Durante uma crise de asma, ocorre o estreitamento dessas vias. Esse estreitamento bloqueia as vias aéreas, dificultando a respiração. Em casos raros e muito graves, o bloqueio impede a passagem de ar para os pulmões e, consequentemente, o oxigênio não chega aos órgãos vitais, o que pode levar à morte do paciente.
“Essa é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e se não for tratada com o devido cuidado, pode levar a óbito”, explicou a Tatiana Galvão, diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
Os fatores de risco mais frequentemente associados às crises de asma quase fatal são internações prévias por asma (principalmente se devido a uma crise grave) e o controle inadequado das crises. Entre os fatores desencadeadores podem-se citar desde infecções respiratórias a transtornos emocionais.
A asma não tem cura, uma vez que é provocada por uma alteração genética que, quando associada a alguns fatores ambientais, pode causar estreitamento das vias aéreas e desencadear sintomas como intensa dificuldade para respirar, tosse e chiado no peito.
Asma grave, ou asma grau 4, é a forma mais agressiva da doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.
33 curiosidades que você vai gostar
“Existem dois tipos de asma: a extrínseca, ou alérgica, e a intrínseca, ou não alérgica. A primeira, como o nome sugere, é provocada por alérgenos. Já a asma intrínseca é aquela de causa não induzida pela exposição de um antígeno inalado.
É considerado um paciente de asma grave aquele que necessita de altas doses de medicação de controle da asma, que utiliza o remédio de forma correta e, mesmo assim, não consegue atingir controle adequado da doença.
Infelizmente, a asma não tem cura, mas sabe-se que algumas pessoas podem passar vários anos ou até décadas sem apresentar os sintomas da doença. O mais importante é que é possível viver bem, mesmo com a doença. “Todo asmático deve ter vida normal, mesmo que para isso tenha que tomar remédios regularmente.
São elas³:Manter o ambiente limpo;Evitar o acúmulo de poeira / sujeira;Tomar sol – a vitamina D ajuda a combater doenças do sistema imunológico;Evitar contato com cheiros muito fortes;Tomar a vacina da gripe;Não fumar;Agasalhar-se, principalmente no frio;Praticar atividades físicas com regularidade;
É válido o flagrante preparado por equipe jornalística?
Quantas casas uma pessoa pode ter?
O que é um relatório na educação infantil?
Qual o objetivo da avaliação institucional na escola?
O que fazer para homenagear Iemanjá?
Quais os tipos de materiais para fazer bijuterias?
Como saber qual é o meu Preto Velho?
Quantos metros rende 25 kg de textura?
Qual é a função de um soldado?
Qual o nome da empresa que instalou o curso de quiropodia no Brasil?
Quais são os ditados populares mais conhecidos?
Quais as principais características da disortografia?
Quantas vezes a palavra Elohim aparece na Bíblia?
Quais doenças causam dores nas pernas?
Qual a diferença entre vinho tinto seco e suave?
Como é que se escreve pessoal?
Quais são as principais manifestações patológicas em alvenarias?