A epiderme é o tecido de revestimento de folhas, caule, raiz, semente, flor e fruto das plantas com crescimento primário (crescimento longitudinal). Já a periderme é um conjunto de tecidos que reveste plantas com crescimento secundário (crescimento em espessura), substituindo a epiderme.
A epiderme vegetal, por ser um tecido de revestimento, auxilia também na proteção da planta contra agentes patogênicos e danos físicos, além de apresentar funções específicas nos diferentes órgãos em que está presente. Em raízes, por exemplo, esse tecido ajuda na absorção de água e sais minerais.
O tecido meristemático secundário promove o crescimento em espessura da planta (crescimento secundário). Os tecidos meristemáticos secundários são: o câmbio e o felogênio. O câmbio origina o xilema e floema secundários. O felogênio origina o súber e a feloderme.
Características. A epiderme é um epitélio escamoso estratificado, composta de proliferação basal e diversos queratinócitos suprabasais, com seu aspecto se modificando conforme passam de uma camada celular para outra. Outras células presentes no tecido são melanócitos, células de Langerhans, e células de Merkell.
A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
23 curiosidades que você vai gostar
Epiderme – camada formada pelo epitélio pavimentoso estratificado queratinizado, originado a partir do ectoderma cutâneo (Aula 3 deste módulo). Derme – camada composta por tecido conjuntivo originado do mesoderma. Hipoderme – camada adiposa também de origem mesodérmica, que une a pele aos órgãos mais profundos.
Esse meristema forma o crescimento latitudinal, ou seja, é ele que define a largura e espessura do vegetal. Essa região é formada a partir do tecido primário, que é produto do meristema primário. Os meristemas secundários são o centro (câmbio vascular) ou periferia (felogênio) da raiz ou do caule.
à Meristemáticos: responsáveis pelo crescimento e formação dos demais tecidos da planta, formados por células pequenas e indiferenciadas. ... São três, e cada um origina um tecido permanente: protoderme – epiderme; meristema fundamental – tecidos fundamentais; e procâmbio – tecidos vasculares primários.
Assim como o xilema, é um tecido relacionado com a condução de substâncias, entretanto, ele conduz materiais orgânicos e inorgânicos em solução (seiva elaborada). O floema é um tecido complexo dotado de vários tipos celulares, como células parenquimáticas, fibras, esclereídes e células especializadas na condução.
Qual a diferença entre o Lightroom e Photoshop?
O que retrata o livro A Arte da Guerra?
Quantos ângulos têm um trapézio?
Quais são os gatilhos para enxaqueca?
Qual o limite inicial do cartão Havan?
A organização do currículo por projetos de trabalho?
Qual o sinônimo de recorrente?
Com quantos anos pode fazer cirurgia plastica?
Qual a frequência cardíaca máxima de uma pessoa de 37 anos?
Quanto tempo leva para chocar ovo de faisão?
Qual é o sotaque oficial do Brasil?
O que entende por globalização?
Quanto tempo demora um Pix internacional?