10 de Julho de 2003 (Bibliomed). A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou, recentemente, que o consumo de álcool não pode ser superior ao equivalente a três copos de chope, menos de duas latas de cerveja ou apenas uma dose de uísque ou pinga por dia, o que equivaleria a 30 gramas.
Cada lata de cerveja possui aproximadamente 10g de álcool, ou seja, o limite de consumo seria 1,8 lata por dia. Porém, a comunidade médica considera como limite diário 6g de álcool.
Para obter as doses equivalentes de uma determinada bebida, é preciso multiplicar sua quantidade por sua concentração alcoólica. (*) A quantidade de álcool em gramas é obtida a partir da multiplicação do volume de álcool contido na bebida pela densidade do álcool (d=0,8).
Mas afinal, quantos gramas de álcool têm em uma lata de cerveja? Pesquisas realizadas nas bebidas nacionais apontam que uma lata de cerveja ou um caneco de chope com 350 ml podem apresentar de 14 a 17 gramas de álcool e teor alcoólico de 5%. Além de que, a cerveja tem 17,5 ml de álcool.
Se o indivíduo tomar duas latas de cerveja ou duas taças de vinho, deverá esperar de quatro até sete horas para dirigir. O organismo tem uma velocidade de eliminação do álcool também variável, mas em média é de 0,10 g/L por hora.
39 curiosidades que você vai gostar
Primeiro, para 35ml de Arapuru Gin com 44% de VA, calculamos: Se 35ml representam 100% de Arapuru Gin nesse coquetel, quanto de álcool representa o volume de 44%? 35 x 44/ 100 = 1540/100 = 15,4 ml de álcool. 15 x 40/ 100 = 600/100 = 6 ml de álcool.
300 mg de etanol por 100 mL de sangue, aproximadamente, levam o indivíduo a esse quadro. Uma intoxicação mais severa (aproximadamente 500 mg por 100 mL), pode causar a morte por overdose.
A Heineken é uma conceituada cervejaria holandesa que tem uma longa história como fabricante global de cervejas de qualidade em mais de 192 países. A Cerveja Heineken Lager Premium 330ml possui sabor marcante e conta com teor alcoólico médio de 5,0%.
Qual dos dois têm mais álcool? Depende, claro… Mas se estivermos falando de uma cerveja com 5% de teor alcoólico, como a Heineken, serão 13 g de álcool em uma lata de 350 ml.
De acordo com os especialistas, as pessoas saudáveis podem consumir, no máximo, 30 gramas de álcool por dia.
#4 - Bebidas alcoólica (vodca, uísque, tequila, etc) – 13 shots consecutivos podem ser letais – o álcool é um deprimente, então afeta a parte do cérebro que controla funções básicas da vida, como respiração, e a pulsação do coração.
"Essa tendência, de consumir produtos à base de álcool 70% INPM, pode ter consequências perigosas, tais como: perda da consciência, vômitos, diminuição da respiração, parada cardíaca e até coma, dependendo da quantidade ingerida, estes sintomas aparecem entre uma e duas horas", enfatizou.
A ingestão de álcool 70% traz riscos à saúde e pode levar à morte devido ao alto teor alcoólico que possui e por conter substâncias cuja ingestão não é recomendada.
Alguns testes de alcoolemia utilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem detectar traços de álcool até 12 horas depois do consumo. Mas esse período pode ser maior, chegando a 24 horas, a depender da quantidade consumida de bebida alcoólica.
Se a quantidade de álcool for muito grande, o álcool sai do sangue em até 12 horas, mas os efeitos no cérebro continuam - a conhecida ressaca. "O recomendado é que nos casos de consumo excessivo, o motorista espere pelo menos 24 horas para dirigir novamente", afirma.
Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.
A lata propriamente não transmite nenhuma doença nem prejudica nossa saúde em qualquer sentido. É claro que, assim como qualquer outra embalagem, ela está sujeita às condições de higiene de quem as transporta e armazena, como os supermercados, bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que mulheres não bebam mais do que uma lata de cerveja por dia (350 ml) e que homens limitem-se a duas latinhas (cerca de 700 ml). Para além desse consumo, a bebida pode representar risco para o corpo humano.
Depois, é só dividir por mil. O valor encontrado é o quanto aquela bebida significa em unidade alcoólica, sempre lembrando que nunca deve-se passar de 12 unidades por semana. 4,7 x 600 ml ÷ 1.000 = 2,82.
– O que foi a Lei Seca? A porcentagem que indica o teor alcoólico segue a escala Gay Lussac (°GL), que calcula quantos mililitros de álcool absoluto existem em 100 mililitros de mistura hidroalcoólica. A equivalência é direta: a marca 5°GL, por exemplo, indica que há 5% de álcool na bebida.
Umas das bebidas mais populares no mundo, a cerveja possui baixo teor alcoólico, cerca de 5 a 9%. O chopp pode variar também, normalmente fica na casa dos 5% de álcool. .
Como funciona a fábrica de biscoito?
Por que o gamão é semelhante ao jogo senet?
O que significa estar atualizado?
O que precisa para montar uma fábrica de argamassa?
Como organizar uma fábrica de estofados?
O que fazer para o corpo ficar durinho?
Como finalizar peças de biscuit?
Como filtrar artigos na Medline?
Como é feito o grafite de rua?
Quando ocorre o desligamento do segurado da Previdência Social?
Como chegar no final do filme Black Mirror?