Quando se trata de regar jardins no verão, e não plantas em vasos, torna-se mais conveniente regar umas duas ou três vezes por semana de forma abundante, em vez de o fazer todos os dias; e quando se rega durante pouco tempo, a água fica na parte superficial e não chega a alcançar as raízes.
Sugestão: Realize a rega a cada dois dias, com água em abundância, certificando-se que a água atinja as camadas mais profundas de terra. Nos demais dias molhe a terra superficialmente para evitar que as camadas superiores de terra se sequem e endureçam.
Um dos principais cuidados com as plantas na estação mais quente do ano é em relação à rega. Essa é uma época em que a irrigação deve ser feita com mais frequência, já que o calor intenso faz com que a água evapore rapidamente. Uma boa dica é colocar o dedo na terra e ver se ela está úmida ou não.
7 dicas para cuidar das plantas e flores no verãoUse vasos autoirrigáveis. ... Intensifique as regas das flores no verão. ... Cuidado com sol em excesso. ... Não regue durante o dia no verão. ... Evite as podas. ... Adube as flores no verão. ... Cuidado durante o uso de pesticidas.
Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.
45 curiosidades que você vai gostar
A melhor hora para regar pode ser duas vezes ao dia, uma de manhã para dar um impulso às plantas antes que o sol comece a assar, e outra à noite para repor o que o dia levou. Não existem vegetais tolerantes à seca extrema.
Já em caso de sol pleno, deve-se molhar a terra, e não as folhas, porque o risco é queimar a planta. Isso acontece porque a gotícula pode causar uma espécie de lupa. Vegetais como as palmeiras suportam calor e sol pleno, mas há alternativas para os menos resistentes que precisam de iluminação.
O ideal é borrifar no início da manhã ou fim da tarde. «A água tem que entrar e molhar ao redor da planta. Muita gente pega um copo e joga em cima da planta, criando um buraco.
Use gelo para regar
Para não encharcar a terra, use cubos de gelo: dois cubos uma vez por semana são suficientes. O derretimento gradativo do gelo dará mais tempo para que as raízes absorvam a umidade e protegem a planta do excesso de água. É a melhor maneira de regar vasos pendurados, assim como orquídeas.
As plantas perdem mais líquido nos dias quentes, assim, o intervalo entre as regas precisa ser menor. Uma boa dica é regar pela manhã, ou ao fim do dia, para que a água seja melhor aproveitada pelas plantas.
A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.
Confira cinco receitas caseiras para eliminar de vez as pragas do seu jardim ou horta:DETERGENTE. Misture meia colher de sopa de detergente neutro em 500 ml de água e borrife em toda a planta.ÓLEO DE NEEM. ... ÁLCOOL ISOPROPÍLICO. ... ÁGUA OXIGENADA. ... FUMO DE CORDA OU DE ROLO.
Se uma planta for regada em excesso, provavelmente desenvolverá folhas amarelas ou marrons e moles, em vez de folhas secas e crocantes (que são, na verdade, um sinal de pouca água). Folhas murchas geralmente significam que a podridão das raízes se instalou e as raízes não podem mais absorver água.
O recomendado é que a quantidade de água seja algo em torno de 500ml por planta a cada rega, e mesmo assim essa quantidade pode variar bastante de acordo com o tamanho do vaso e das condições climáticas na estufa (temperatura e umidade).
Muitas vezes os vasos não têm orifício de drenagem, acumulando água no fundo o que provoca asfixia radicular.
“Plantas tropicais, flores e palmeiras, precisam de rega diária”, ela completa. Afunde o dedo cerca de 2 cm abaixo do substrato. Se sair sair úmido, não precisa regar.
Em dias muito quentes, vale colocar água gelada no vaso para alegrar suas plantinhas e refrescá-las. Mas atenção! Nunca coloque pedras de gelo, pois o gelo queima as hastes das flores e com isso elas acabam durando menos… Com o passar do tempo, é natural que algumas flores morram antes das outras.
Mito: Irrigar as plantas em dias quentes ou ao sol do meio dia “queima”as plantas. Nossa explicação do mito: Nunca encontramos uma boa explicação para isso.
Resposta: Olá, Mercedes. Devemos evitar molhar as folhas das plantas de ambientes internos, a não ser que a umidade relativa do ar esteja realmente muito baixa. Se a planta estiver no sol, irá queimar as folhas, por isso, garanta que ela receba claridade o dia todo e sol fraco por poucas horas do dia.
Regue completa e uniformemente
Se você regar apenas um lado, as raízes e as folhas crescem em direção à água que está disponível naquele lado. Para manter sua planta cheia e exuberante, regue uniformemente em todo o vaso. Regue bem até que a água escorra do fundo do vaso para o pires.
Regue à tardezinha se o período da manhã for inconveniente.
Assim, as plantas não se queimarão e ainda existirá tempo para que elas sequem um pouco antes do cair da noite. Caso você queira esperar mais, regue as plantas a partir das 16:00, pois antes disso o sol pode estar forte o suficiente para queimá-las.
Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora rápido demais e elas não conseguem absorver a quantidade necessária para se manterem fortes. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção também é menor, o que pode deixar as folhas molhadas por mais tempo.
5 sintomas de que suas plantas estão morrendoApodrecimento de folhas e raízes. ... Planta pálida e murcha. ... Folhas com as pontas necrosadas. ... Surgimento de excrementos. ... Crescimento estacionado e folhas deformadas.
Mexa a terra com o dedo ou com um palito de sorvete. Você conseguirá observar se está seca ou úmida por baixo da superfície. Se ainda estiver molhada, deixe a rega para outro momento.
Isso é totalmente errado, pois a planta só vai absorver a quantidade necessária, enquanto o resto ficará acumulada, podendo sufocar as raízes”, ressalta. Assim, caso o terrário for de suculentas ou cactos, é importante regar somente quando o solo estiver completamente seco ao toque ou com pouquíssima água.
Dá para congelar couve refogada?
Como faço para registrar o nome da minha empresa?
Quantas horas trabalha um intérprete de Libras?
O que aconteceu com os hebreus depois de chegar à terra prometida?
Onde cai o pagamento do seguro desemprego?
Como reduzir a velocidade do obturador?
O que significa a placa a 11b?
Como recuperar metal manchado?
Como instalar os fios da caixa de som?
Onde guardar baldes na lavanderia?
Quais os princípios da ética religiosa?
Quais são as melhores artes marciais?
O que é poluição e quais os tipos?
O que plantar na primavera no sul do Brasil?