A adrenalina é a pedra angular no tratamento da anafilaxia, e seu uso deve ser o mais rápido possível. Sabe-se que o retardo aumenta a chance de morte e/ou evoluçao para anafilaxia bifásica ou protraída, onde o risco de fatalidade é maior5.
A adrenalina deve ser administrada no músculo vasto lateral da coxa o mais precoce possível. A dose recomendada é de 0,01 mg/kg até o máximo de 0,3 mg em crianças pré-púberes e até 0,5 mg em adolescentes e adultos.
Indica-se, com ressalvas, a via inalatória quando decorrente da anafilaxia há parada cardiorrespiratória e acesso venoso não foi obtido. Nesse caso, preconiza-se a dose de adrenalina de 100 µg por kg, diluí- das em 5 mL de soro fisiológico a 0,9% via tudo orotraqueal, administradas seguidas de 5 ventilações8(D).
Administração rápida de adrenalina: em função de sua ampla atuação sobre os mecanismos fisiopatológicos da anafilaxia, a adrenalina é considerada a droga de primeira linha para seu tratamento.
Iniciar com 0,1 a 0,5 mg (da solução 1:1000), subcutânea ou intramuscular, repetindo a aplicação a cada 20 minutos ou até a cada 4 horas. Alternativamente, 0,1 a 0,25 mg, via intravenosa (utilizando solução a 1:10.000 ou ainda mais diluída), lentamente, repetindo a aplicação após 5 a 15 minutos, se necessário.
A Adrenalina, também conhecida como Epinefrina, é um hormônio liberado na corrente sanguínea que tem a função de atuar sobre o sistema cardiovascular e manter o corpo em alerta para situações de fortes emoções ou estresse como luta, fuga, excitação ou medo.
O termo anafilaxia é empregado para descrever reação imunológica, especialmente mediada por IgE. O termo anafilaxia não alérgica é usado para reação clinicamente idêntica, porém sem mecanismo imunológico envolvido. Entretanto, o diagnóstico e manejo clínico não diferem. Sintomas e Sinais de Anafilaxia:
A adrenalina é o tratamento primário inicial da anafilaxia. A seguir, definimos os critérios clínicos de anafilaxia de acordo com o relatório da AAP, enfatizando que o objetivo deste post não é o diagnóstico e o tratamento passo a passo, e sim reforçar a importância do uso da adrenalina de forma precoce na situação de anafilaxia.
Por esses motivos, não são medicações de primeira linha para o tratamento de anafilaxia. São adjuvantes no tratamento e não devem ser utilizados como única medicação. A adrenalina deve ser administrada no músculo vasto lateral da coxa o mais precoce possível.
A prevenção de recidivas de anafilaxia envolve a confirmação do gatilho, a discussão da exposição a alérgenos específicos, a imunoterapia com alérgenos e um plano de ação de emergência de anafilaxia escrito e personalizado.
Como ver as contas de água atrasada?
O que é uma sensibilidade na pele?
Como escurecer uma linha da Tabela no Word?
Como saber se sua sogra não gosta de você?
Como saber se o sinal da Net TV está bom?
Como saber se tem coluna na parede?
Como saber se tem net Claro na minha rua?
Como saber se a pessoa tem problemas emocionais?
Como saber se o lugar tem diamante?
O que fazer para passar a vontade de namorar?
Como saber se você é um bom dublador?
O que causa picada de mosquito?
Como saber se sua namorada está te traindo ou não?
Como inserir novas fontes no Photoshop Windows 10?
Como colocar duas imagens de fundo no CSS?
Como não ficar manchada de sol?
Pode passar vinagre na espinha?