A batata-doce, também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales. Originária dos Andes, se espalhou pelos trópicos e subtrópicos de todo o mundo.
Qual a quantidade de batata-doce devo comer por dia
Contudo, é preciso controlar a quantidade de batata-doce ingerida. Pois, em excesso, ela se torna vilã da dieta. Assim, o ideal é consumir 50 gramas por dia, o que corresponde a uma batata-doce pequena.
A cada 100g de batata doce (cozida com casca) podemos encontrar cerca de 24g de carboidratos, cerca de 2g de proteínas, aproximadamente 100 calorias, zero gordura e quase 4g de fibras (isto é bastante).
Por conter altas quantidades de vitamina C, betacaroteno e antocianinas, a batata doce tem ótima ação antioxidante no organismo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças como gripes e resfriados, além de melhorar a cicatrização de feridas.
Batata-doce ajuda a emagrecer? Entenda os benefícios desse alimentoContribui para o ganho muscular. Por ser uma fonte de carboidratos, consumir batata-doce ajuda no ganho de massa muscular. ... Faz bem para a saúde intestinal. ... Melhora a visão. ... Fortalece o sistema imunológico. ... Controla a glicemia. ... Controla a pressão arterial.
37 curiosidades que você vai gostar
Desde que consumida com moderação, a batata doce pode ser usada tanto para ganhar massa muscular ou emagrecer, pois apresenta inúmeros benefícios para saúde e imunidade, devido a sua composição em vitaminas e minerais, como a vitamina C e o potássio. Veja melhor os benefícios da batata doce para a saúde.
Então, comer batata doce cerca de 40-60 minutos antes do treino é o mais indicado. Dessa forma, ela vai estimular a queima de gordura e diminuir a ocorrência do catabolismo muscular.
A quantidade ideal de batata-doce por dia é de 50 gramas, o que corresponde a uma batata-doce pequena (em torno de 50 kcal). A nutricionista alerta que, mais do que isso, já é considerado exagero e pode causar efeito rebote, ou seja, contribuir para o ganho de peso.
1 colher sopa (20g): 70. Folhas de batata-doce cozidas: 1 xícara chá (180g):
Estudos em outros países descrevem a batata-doce como excelente fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A, e de minerais, como ferro, cálcio, potássio, enxofre e magnésio (LOW et al., 2007).
Batata-doce, 77 cal
Carboidratos 18,4 g, proteínas 0,6 g, fibras 2,2 g, potássio 148 mg, vitamina C 23,8 mg.
Os carboidratos ricos em antioxidantes presentes na batata doce aumentam a serotonina, uma substância química do cérebro que desencadeia o relaxamento. Desse modo, o tubérculo é o lanche ideal para quem deseja dormir bem.
Ideal para pré e pós-treino: Invista na combinação
Já no pós-treino, os alimentos são responsáveis por prevenirem o catabolismo e ajudarem na recuperação dos músculos. Procure um profissional - Geralmente o frango com batata doce é acrescido em dietas restritivas, trocando o almoço ou o jantar pela combinação.
Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.
Em grandes quantidades, a batata pode ser prejudicial, seja no ganho de peso, seja no excesso de alguns nutrientes. Por isso, pessoas com problemas renais ou cardíacos, em uso de algumas medicações específicas, devem ficar atentas à quantidade de potássio e fósforo que a batata-inglesa contém.
Veja os benefícios que a dieta da batata doce e ovo pode oferecer a você:Saciedade por um maior período de tempo;Energia para seus treinos;Equilíbrio na flora intestinal;Evita a fadiga muscular;Apoia o anabolismo;Apoia a perda de gordura localizada;Mantém o corpo desintoxicado.
Além do que, a batata doce possui cinco vezes mais cálcio do que aquela. Ela é riquíssima em nutrientes e pode ser consumida em diferentes refeições ao logo do dia, pela sua variedade de usos (farinha, tapioca, cozida, purê). Ela não provoca gases e recomenda-se ingerir 100g antes do treino, por ser rica em fibras.
Por conter substâncias goitrogênicas, que atrapalham a absorção de iodo, a batata-doce na dieta está associada à incidência de disturbios da tireóide, como o hipotireoidismo, gipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, doença de Graves e câncer de tireoide.
O amido da batata-doce não é metabolizado rapidamente. Ele tem índice glicêmico baixo e ajuda a retardar a fome”. ... Tem cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio do que a batata-inglesa, sendo uma melhor fonte de carboidratos. Na briga com a mandioca, ela também ganha em fibras e sais minerais.
Não há nenhuma contra indicação para o consumo da batata-doce, porque é um alimento com inúmeros benefícios à saúde. Vale lembrar que não devemos exagerar nas quantidades e cuidar a forma do seu modo de preparo, que deve ser preferencialmente cozida, assada, na forma de chips ou saladas.
Qual a vida útil de um processador Intel?
Como é que ficou o jogo do Flamengo na Copinha?
Qual a importância da turbidez da água em relação ao meio ambiente?
Como recorrer ao indeferimento do INSS?
Quais são os nomes que o dinheiro brasileiro já teve?
Quem é o pai biológico de Silvia Abravanel?
Quantas tâmaras se deve comer por dia?
O que são tratamentos Termomecanicos?
Pode retornar ao trabalho antes da perícia?
Por que há tanta diversidade de vegetação no Brasil?
Quanto custa para imprimir um boleto?
Qual o objetivo do projeto de métodos e do estudo de tempos?
Porque algumas pessoas usam aliança preta?
O que é um acompanhamento de obra?
Qual é o sinônimo de comparecer?