Quando se trata de regar jardins no verão, e não plantas em vasos, torna-se mais conveniente regar umas duas ou três vezes por semana de forma abundante, em vez de o fazer todos os dias; e quando se rega durante pouco tempo, a água fica na parte superficial e não chega a alcançar as raízes.
Sugestão: Realize a rega a cada dois dias, com água em abundância, certificando-se que a água atinja as camadas mais profundas de terra. Nos demais dias molhe a terra superficialmente para evitar que as camadas superiores de terra se sequem e endureçam.
Um dos principais cuidados com as plantas na estação mais quente do ano é em relação à rega. Essa é uma época em que a irrigação deve ser feita com mais frequência, já que o calor intenso faz com que a água evapore rapidamente. Uma boa dica é colocar o dedo na terra e ver se ela está úmida ou não.
7 dicas para cuidar das plantas e flores no verãoUse vasos autoirrigáveis. ... Intensifique as regas das flores no verão. ... Cuidado com sol em excesso. ... Não regue durante o dia no verão. ... Evite as podas. ... Adube as flores no verão. ... Cuidado durante o uso de pesticidas.
Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.
45 curiosidades que você vai gostar
A melhor hora para regar pode ser duas vezes ao dia, uma de manhã para dar um impulso às plantas antes que o sol comece a assar, e outra à noite para repor o que o dia levou. Não existem vegetais tolerantes à seca extrema.
Já em caso de sol pleno, deve-se molhar a terra, e não as folhas, porque o risco é queimar a planta. Isso acontece porque a gotícula pode causar uma espécie de lupa. Vegetais como as palmeiras suportam calor e sol pleno, mas há alternativas para os menos resistentes que precisam de iluminação.
O ideal é borrifar no início da manhã ou fim da tarde. «A água tem que entrar e molhar ao redor da planta. Muita gente pega um copo e joga em cima da planta, criando um buraco.
Use gelo para regar
Para não encharcar a terra, use cubos de gelo: dois cubos uma vez por semana são suficientes. O derretimento gradativo do gelo dará mais tempo para que as raízes absorvam a umidade e protegem a planta do excesso de água. É a melhor maneira de regar vasos pendurados, assim como orquídeas.
As plantas perdem mais líquido nos dias quentes, assim, o intervalo entre as regas precisa ser menor. Uma boa dica é regar pela manhã, ou ao fim do dia, para que a água seja melhor aproveitada pelas plantas.
A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.
Confira cinco receitas caseiras para eliminar de vez as pragas do seu jardim ou horta:DETERGENTE. Misture meia colher de sopa de detergente neutro em 500 ml de água e borrife em toda a planta.ÓLEO DE NEEM. ... ÁLCOOL ISOPROPÍLICO. ... ÁGUA OXIGENADA. ... FUMO DE CORDA OU DE ROLO.
Se uma planta for regada em excesso, provavelmente desenvolverá folhas amarelas ou marrons e moles, em vez de folhas secas e crocantes (que são, na verdade, um sinal de pouca água). Folhas murchas geralmente significam que a podridão das raízes se instalou e as raízes não podem mais absorver água.
O recomendado é que a quantidade de água seja algo em torno de 500ml por planta a cada rega, e mesmo assim essa quantidade pode variar bastante de acordo com o tamanho do vaso e das condições climáticas na estufa (temperatura e umidade).
Muitas vezes os vasos não têm orifício de drenagem, acumulando água no fundo o que provoca asfixia radicular.
“Plantas tropicais, flores e palmeiras, precisam de rega diária”, ela completa. Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar.
Em dias muito quentes, vale colocar água gelada no vaso para alegrar suas plantinhas e refrescá-las. Mas atenção! Nunca coloque pedras de gelo, pois o gelo queima as hastes das flores e com isso elas acabam durando menos… Com o passar do tempo, é natural que algumas flores morram antes das outras.
Mito: Irrigar as plantas em dias quentes ou ao sol do meio dia “queima”as plantas. Nossa explicação do mito: Nunca encontramos uma boa explicação para isso.
Resposta: Olá, Mercedes. Devemos evitar molhar as folhas das plantas de ambientes internos, a não ser que a umidade relativa do ar esteja realmente muito baixa. Se a planta estiver no sol, irá queimar as folhas, por isso, garanta que ela receba claridade o dia todo e sol fraco por poucas horas do dia.
Regue completa e uniformemente
Se você regar apenas um lado, as raízes e as folhas crescem em direção à água que está disponível naquele lado. Para manter sua planta cheia e exuberante, regue uniformemente em todo o vaso. Regue bem até que a água escorra do fundo do vaso para o pires.
Regue à tardezinha se o período da manhã for inconveniente.
Assim, as plantas não se queimarão e ainda existirá tempo para que elas sequem um pouco antes do cair da noite. Caso você queira esperar mais, regue as plantas a partir das 16:00, pois antes disso o sol pode estar forte o suficiente para queimá-las.
Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora rápido demais e elas não conseguem absorver a quantidade necessária para se manterem fortes. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção também é menor, o que pode deixar as folhas molhadas por mais tempo.
5 sintomas de que suas plantas estão morrendoApodrecimento de folhas e raízes. ... Planta pálida e murcha. ... Folhas com as pontas necrosadas. ... Surgimento de excrementos. ... Crescimento estacionado e folhas deformadas.
Mexa a terra com o dedo ou com um palito de sorvete. Você conseguirá observar se está seca ou úmida por baixo da superfície. Se ainda estiver molhada, deixe a rega para outro momento.
Isso é totalmente errado, pois a planta só vai absorver a quantidade necessária, enquanto o resto ficará acumulada, podendo sufocar as raízes”, ressalta. Assim, caso o terrário for de suculentas ou cactos, é importante regar somente quando o solo estiver completamente seco ao toque ou com pouquíssima água.
Como mover um desenho no Krita?
Como centralizar uma janela na tela?
Como motivar colaboradores antigos?
Como mostrar para uma pessoa que você está triste?
Como mover uma pasta compartilhada para meu drive?
Como mostrar para uma pessoa que você mudou?
Como mover uma imagem no Libreoffice Writer?
Como usar o mover no SketchUp?
Como o Porco-espinho se acasalam?
Como acabar com a onicomicose?
Como Planalto da Borborema influencia o clima?
Como o governo controlava a inflação antes do Plano Real?
Até quando vale a pena insistir em alguém?