Com mais de 200 espécies, existem cascudos com os mais diferentes tamanhos, cores e padrões. Eles são diferenciados não apenas pelos seus nomes, mas também por um sistema de identificação gerado a partir da letra L (ou LDA) + um número.
Pseudacanthicus major: descrição de um dos maiores loricarídeos, os famosos Cascudos. O gênero Pseudacanthicus é constituído por espécies de cascudos grandes, chegando a medir quase 1 metro de comprimento.
O Hypostomus sp, mais conhecido como Cascudo Asa Branca, tinha 75 centímetros e 5.120 quilos, o que é raro, segundo especialista em piscicultura ouvido pelo G1. A captura foi na última sexta (23) na barragem da usina hidrelétrica de Itá, no Oeste catarinense (veja no vídeo acima).
Elas são espinhos que crescem nas laterais da boca. Em algumas espécies de cascudos, ambos os sexos as desenvolvem, mas em outras, apenas os machos. Se você tem um cascudo sem espinhos, então é uma fêmea. Além disso, se estes se parecem atrofiados e suaves, então é provável que o peixe seja uma fêmea.
Cascudo Angelicus 5 a 6 cm ( L004 )
21 curiosidades que você vai gostar
Cascudo Violinha (Rineloricaria eigenmanni) – São bem pacíficos e tímidos, tendendo a ficar escondidos em troncos ou lugares escuros do aquário. Não são territoriais, então podemos ter mais de um da mesma espécie. Não cresce muito, sendo comum exemplares de 10 cm.
Muito apreciado na região amazônica, este peixe possui até mesmo um festival, onde todos os tipos de iguarias são preparadas, incluindo sanduíches, pizza e outros pratos.
Espécies de Cascudos, que de feios não têm nadaCascudo-Zebra (Hypancistrus zebra)Cascudo-Tigre(Peckoltia vittata)Cascudo Panaque (Panaque nigrolineatus)Violinha (Rineloricaria eigenmanni)Banjo ou Guitarrita (Bunocephalus coracoideus)
O cascudo tem o corpo delgado, revestido por placas ósseas (ao invés de escamas). Pode atingir mais de 30 centímetros de comprimento.
Os cascudos removem as algas que crescem sobre os vidros, cascalhos ou pedras, mas não pensem que ele se incomoda com esta tarefa, na verdade, os cascudos adoram! ... Os cascudos não são os únicos peixes que limpam aquários, outras espécies também fazem o mesmo trabalho, mas o cascudo se destaca pela rapidez e eficiência.
RANK NA AMAZONIA: Tambaqui pescado em Carlinda entra na lista do maior peixe já pescado no Brasil. O tambaqui faz parte de uma das maiores iguarias da culinária amazonense, mas a espécie ocorre em outras partes do Brasil. Antigamente, era comum capturar exemplares com até 45 quilos.
Pode atingir os 39 cm e alcançar 1,5 kg de peso.
Piramutaba S/ Pele (Cascudo) – R$ 25,90 Kg.
Possui hábitos noturnos, sendo um peixe predominantemente de fundo. E um voraz comedor de algas, plantas aquáticas, larvas, insetos, e/ou invertebrados de fundo. Em ambiente natural, é encontrado no tamanho máximo de 50 cm, em aquários chega a medir 25-40 cm.
Outro cuidado importante é não colocar dois cascudos dentro de um mesmo aquário para não causar confusão. Embora sejam dóceis e convivam pacificamente com outros peixes, ficam agressivos entre si. Isso porque, num ambiente pequeno, competem pelo mesmo espaço e alimento, podendo ocorrer até canibalismo.
Cascudo: 7 a 15 anos.
O peixe cascudo tem uma aparência sóbria, composta por cores que vão do cinza ao preto e branco, com olhos marcantes e carcaça dura. Sua expectativa de vida varia de 10 a 15 anos, é naturalmente calmo, e seu comprimento fica em torno de 30 centímetros, alcançando até 50 centímetros.
Nota: esta espécie é tolerante a diversos parâmetros de água, porém, o ideal é mantê-lo em pH levemente ácido e temperatura tropical. Criado em fazendas nos EUA, onde o limite de tolerância da espécie foi pH variando entre 5.0 e 9.0 e dureza indiferente.
Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes quando em aquários próprios para reprodução. Tamanho mínimo do aquário: 400 litros.
Peixes de fundo, os cascudos são muito mansos e podem conviver perfeitamente com as carpas. Gostam de comer as algas que ficam presas nas pedras por isso, são peixes comuns em lagos ornamentais. Não precisam de alimentação especial e encontrão, no próprio lago, tudo o que precisam para suas refeições.
Cascudos se alimentam de algas, mas seu aquário doméstico não vai prover comida suficiente para mantê-lo satisfeito. Você vai precisar alimentá-los com ração também. Eles são onívoros, o que significa que você pode alimentá-los com carne, como camarão e minhocas, assim como vegetais, incluindo pepino e couve-flor.
Os eolianitos no litoral do Ceará são conhecidas pelos nativos sob a denominação de “cascudos”, em razão da rigidez que apresentam comparativamente aos demais depósitos eólicos.
Modo de Preparo - MoquecaEm uma panela colocar em camadas o peixe, tomate, cebola, pimentão e a batata doce.Em cada camada salgar conforme o gosto.Cobrir tudo com leite de coco.Tampar e cozinhar por cerca de 40 minutos em fogo baixo.Depois de cozido, acrescentar o requeijão cremoso e mexer delicadamente.
Os tipos de peixes que possuem sabor mais leve e menos espinhas são: badejo, cação,* tilápia e linguado.
O que é a capacidade de refrigeração?
Como medir o tamanho da calça?
Como calcular a altura de um círculo?
Quantos ilhós por metro de cortina?
Qual o tamanho de uma mochila de 25 litros?
Como testar rede 220V no multímetro?
Como medir distância pelo mapa?
Como fazer Nicelio distorcido?
Como é calculada a massa molar?
Qual tecla de atalho para inserção de data e hora no Bloco de notas?