Exemplos de fácil identificação de plantas doentes.FOLHAS COM MORDIDAS E BURACOS. ... FOLHAS MURCHAS OU SECAS. ... FOLHAS MURCHAS OU AMARELADAS. ... FOLHAS NOVAS AMARELADAS OU ESBRANQUIÇADAS COM VEIOS VERDES. ... FOLHAS AMARELADAS E ESCURAS NAS BORDAS. ... FOLHAS DESBOTADAS OU AMOLECIDAS:
Saúde das plantas: saiba do que elas precisam pelos sinais das folhasAs folhas costumam ser o termômetro da saúde das plantas. ... FOLHA SAUDÁVEL, COMO A SUA DEVE FICAR SEMPRE.FALTA DE LUZ.PRAGAS.FALTA D ÁGUA.EXCESSO DE ÁGUA.DEFICIÊNCIA DE NITROGÊNIO.DEFICIÊNCIA DE CÁLCIO.
Como reconhecer se suas plantas estão com falta de solAs folhas da planta tornam-se muito finas e frágeis. É possível verificar isso mesmo através do toque. ... Os ramos da planta ficam longos demais e com menor quantidade de folhas. ... As ervas aromáticas tornam-se muito menos aromáticas.
As plantas de luz plena que são maioria, precisam de pelo menos 6 a 7 horas de sol. As de meia sombra, sombreada de no mínimo 3 horas de sol como lírio, bromélia, camélia algumas orquídeas.
No entanto, um fator comum, é o fato de não precisarem de sol pleno constantemente. Procure sempre colocá-las onde elas possam ser banhadas pelo sol no horário da manhã (até 9 horas). Se a planta não receber luz solar, ela não irá florescer, porém, o sol em excesso pode danificar ou até matar a planta.
35 curiosidades que você vai gostar
Se uma planta for regada em excesso, provavelmente desenvolverá folhas amarelas ou marrons e moles, em vez de folhas secas e crocantes (que são, na verdade, um sinal de pouca água). Folhas murchas geralmente significam que a podridão das raízes se instalou e as raízes não podem mais absorver água.
Sintomas – As folhas ficam amareladas, dobram-se e murcham. Causas – Envelhecimento natural, excesso de água, correntes de ar frio, excesso de luz, insetos sugadores, ácaros. Sintomas – As folhas inferiores tornam-se amareladas e caem, as novas não se desenvolvem e os caules param de crescer. Causas – Falta de adubos.
Olhar a planta como um todo, verificar se a terra está com aparência saudável, levantar a folha para ver se não há bichinhos embaixo dela e olhar o caule para ver se está firme e sem manchas são orientações. Em casa, uma olhada semanal basta. Heloise diz que quanto mais macias as folhas da planta, mais suscetíveis.
4. Folhas furadas. É muito comum o aparecimento de alguns furinhos ou rachaduras nas folhas das plantas, e isso se deve à ação dos insetos e pragas, que atuam como invasores e podem prejudicar não somente a estética, como também a saúde das plantas.