Inverno: 21 de junho de 2021, às 00h32; Primavera: 22 de setembro de 2021, às 16h21; Verão: 21 de dezembro de 2021, às 12h59.
Um temporal não faz um verão e nem uma única onda de frio pode resumir um inverno inteiro, mas Ana Clara deixou o recado: apesar da expectativa de novas ondas de frio fortes em julho e em agosto, na média final, o inverno de 2021 ainda terá temperaturas dentro a acima da média no centro-sul do país.
Segundo levantamento da Somar Meteorologia, o mês de julho mais frio em Passos foi registrado no ano 2000, quando a média das temperaturas mínimas chegou a -1,9 grau. Agora, em 2021, foi a segunda vez em que a média ficou em temperatura negativa, desde 2000.
São os chamados eventos extremos. Ainda que a chegada de massas de ar frio seja comum nesta época do ano, elas estão ainda mais frequentes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a terceira massa polar que atinge o país somente em 2021.
As mínimas ficarão entre 11/13°C e as máximas entre 22/24°C. Tendência de elevação das temperaturas para a próxima semana com mínimas entre 13/15°C e máximas entre 22/24°C. Para quarta e quinta máximas entre 26/28°C, depois o frio voltará.
35 curiosidades que você vai gostar
Para este mês, a previsão é de temperaturas acima da média no norte gaúcho, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas e no leste de Mato Grosso do Sul. Algumas áreas do Amazonas e Pará, também devem receber mais calor neste mês.
Assim como em 2020, o inverno de 2021 tende a ser mais quente que a média no Sudeste do país. Apesar disso, algumas massas de ar frio são esperadas ao longo da estação, derrubando a temperatura especialmente entre SP e o Sul de Minas. ... O frio não deve ser persistente e logo o sol volta a aparecer.
Mas, com a alta variabilidade climática provocada pelo aquecimento global, o calor fora do comum no Brasil interfere neste sistema de trocas enviando mais ar quente para a Antártida e, como consequência, abrindo espaço para a chegada de ar frio.
Temperatura do Atlântico Sul favorável
O ar frio e parte da chuva foram provocados pela passagem de frentes frias sobre a Região Sudeste, mas as condições da temperatura superficial da água do mar no Atlântico Sul facilitaram o deslocamento das frentes frias.
Inundações mortais na Alemanha e na Bélgica em julho de 2021 destruíram completamente edifícios e carros, e mais de 1.000 pessoas continuam desaparecidas. Centenas morreram em enchentes na China. O noroeste dos Estados Unidos, conhecido por seu clima frio, atingiu mais de 38°C por vários dias.
Para o inverno de 2021, o Inmet prevê um regime de chuva entre normal e abaixo da média em todas as regiões do estado. Pela média histórica, o mês mais seco é agosto, com média de apenas 36 mm de precipitação em seus 31 dias.
O mês será mais frio do que o normal na Região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e parte do Amazonas. ... Não há previsão de uma massa de ar frio mais intensa do que as de julho, mas o frio vai ser mais duradouro.
Inverno. O inverno começa em 20 ou 21 de junho e acaba em 22 ou 23 de setembro.
Indústrias, destruição ambiental e gases estufa: o que está causando a onda de frio no Brasil.
A menor temperatura registrada na capital São Paulo foi de -2,0°C em agosto de 1955, na estação meteorológica do INMET localizada no Mirante de Santana. Essa é a estação oficial para registrar recordes.
E os principais motivos são as diferenças de vegetação e urbanização. O extremo da Zona Sul é ainda mais frio do que outras regiões porque Engenheiro Marsilac e Capela do Socorro, por exemplo, são extremamente vegetadas. Além disso, é próxima da Serra do Mar e ainda conta com as represas Guarapiranga e Billings.
"A primavera é uma estação de transição entre o clima mais frio e seco do inverno e o clima mais quente e úmido do verão. ... Mas também há contribuição da La Niña, favorecendo o avanço das frentes frias por aqui.
“São várias as cidades onde foram registradas ocorrências de neve, com temperaturas negativas, como em Canela (RS), que marcou -1,5°C; Bagé (RS), -1°C; Caxias do Sul (RS), -0,8°C; e -4,6°C, em São José dos Ausentes (RS), onde ocorre o fenômeno todos os anos nesta estação”, conta o meteorologista.
A neve no sul do Brasil é um exemplo. O aumento global das temperaturas alterou a ordem dos ventos perto do mar de Weddel, na Antártida, e ampliou a entrada de ar vindo da região rumo ao sul do Brasil. ... A mudança da circulação atmosférica induz essa queda brusca e vigorosa nas temperaturas”.
“As chuvas são serão homogêneas, mas poderá existir pancadas de chuvas. O maior ganho das chuvas nesse período será segurar as ondas de calor e umedecer o solo”, diz Patrícia Madeira. Dezembro deve ser o mês mais crítico do trimestre, registrando volume de chuvas abaixo da média histórica para o período.
Julho se despende com frio muito intenso em vários estados do Brasil, temperaturas negativas, muita geada e novamente a chance de neve ,e por mais de um dia consecutivo.
Não há previsão de chuva. O dia começa bem frio, com mínima prevista de 3ºC. A máxima deve ser bem baixa também, de 14º C.
Como o ar frio vai predominar neste mês, agosto vai ter aquela sensação de que o frio não passa. Até o momento, não há previsão de uma massa de ar frio mais intensa do que as de julho, mas o frio vai ser mais duradouro. Entre o norte mineiro e grande parte do Nordeste, as temperaturas seguem acima da média.
O que substitui a carne para veganos?
Qual o prazo para substituir a ECD?
O que substitui uma hora de caminhada?
Como fazer sublimação na cor branca?
Como gerenciar as finanças da casa?
Como organizar as cédulas de dinheiro?
Como sublinhar palavras no Excel?
Como fazer um espaço para os livros?
Pode colocar glicerina no creme de hidratação?
Quais os benefícios de realizar o Controle de contas a receber?
Como organizar estoque de cozinha industrial?
Quando o TGO é considerado alto?
Como arrumar figurinhas do WhatsApp?
Como organizar o estoque de mercado?
É possível receber dois Auxílio-doença?