“A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.
Podemos dizer, em resumo, que o gelo é para os ferimentos, traumas, lesões agudas e o calor é para os músculos, contraturas e, eventualmente, lesões crônicas. QUANDO USAR O CALOR: Utilizado para lesões crônicas. Função: fazer vasodilatação, usado principalmente para os músculos.
Já a compressa quente é ideal para realizar o relaxamento muscular e articular. Pode ser usada nos casos de contraturas nas costas, dores crônicas nas articulações e em qualquer região que o paciente se sinta bem com o calor, pois além do relaxamento, promove também a diminuição da dor.
Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
A contraindicação para o seu uso é em casos de febre, pois pode elevar ainda mais a temperatura corporal. Da mesma forma que a compressa fria, a quente pode ser utilizada por cerca de 15 a 20 minutos, sempre enrolada em uma fralda ou pano fino para evitar contato direto com a pele, e assim, queimaduras.
23 curiosidades que você vai gostar
O alívio de dores gerado pela aplicação de compressa quente é resultado do aumento do fluxo sanguíneo na região, devido à dilatação dos vasos, o que relaxa os músculos. Além disso, ela pode auxiliar na melhoria de mobilidade, liberando os movimentos da região. Outro importante efeito é o relaxamento.
Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.
"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.
O frio emitido pelo gelo diminui a temperatura na área lesionada. Dessa forma, contrai os fluidos e a vasodilatação das veias e artérias, drenando o edema ou hematoma formado.
Quais são os ossos sesamóides?
Em que a tecnologia nos ajuda?
Qual o tamanho de um pulso normal?
Como saber o tamanho do útero?
Como saber o tamanho da caixa do relógio?
Como saber o diâmetro de um relógio?
O que é usado para medir a massa?
Como medir o passo de uma correia dentada?
Qual o tamanho de um galo índio gigante?
Como medir o tamanho do pulso sem fita métrica?
O que faz fidelizar o cliente nos dias de hoje?