
Como passar tudo do Android para o iPhone?
O que o picolinato de cromo faz no organismo?
Como passar músicas do PC para o celular via Bluetooth?
Como usar o tamarindo como laxante?
Como passar um CD de jogo para o PC?
Para que é indicado o elixir da vida?
Como aplicar resina epóxi para madeira transparente?
Para que é indicado o levofloxacino?
O que precisa para transferir conta de água para meu nome?
Para que serve metronidazol e como tomar?
Como transferir o lettering para parede?
Como é feita a cirurgia para retirar NIC 2?